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Jogo criado em 1940 por William Julius.



Material:

  =>   36/ 48 sementes ou pedras ou objetos pequenos; 

  =>   Tabuleiro com 14 buracos (como o esquema seguinte),

         cujos buracos das extremidades são designados por kalah ou depósitos.

 

                             

Objetivo do jogo:

  =>   O primeiro a obter 19 / 25 sementes ganha.

            

             Regras:

·        O jogo começa com 3 ou 4 sementes em todas as casas, exceto nos Kalah;

·     Cada jogador controla as 6 casas do seu lado e a pontuação corresponde ao número de sementes que tem no seu Kalah (o mais à direita);

·     Os jogadores jogam alternadamente. Uma jogada consiste em escolher uma casa com pelo menos uma semente, de seguida o jogador retira todas as sementes dessa casa e vai semeá-las, uma a uma, no sentido anti-horário, inclusive no seu Kalah (não pode colocar no Kalah do adversário).

 Se o jogador escolheu a sua casa mais à direita, a primeira casa que recebe uma semente é a casa e a casa seguinte a receber uma semente é a do adversário.

·      Se ao semear a última semente do jogador cair no seu Kalah, este pode jogar novamente. Caso a última semente calhe numa casa sem sementes e na casa contrária haja sementes (a do adversário), estas vão ser capturadas e colocadas no Kalah juntamente com a semente que as capturou;

·      Se um dos jogadores não tiver sementes para semear o jogo termina e ganha aquele que tenha acumulado mais sementes;

·      O jogo pode terminar em empate.