|
Lição nº 1 12/09/2005 |
|
|
Apresentação. Indicação dos objectivos, conteúdos e normas de avaliação da disciplina
|
| |
|
|
Lição nº 2 19/09/2005 |
|
|
Conhecimento da escola enquanto organização de pessoas e meios através de documentos orientadores (regulamento interno, projecto educativo, plano de actividades).
Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista. |
| |
|
|
Lição nº 3 19/09/2005 |
|
|
Conclusão da aula anterior. Organograma e funcionamento geral da escola.
Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista. |
| |
|
|
Lição nº 4 26/09/2006 |
|
|
Descrição e análise de situações educativas. Reflexão em torno do conceito de educação, dos seus contextos, agentes e determinantes.
|
| |
|
|
Lição nº 5 26/09/2005 |
|
|
A educação numa perspectiva histórica. Análise e comentário de textos sobre a Educação Tradicional. Visualização de excertos do filme “O clube dos poetas mortos”.
|
| |
|
|
Lição nº 6 03/10/2005 |
|
|
Simulação pedagógica das reuniões que habitualmente decorrem no início do ano lectivo em meio escolar - Conselho pedagógico.
Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista |
| |
|
|
Lição nº 7 03/10/2005 |
|
|
Conclusão da aula anterior.
Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista. |
| |
|
|
Lição nº 8 10/10/2005 |
|
|
Outras reuniões e decisões importantes para o professor que inicía o ano na escola-importância das primeiras semanas de aulas. Actividade a desenvolver.
Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista.
|
| |
|
|
Lição nº 9 17/10/2006 |
|
|
Princípios e características da educação tradicional. Análise, simplicidade e progressividade ou como ensinar um adulto em miniatura? Autoridade e punição: aprender através do castigo?
|
| |
|
|
Lição nº 10 17/10/2005 |
|
|
A Educação Nova: análise das principais características. “Educação na vida, para a vida, pela vida”
Carbonell, J. (Ed.) (2003). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre. Artmed.
|
| |
|
|
Lição nº 11 24/11/2005 |
|
|
A Educação Moderna: a importância de fundamentação dos saberes sobre a educação.
|
| |
|
|
Lição nº 12 24/10/2006 |
|
|
As concepções educativas: exercício reflexivo com base no "Teaching perspectives inventory" de D. Pratt e J. Collins.
|
| |
|
|
Lição nº 13 31/10/2005 |
|
|
Caracterização das concepções de ensino.
|
| |
|
|
Lição nº 14 31/10/2005 |
|
|
A educação pos-moderna: as extensões actuais do conceito de educação.
|
| |
|
|
Lição nº 15 07/11/2005 |
|
|
Os pilares da educação segundo J. Delors: saber, saber fazer, saber relacionar-se e saber ser. Relato de situações educativas ilustrativas destas dimensões da educação.
Delors, J. (1996). A educação ou a utopia necessária. In Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Lisboa. ASA |
| |
|
|
Lição nº 16 07/11/2005 |
|
|
Breve evolução histórica do sistema educativo português.
|
| |
|
|
Lição nº 17 14/11/2006 |
|
|
A Lei de Bases do sistema educativo, Lei 46/ 86, e a reforma curricular que lhe esteve associada. |
| |
|
|
Lição nº 18 14/11/2005 |
|
|
Um projecto educativo inovador: a Escola da Ponte
Alves, R. (2002). A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Lisboa. Asa
|
| |
|
|
Lição nº 19 21/11/2005 |
|
|
Métodos de estudo - dos aspectos psicológicos às competências e estratégias pessoais de aprendizagem.
Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista. |
| |
|
|
Lição nº 20 21/11/2005 |
|
|
Exercícios lúdicos sobre alguns dos aspectos abordados na aula anterior - estilos preferenciais de aprendizagem. A importância da diversificação de estratégias na sala de aula.
|
| |
|
|
Lição nº 21 28/11/2005 |
|
|
As principais características da reorganização curricular do ensino básico.
|
| |
|
|
Lição nº 22 28/11/2005 |
|
|
O conceito de competência. Competências gerais e transversais da reorganização curricular do ensino básico.
|
| |
|
|
Lição nº 23 05/12/2006 |
|
|
Áreas curriculares não disciplinares: formação cívica, estudo acompanhado e área projecto.
|
| |
|
|
Lição nº 24 05/12/2005 |
|
|
Projectos e programas de desenvolvimento pessoal e social em contexto escolar. |
| |
|
|
Lição nº 25 12/12/2005 |
|
|
As principais características da reforma do ensino secundário.
|
| |
|
|
Lição nº 26 12/12/2006 |
|
|
Insucesso escolar: características e factores.
|
| |
|
|
Lição nº 27 19/12/2005 |
|
|
O insucesso escolar numa perspectiva de desenvolvimento: a especificidade do fenómeno na adolescência. Reflexão em torno dos objectivos da disciplina. |
| |
|
O Professor, Maria Piedade Vaz
|