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TRAJETÓRIA ACADÊMICA


    Primogênito de uma família de dois filhos. Nasci no dia 22 de Dezembro de 1991 ás 07h15min da manhã, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG) no Hospital e Maternidade Assistência Médica Hospitalar.

    Filho de Wander Luiz Lima e Maiby Regina Corrêa Oliveira Lima fui criado e educado na cidade de Contagem-MG, região metropolitana de Belo Horizonte. Meu pai bancário e minha mãe “do lar” sempre se preocuparam com o que se diz respeito à educação, honestidade, simplicidade e fé, valores estes que eles acreditam que todo ser humano precisa ter. Ao completar um ano dois meses e dezenove dias, minha irmã Meiby Jeanine Martins Lima nasceu. Aos seis anos comecei a estudar na Escola Municipal José Lucas Filho, na qual se localizava a aproximadamente um quilometro da minha casa. Tendo começado e terminado meu ensino fundamental nesta mesma escola fui eleito aluno destaque em diversas áreas por alguns anos. Sempre gostei de estudar e ajudar meus colegas de turma sobre dúvidas que eles tinham da matéria “exposta” pelo professor.
 
    Aos 15 anos ingresso em uma das mais concorridas escolas de Ensino Médio de caráter público de Contagem, a Fundação de Ensino de Contagem - Campus Hibisco (FUNEC/Hibisco), a qual estudei por dois anos. Em seguida, minha família, mudou-se para Ribeirão das Neves, também região metropolitana de Belo Horizonte, sendo assim, troco de escola e concluo meu Ensino Médio na Escola Estadual Cidade dos Meninos, localizada a quatro quilômetros da atual morada do meu pai.

    Percebo que a vontade de ser professor sempre prevaleceu nos meus pensamentos e nas minhas atitudes desde muito cedo, perpassando pelo ensino fundamental, médio e nos dias de hoje. Mas, como é uma profissão vista muitas vezes pela sociedade como desvalorizada e desafiante, principalmente por querer ensinar Matemática, a dúvida de qual curso universitário veio à tona.

    Em virtude da dúvida, lá fui prestar vestibular para Ciências Contábeis. Fui à primeira semana de aula, mas logo no início senti uma sensação desconfortável de estar em um ambiente e estudando assuntos que de fato não me interessavam, foi este sentimento de desconforto de não estar na profissão certa, que produziu em mim uma sensação de desajustamento profissional.

    Após alguns meses, numa mostra de profissões da Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG) que redescobri que meu sonho e meu futuro eram mesmo ser professor de Matemática. Neste mesmo ano, ingresso na Faculdade Particular Pedro II, no curso de Matemática/licenciatura em Belo Horizonte. Cursei dois períodos onde me apaixonei pelo curso, mas algo ainda parecia não estar encaixado. A Faculdade me ensinava conteúdos específicos da Matemática (Pura, Aplicada, Estatística), mas e a Educação Matemática?

    Sendo assim, em 2014 prestei o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) para conseguir estudar numa instituição federal de qualidade na tentativa de suprir essas minhas indagações. Em 2015, entrei na Faculdade Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), hoje denominado de Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU). Na busca pelo meu sonho, deixei minha família em Belo Horizonte, pedi demissão na referida escola que lecionei durante oito meses e vim para Ituiutaba, Minas Gerais. Fui bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) / Subprojeto Matemática, no período de Junho/2015 à Agosto/2016. Este projeto é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

    Além disso, fui ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática Pontal (Setembro/2016 à Julho/2018) cujo propósito geral é o é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do Brasil orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

    Vale destacar que no período destes dois projetos, de janeiro de 2016 a dezembro de 2016, integrei no Centro Acadêmico da Matemática (CAMAT) da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (Facip/UFU) exercendo o cargo de Coordenador Geral do CAMAT e atuando em projetos de representação discente e extensão universitária, tais como o planejamento e organização da I Semana das Licenciaturas do Pontal (Semalip), cujo tema central foi a Docência: a importância da formação e os desafios de ser professor que tem como principal objetivo o debate a respeito da formação de professores na Facip/UFU, unidade acadêmica que concentra sete (sete) cursos de licenciatura.

    Atualmente bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) em Portugal pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), no período de Agosto/2018 à Agosto/2019, este programa resultou de uma iniciativa da CAPES e da Universidade de Coimbra, que visa à melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. Hoje sinto imensa gratidão, pois estou realizando o maior sonho de toda a minha vida: tornar-me um possível educador matemático.