Lição nº 1
12/09/2005
 
Apresentação. A disciplina de Psicologia da Adolescência no contexto da formação psicopedagógica de professores e a especificidade desta na formação para a docência. Definição dos objectivos, conteúdos e estratégias da disciplina.

      Lição nº 2
16/09/2005
 
Reflexão sobre a importância do estudo do desenvolvimento humano, com base na relação entre desenvolvimento e aprendizagem e suas repercussões no processo de ensino.

      Lição nº 3
19/09/2005
 
I - O desenvolvimento humano
1. A concepção actual de desenvolvimento humano
1.1. O desenvolvimento humano na perspectiva da Life Span
1.2. Princípios fundamentais do desenvolvimento
1.3. O desenvolvimento humano como um fenómeno biopsicosocial

      Lição nº 4
21/09/2005
 
I - O desenvolvimento humano
2. Os factores de desenvolvimento humano e as grandes correntes explicativas
2.1. Factores endógenos vs factores exógenos ou hereditariedade vs meio
2.2. As correntes no estudo do desenvolvimento humano

      Lição nº 5
26/09/2005
 
I - O desenvolvimento humano
3. O conceito de tarefas de desenvolvimento
3.1. Definição e enquadramento
3.2. Fontes das tarefas de desenvolvimento e momentos educáveis
3.3. Tipos de tarefas de desenvolvimento
3.4. Implicações educativas do conceito de tarefas de desenvolvimento

      Lição nº 6
30/09/2005
 
I - O desenvolvimento humano
4. As fases do desenvolvimento humano
4.1. O estudo do desenvolvimento humano por fases
4.2. As principais fases do desenvolvimento humano

      Lição nº 7
03/10/2005
 
I - O desenvolvimento humano
4.3. Síntese das principais fases do desenvolvimento até à adolescência
4.3.1. O período pré-natal e o nascimento
4.3.2. 1ª infância

      Lição nº 8
07/10/2005
 
I - O desenvolvimento humano
4.3. Síntese das principais fases do desenvolvimento até à adolescência
4.3.3. 2ª infância
4.3.4. 3ª infância

      Lição nº 9
10/10/2005
 
I - O desenvolvimento humano
4.4. O desertismo escolar: as dificuldades escolares relacionadas com a história pessoal do indivíduo
4.5. A transição para a adolescência

      Lição nº 10
14/10/2005
 
Participação no Colóquio Gestão e Autonomia das Escolas, na FPCEUC

      Lição nº 11
17/10/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
1. O problema da definição e da delimitação da adolescência
Visionamento de excertos de um filme ilustrando esta problemática

      Lição nº 12
21/10/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
2. A perspectiva actual da adolescência
2.1. Fase inicial, fase intermédia e fase final da adolescência
2.2. As zonas de desenvolvimento e as principais tarefas de desenvolvimento

      Lição nº 13
24/10/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
2.3. A teoria focal de Coleman e o conceito de crise da adolescência

      Lição nº 14
28/10/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
3. O desenvolvimento orgânico
3.1. O desenvolvimento pubertário e as suas repercussões

      Lição nº 15
31/10/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
3.2. O desenvolvimento psicossexual e a educação sexual

      Lição nº 16
04/11/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
3.2. O desenvolvimento psicossexual e a educação sexual (cont.)

      Lição nº 17
07/11/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
4. O desenvolvimento cognitivo
4.1. As modificações ao nível do pensamento e os seus efeitos

      Lição nº 18
11/11/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
4.2. Factores de variação intra e interindividual: o papel da Escola

      Lição nº 19
14/11/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas
4.3.1. A teoria de J. Piaget

      Lição nº 20
21/11/2005
 
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas
4.3.2. A teoria de J. Bruner

      Lição nº 21
25/11/2005
 
Visita de Estudo à Escola da Ponte – EB de Vila das Aves

      Lição nº 22
28/11/2005
 
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas
4.3.3. A teoria de L. Vygotsky

      Lição nº 23
05/12/2005
 
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas
Síntese comparativa das várias teorias

      Lição nº 24
12/12/2005
 
II - O desenvolvimento na adolescência
5. O desenvolvimento moral
5.1. Os níveis de juízo moral segundo Kohlberg
5.2. O desenvolvimento dos valores e a educação moral

      Lição nº 25
16/12/2005
 
6. O desenvolvimento social
6.1. A evolução da socialização na adolescência
6.2. Determinantes psicossociológicas da adolescência: o estudo de B. Zazzo

      Lição nº 26
19/12/2005
 
7. O desenvolvimento da identidade
7.1. A evolução do eu ideal na adolescência: os estudos de Lutte
7.2. A construção da identidade: a teoria de Erikson e os estudos de Marcia


O Professor,
Maria Augusta Nascimento