Lição nº 1
12/09/2005
 
Apresentação.
Indicação dos objectivos, conteúdos e normas de avaliação da disciplina

      Lição nº 2
19/09/2005
 
Conhecimento da escola enquanto organização de pessoas e meios através de documentos orientadores (regulamento interno, projecto educativo, plano de actividades).

Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista.

      Lição nº 3
19/09/2005
 
Conclusão da aula anterior. Organograma e funcionamento geral da escola.

Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista.

      Lição nº 4
26/09/2006
 
Descrição e análise de situações educativas.
Reflexão em torno do conceito de educação, dos seus contextos, agentes e determinantes.

      Lição nº 5
26/09/2005
 
A educação numa perspectiva histórica.
Análise e comentário de textos sobre a Educação Tradicional.
Visualização de excertos do filme “O clube dos poetas mortos”.

      Lição nº 6
03/10/2005
 
Simulação pedagógica das reuniões que habitualmente decorrem no início do ano lectivo em meio escolar - Conselho pedagógico.

Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista

      Lição nº 7
03/10/2005
 
Conclusão da aula anterior.

Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista.

      Lição nº 8
10/10/2005
 
Outras reuniões e decisões importantes para o professor que inicía o ano na escola-importância das primeiras semanas de aulas. Actividade a desenvolver.

Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista.


      Lição nº 9
17/10/2006
 
Princípios e características da educação tradicional.
Análise, simplicidade e progressividade ou como ensinar um adulto em miniatura?
Autoridade e punição: aprender através do castigo?



      Lição nº 10
17/10/2005
 
A Educação Nova: análise das principais características.
“Educação na vida, para a vida, pela vida”

Carbonell, J. (Ed.) (2003). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre. Artmed.


      Lição nº 11
24/11/2005
 
A Educação Moderna: a importância de fundamentação dos saberes sobre a educação.




      Lição nº 12
24/10/2006
 
As concepções educativas: exercício reflexivo com base no "Teaching perspectives inventory" de D. Pratt e J. Collins.


      Lição nº 13
31/10/2005
 
Caracterização das concepções de ensino.


      Lição nº 14
31/10/2005
 
A educação pos-moderna: as extensões actuais do conceito de educação.






      Lição nº 15
07/11/2005
 
Os pilares da educação segundo J. Delors: saber, saber fazer, saber relacionar-se e saber ser.
Relato de situações educativas ilustrativas destas dimensões da educação.

Delors, J. (1996). A educação ou a utopia necessária. In Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Lisboa. ASA

      Lição nº 16
07/11/2005
 
Breve evolução histórica do sistema educativo português.


      Lição nº 17
14/11/2006
 
A Lei de Bases do sistema educativo, Lei 46/ 86, e a reforma curricular que lhe esteve associada.

      Lição nº 18
14/11/2005
 
Um projecto educativo inovador: a Escola da Ponte

Alves, R. (2002). A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Lisboa. Asa

      Lição nº 19
21/11/2005
 
Métodos de estudo - dos aspectos psicológicos às competências e estratégias pessoais de aprendizagem.

Aula dinamizada pela Dra. Cristina Baptista.

      Lição nº 20
21/11/2005
 
Exercícios lúdicos sobre alguns dos aspectos abordados na aula anterior - estilos preferenciais de aprendizagem.
A importância da diversificação de estratégias na sala de aula.

      Lição nº 21
28/11/2005
 
As principais características da reorganização curricular do ensino básico.




      Lição nº 22
28/11/2005
 
O conceito de competência. Competências gerais e transversais da reorganização curricular do ensino básico.


      Lição nº 23
05/12/2006
 
Áreas curriculares não disciplinares: formação cívica, estudo acompanhado e área projecto.


      Lição nº 24
05/12/2005
 
Projectos e programas de desenvolvimento pessoal e social em contexto escolar.

      Lição nº 25
12/12/2005
 
As principais características da reforma do ensino secundário.


      Lição nº 26
12/12/2006
 
Insucesso escolar: características e factores.



      Lição nº 27
19/12/2005
 
O insucesso escolar numa perspectiva de desenvolvimento: a especificidade do fenómeno na adolescência.
Reflexão em torno dos objectivos da disciplina.


O Professor,
Maria Piedade Vaz