|
Lição nº 1 12/09/2005 |
|
|
Apresentação. A disciplina de Psicologia da Adolescência no contexto da formação psicopedagógica de professores e a especificidade desta na formação para a docência. Definição dos objectivos, conteúdos e estratégias da disciplina. |
| |
|
|
Lição nº 2 16/09/2005 |
|
|
Reflexão sobre a importância do estudo do desenvolvimento humano, com base na relação entre desenvolvimento e aprendizagem e suas repercussões no processo de ensino. |
| |
|
|
Lição nº 3 19/09/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 1. A concepção actual de desenvolvimento humano 1.1. O desenvolvimento humano na perspectiva da Life Span 1.2. Princípios fundamentais do desenvolvimento 1.3. O desenvolvimento humano como um fenómeno biopsicosocial
|
| |
|
|
Lição nº 4 21/09/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 2. Os factores de desenvolvimento humano e as grandes correntes explicativas 2.1. Factores endógenos vs factores exógenos ou hereditariedade vs meio 2.2. As correntes no estudo do desenvolvimento humano
|
| |
|
|
Lição nº 5 26/09/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 3. O conceito de tarefas de desenvolvimento 3.1. Definição e enquadramento 3.2. Fontes das tarefas de desenvolvimento e momentos educáveis 3.3. Tipos de tarefas de desenvolvimento 3.4. Implicações educativas do conceito de tarefas de desenvolvimento
|
| |
|
|
Lição nº 6 30/09/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 4. As fases do desenvolvimento humano 4.1. O estudo do desenvolvimento humano por fases 4.2. As principais fases do desenvolvimento humano
|
| |
|
|
Lição nº 7 03/10/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 4.3. Síntese das principais fases do desenvolvimento até à adolescência 4.3.1. O período pré-natal e o nascimento 4.3.2. 1ª infância
|
| |
|
|
Lição nº 8 07/10/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 4.3. Síntese das principais fases do desenvolvimento até à adolescência 4.3.3. 2ª infância 4.3.4. 3ª infância
|
| |
|
|
Lição nº 9 10/10/2005 |
|
|
I - O desenvolvimento humano 4.4. O desertismo escolar: as dificuldades escolares relacionadas com a história pessoal do indivíduo 4.5. A transição para a adolescência
|
| |
|
|
Lição nº 10 14/10/2005 |
|
|
Participação no Colóquio Gestão e Autonomia das Escolas, na FPCEUC |
| |
|
|
Lição nº 11 17/10/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 1. O problema da definição e da delimitação da adolescência Visionamento de excertos de um filme ilustrando esta problemática
|
| |
|
|
Lição nº 12 21/10/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 2. A perspectiva actual da adolescência 2.1. Fase inicial, fase intermédia e fase final da adolescência 2.2. As zonas de desenvolvimento e as principais tarefas de desenvolvimento
|
| |
|
|
Lição nº 13 24/10/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 2.3. A teoria focal de Coleman e o conceito de crise da adolescência
|
| |
|
|
Lição nº 14 28/10/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 3. O desenvolvimento orgânico 3.1. O desenvolvimento pubertário e as suas repercussões
|
| |
|
|
Lição nº 15 31/10/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 3.2. O desenvolvimento psicossexual e a educação sexual
|
| |
|
|
Lição nº 16 04/11/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 3.2. O desenvolvimento psicossexual e a educação sexual (cont.)
|
| |
|
|
Lição nº 17 07/11/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 4. O desenvolvimento cognitivo 4.1. As modificações ao nível do pensamento e os seus efeitos
|
| |
|
|
Lição nº 18 11/11/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 4.2. Factores de variação intra e interindividual: o papel da Escola
|
| |
|
|
Lição nº 19 14/11/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas 4.3.1. A teoria de J. Piaget
|
| |
|
|
Lição nº 20 21/11/2005 |
|
|
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas 4.3.2. A teoria de J. Bruner
|
| |
|
|
Lição nº 21 25/11/2005 |
|
|
Visita de Estudo à Escola da Ponte – EB de Vila das Aves |
| |
|
|
Lição nº 22 28/11/2005 |
|
|
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas 4.3.3. A teoria de L. Vygotsky
|
| |
|
|
Lição nº 23 05/12/2005 |
|
|
4.3. Cognição e escola: implicações educacionais das principais teorias cognitivistas Síntese comparativa das várias teorias
|
| |
|
|
Lição nº 24 12/12/2005 |
|
|
II - O desenvolvimento na adolescência 5. O desenvolvimento moral 5.1. Os níveis de juízo moral segundo Kohlberg 5.2. O desenvolvimento dos valores e a educação moral
|
| |
|
|
Lição nº 25 16/12/2005 |
|
|
6. O desenvolvimento social 6.1. A evolução da socialização na adolescência 6.2. Determinantes psicossociológicas da adolescência: o estudo de B. Zazzo
|
| |
|
|
Lição nº 26 19/12/2005 |
|
|
7. O desenvolvimento da identidade 7.1. A evolução do eu ideal na adolescência: os estudos de Lutte 7.2. A construção da identidade: a teoria de Erikson e os estudos de Marcia
|
| |
|
O Professor, Maria Augusta Nascimento
|