Optimização Numérica

Ano Lectivo 2011/12

1º Semestre
Mestrado em Matemática
Áreas de Especialização em Análise Aplicada e Matemática Computacional e Estatística, Optimização e Matemática Financeira

| Novidades | Docente | Horário de Aulas | Programa | Bibliografia | Avaliação | Sumários (ver nonio) |


Novidades

Anunciar-se-ão aqui assuntos de última-hora da disciplina.

Docente

Luís Nunes Vicente
Gabinete 5.12, Departamento de Matemática da FCTUC
Horário de Atendimento: Quartas (9h00-12h00)


Horário de Aulas

Programa

(1) Métodos numéricos para optimização não linear sem restrições (métodos de procura directa; métodos de procura unidireccional; método da descida máxima; método de Newton modificado; métodos de região de confiança; propriedades globais e globais-locais dos diversos métodos).
(2) Teoria da optimização não linear com restrições (qualificação de restrições; condições necessárias e suficientes; teoria da dualidade). Os casos particulares da programação linear e da programação quadrática.
(3) Métodos numéricos para optimização não linear com restrições (método da penalização quadrática, método do Lagrangeano aumentado, método da programação quadrática sequencial e funções mérito; método de pontos interiores).

São recomendáveis conhecimentos básicos de cálculo diferencial e integral, álgebra linear e análise numérica.

Bibliografia

Livro Escolhido

Outros Livros

Avaliação

Existirá uma componente de avaliação contínua que consistirá na resolução de quatro conjuntos de exercícios em regime de trabalho para casa (50% da classificação) e duas frequências na sala de aulas (os restantes 50%).

As frequências decorrerão nos dias 14 de Outubro e 29 de Novembro, nos horários das respectivas aulas, na Sala 2.5-DM.

A classificação obtida por este processo só será garantida como mínima num dos exames (normal ou recurso).

O exame da época normal realiza-se no dia 12 de Janeiro às 14h30 e o exame da época de recurso realiza-se no dia 1 de Fevereiro às 14h30.

Existirá, ainda, defesa de nota, através de prova complementar, para os estudantes que obtenham uma classificação provisória superior a 17.