Trabalhos Propostos para Avaliação 


1º Trabalho

Após Inscrição nas seguintes listas de discussão: Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port. Escolha duas mensagens de duas das listas (uma de cada lista) que seja interessantes, e que justifique a utilização deste meio de informação. Exploração do tema ou das páginas indicadas nessas mensagens, e registar a escolha efetuada, justificando o interesse pedagógico dos assuntos debatidos.
Trabalho 1


2º Trabalho

       Trabalho em Geogebra sobre um resultado de Geometria Euclidiana à escolha, com as seguintes caraterísticas:

          a) deve ser interativo, contendo pelo menos um seletor móvel;

          b) deve conter dentro do trabalho o enunciado do resultado;

         O ficheiro para avaliação foi produzido, utilizando o Geo gebra, (apresentação do trabalho infra, pela colocação de apliquetas Geo gebra)  e inserido na plataforma do aluno, InforEstudante.
       
         Trabalho 2




3º Trabalho
 Criação de uma página web com a resolução de uma questão de um exame de 12º ano, escolhida pelo professor para cada aluno, que inclua fórmulas matemáticas e pelo menos um gráfico.
A questão a resolver por cada aluno será colocada no Inforestudante, na área "Diário".
Na resposta cada aluno deve discutir em detalhe as várias alternativas do enunciado, recorrendo a contraexemplos sempre que adequado.
A página desenvolvida para este terceiro trabalho foi referenciada com uma ligação na página do aluno.

Trabalho 3-Questão n.º 4, Prova Escrita Matemática A, 12.º Ano

Apresentação :

Ver Prova: Aqui

Resolução:

Antes de apresentar a resolução propriamente dita, há que fazer uma abordagem ao Teorema de Bolzano, para perceber a resolução do problema.

Teorema de Bolzano ou Teorema do valor intermédio:

Se $f$ é contínua no intervalo $[a,b]$ então para todo $z \in ]f(a),f(b)[$ exite $c \in ]a,b[$ tal que $ f(c)=z$


Notas a considerar:

        I.            O Teorema de Bolzano só pode ser aplicado a funções contínuas no intervalo considerado.

      II.            O Teorema de Bolzano apenas permite concluir a existência de solução, nunca permite concluir que essa solução não exista (há um corolário que permite concluir que não existe).

    III.            Ao serem verificadas as condições do Teorema de Bolzano podemos concluir que existe pelo menos uma solução, podendo essa solução ser única ou não.

 

Corolário do T. Bolzano (um dos corolários)

·         se $f$ é continua num intervalo (fechado) [a,b] e $f(a)\times f(b)<0$ então $f$ tem pelo menos  um zero em ]a,b[ (intervalo aberto).

 

Resolução da questão nº4:

Sendo a função $f(x)$ uma função contínua de domínio $[0,+\infty[$, definida por ramos.

Para o estudo da função $f(x)$ deve-se estudar o comportamento nos intervalos propostos, para garantir a aplicação do teorema de Bolzano se verifique, em qual dos intervalos garante a existência de pelo menos um zero da função $f(x)$ definida.

·    Avaliar cada uma das opções propostas e resolver:

(A) ]0,1[

-O estudo da função $f(x)$, neste intervalo, garante a existência de zeros ?

-A função $f(x)$ é continua no intervalo, pois a diferença entre uma exponencial (função continua em $R$), e uma constante.

-Verificando as imagens nos extremos do intervalo:

$f(0)=2^0-9=1-9=-8<0$

$f(1)=2^1-9=2-9=-7<0$


Pelas condições do corolário de Bolzano não se verifica $f(0)\times f(1)<0$, pelo que não se pode concluir acerca da existência de zeros no intervalo $]0,1[$.

 

Graficamente:   




(B) ]1,4[ 

 -A função $f(x)$ é igualmente contínua.

-Verificando as imagens de $f(x)$:

 

$f(1)=2^1-9=2-9=-7$

$f(4)=2^4-9=16-9=7$

Pelo Corolário do T. de Bolzano, podemos afirmar que existe $c\in ]1,4[$ tal que $f(c)=0$, pois  $f(1)\times f(4)<0$.

 

 

Graficamente:

 


 

(C) ]4,6[

 

Neste caso a função não é contínua no intervalo considerado, pois o limite da função no ponto x=5 não existe.

Não se pode aplicar o Teorema de Bolzano.


Graficamente os dois gráficos da função $f(x)$, observa-se que em $(x=5)$, o gráfico se encontra desfasado.

 

 

 (D) ]6,7[


-O estudo da função $f(x)$, neste intervalo, garante a existência de zeros ?


- $f(x)$ é continua no intervalo, pois é a diferença entre duas funções continuas é uma função continua.

- Verificando as imagens nos extremos do intervalo:

f(6)=   1-1^6/6  <0

f(7)=   1-1^7/7   <0

Nass condições do corolário não se verificam ($f (6) \times f(7)>0$) , pelo que nada se pode concluir, acerca deste intervalo.

·         A opção correcta será o intervalo $(B)$.



4ºTrabalho

      Escolher um sólido arquimediano. Colher informações sobre o sólido e sobre o seu dual na Wikipedia.
      Escrever um pequeno texto, ilustrado com 4 imagens ilustradas produzidas utilizando o software POLY.
      
      Informação sobre o dual na Wikipédia.
      O trabalho foi carregado na página do aluno, InforEstudante

      Trabalho 4 : O solido escolhido foi Rombicosidodecaedro.



5ºTrabalho

Como último trabalho, será a elaboração de todo o trabalho efetuado ao longo de 2º semestre, do 1º Ano do Curso de Mestrado em Ensino, na disciplina de Meio Computacionais no Ensino.
   
Elaboração de uma página pessoal que contenha todos os trabalhos realizados nas aulas, onde deverá estar inserido os 4 trabalhos obrigatórios realizados na disciplina, assim como algumas ligações para páginas discutidas nas aulas.

   Trabalho 5




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