____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                        A origem deste jogo é desconhecida. É um dos jogos da família mancala com mais regras e mais difícil de jogar.


 



Material:

       =>  64 sementes ou pedras ou objetos pequenos;

       =>   Tabuleiro com 32 buracos (como no esquema seguinte), divididos em quatro filas de oito casas. Um jogador controla linha A e B outro jogador controla as C e D.

                                                   

                             

Objetivo do jogo:

  =>   Capturar todas as sementes do adversário ou fazer com que a linha central do adversário não tenha sementes.

            

             Regras:

          O jogo começa com 6 sementes em nyumba, duas em B6, duas em B7 (kimbi direita) e cada jogador fica com vinte e duas sementes para semear (primeira fase do jogo, NUAMA);

          Na fase NUAMA, para semear o jogador coloca uma semente numa casa com sementes na linha central B e pode escolher o sentido do movimento:

          =>  De seguida recolhe as sementes dessa casa e semeias, uma a uma, no sentido escolhido. Caso o semear termine novamente numa casa com sementes, o jogador continua o mesmo processo. Se o semear terminar numa casa sem sementes, é a vez do adversário jogar

             =>  Se a última semente cair  numa casa da linha central com sementes  e na casa contrária haja sementes, estas são capturadas e jogadas a partir da casa kichwa do movimento escolhido.




 

 

 



            Exemplo

            O jogador Sul semeou na casa B6 e quer mover-se para a esquerda. Como na casa C6 existem sementes, estão estas são capturadas e jogadas a partir da kichwa esquerda no sentido dos ponteiros do relógio.

REPARE QUE O JOGADOR COLOCOU UMA SEMENTE NUMA CASA COM SEMENTES, ASIGADO A SEMEAR.  A FIGURA SEGUINTE ILUSTRA O RESULTADO DE VÁRIOS SEMEARES

Um jogador é sempre obrigado a capturar e existem múltiplas capturas. Deste modo, no exemplo anterior o jogador nunca pode jogar em B8 pois tem sementes adversárias a capturar em B3 e B6, e como o jogador Sul terminou de semear numa casa com sementes suas (B3) e sementes na casa contrária (C3), pode capturar as sementes em C3 e continuar a semear no sentido do movimento previamente escolhido, obtendo a figura seguinte:

 

REPARE QUE O JOGADOR COLOCOU UMA SEMENTE NUMA CASA COM SEMENTES, ASSIM É OBRIGADO A SEMEAR.  A FIGURA SEGUINTE ILUSTRA O RESULTADO DE VÁRIOS SEMEARES:

=> O sentido do movimento do jogo pode não ser uma opção para o jogador quando este captura as sementes do adversário nas suas casas kimbi ou kichwa, ou seja, se o jogador Sul colocar uma semente em B7 (kimbi direita) e nesta casa haja uma semente sua e na casa contrária (C7) haja sementes, então a captura é realizada e semeada na kichwa direita (B8) no sentido anti-horário. Se o jogador capturou na kimbi esquerda (B2), tem de semear a partir da kichwa esquerda (B1) no sentido horário.

=> Se o jogador terminar de semear na casa nyumba, esta tenha 6 sementes, não haja capturas para realizar e haja mais casas centrais com sementes, o jogador apenas retira duas sementes dessa casa especial para voltar a semear.

=>  Se o jogador começou semeou sem capturar e esse semear originar em mais semeares, não pode capturar sementes adversárias. O jogador apenas está a reorganizar o seu jogo.

 

Segunda fase de jogo MTAJI. Nesta fase, todas as sementes estão no tabuleiro.

 

=> Para semear, o jogador escolhe uma casa com sementes, retira-as e semeias, uma a uma, num qualquer sentido, exceto se este semear ocorreu de uma captura numa kimbi ou  kichwa;

=> Continua a ser obrigatório capturar as sementes do adversário.