Sessão de chat do dia 19 de Fevereiro de 2003, com o Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, via servidor da Associação Prof2000, (irc.prof2000.pt).

 
 

Session Start: Wed Feb 19 21:28:31 2003

Session Ident: #mt

[21:28] * Now talqueing in #mt

[21:28] * Topic is Associação de Professores de Matemática

[21:28] * Set by prof2000 on Tue Feb 18 12:40:06

[21:30] * Retrieving #mt info...

[21:31] * Ricardo has joined #mt

[21:42] * Ricardo has quit IRC (QUIT: _)

[21:43] * Fernando_Rocha has joined #mt

[21:43] [Fernando_Rocha] boas

[21:47] * Marilu has joined #mt

[21:49] * Jose_Maria has joined #mt

[21:49] [Jose_Maria] Boa noite a todos

[21:50] [Joaquim_Pinto] Boa noite!

[21:50] [Jose_Maria] Olá Joaquim Pinto

[21:50] [Fernando_Rocha] boa noite

[21:50] [Jose_Maria] Está tudo bem?

[21:50] [Jose_Maria] Esperando pela hora...

[21:50] * rogerio-c has joined #mt

[21:51] [rogerio-c] Boa noite

[21:51] [Joaquim_Pinto] abrindo o apetite!

[21:51] * Albino has joined #mt

[21:51] [Albino] Boa noite

[21:52] * JSalgueiro has joined #mt

[21:53] [Fernando_Rocha] de que vamos falar hoje?

[21:53] [Joaquim_Pinto] Estudar matemática. Porquê?

[21:54] [Jose_Maria] Sim. Porque será que se estuda Matemática?

[21:55] * Raul has joined #mt

[21:56] [Albino] Raul, olá!

[21:56] [Raul] Olá Albino!!!!!!!!!!

[21:58] [Jose_Maria] Raul és o Aparício?

[21:58] * Joao_Torres has joined #mt

[21:58] * manuel_cp has joined #mt

[21:58] * Bartolomeu has joined #mt

[21:58] [Raul] Sou Zé Maria, Já percebi quem és também!

[21:58] [Jose_Maria] Sê bem aparecido

[21:58] [Jose_Maria] Cá estamos nesta cruzada

[21:59] [Raul] Como sempre estivemos

[21:59] [Fernando_Rocha] este canal tem quanto tempo?

[22:00] [Joaquim_Pinto] esta é a segunda sessão!

[22:00] * Ana_Ferreira has quit IRC (QUIT: _)

[22:00] * JaimeCSilva has joined #mt

[22:00] [Joaquim_Pinto] podem ver o que se passou na 1ª em www.prof2000.pt

[22:01] [Joaquim_Pinto] http://www.prof2000.pt/chat_13_fev.htm

[22:01] * jsoares has joined #mt

[22:01] [JaimeCSilva] Boa noite a todos

[22:02] [jsoares] Olá, Boa noite!  Bem-vindos à sala #mt. Espero que dêem por bem empregue este espaço de conversa dedicada  ao tema "Estudar Matemática. Porquê?"

[22:02] [Albino] boa noite JaimeCSilva

[22:02] [rogerio-c] Olá Jaime

[22:02] [JaimeCSilva] Vamos então discutir para que ensina Matemática?

[22:02] [Raul] Boa noite a todos

[22:02] * jc has joined #mt

[22:02] [JaimeCSilva] Porquê e Para quê...

[22:03] * _ct_ sets mode: +o jsoares

[22:03] [Albino] é um modo de vida....

[22:04] [JaimeCSilva] Afinal, tem sentido ensinar matemática, hoje, para todos os alunos quase até ao final de todas as licenciaturas?

[22:04] * manuelapires has joined #mt

[22:04] [Albino] oque  oque  oque----

[22:05] [JaimeCSilva] No século XIX o latim era a pedra de toque de qualquer aprendizagem, a disciplina indispensável par se entrar na universidade. Além de ser uma língua erudita, era considerada a ferramenta indispensável para treinar a mente!

[22:05] * Ricardo has joined #mt

[22:05] [JaimeCSilva] Será a Matemática o Latim do século XXI?

[22:06] * JPMatias has joined #mt

[22:06] * Raul_Pereira has joined #mt

[22:07] [Raul_Pereira ] isto tudo professores?

[22:07] * clopes has joined #mt

[22:07] [Jose_Maria] Mas o Latim é uma língua "morta" e a Matemátia está bem viva

[22:07] [JaimeCSilva] No século XIX o latim era a pedra de toque de qualquer aprendizagem, a disciplina indispensável para se entrar na universidade. Além de ser uma língua erudita, era considerada a ferramenta indispensável para treinar a mente!

[22:07] [Raul_Pereira] sempre

[22:08] [JaimeCSilva] Será a Matemática o Latim do século XXI?

[22:08] [Joaquim_Pinto] Não!

[22:08] [Raul_Pereira] ou talvez não

[22:08] [JaimeCSilva] Porquê?

[22:08] [Albino] Jose_Maria, É-o agora......mas não era....

[22:08] [Joaquim_Pinto] Penso que a Matemática é muito mais que o Latim do séc. XXI

[22:08] [JaimeCSilva] Sim, o latim foi durante séculos a ferramenta fundamental dos intelectuais.

[22:09] * gliz has joined #mt

[22:09] [JaimeCSilva] A retórica era uma disciplina fundamental... em latim!

[22:09] [Raul] Matemática é Matemática.

[22:09] [Ricardo] Acham que os maus resultados da matemática se devem exclusivamente ao fraco desempenho dos alunos?

[22:09] [Raul_Pereira] não

[22:09] [Raul_Pereira] acho que não

[22:10] [JaimeCSilva] Serão os exercícios de matemática a retórica que vai desaparecer... no século XXII?

[22:10] [manuel_cp] Desculpem... eu não sou de matemática mas, muito simplesmente, parece-me que o latim do século xxi é o Inglês!

[22:10] [Raul_Pereira] Ricardo, acho que a culpa não só se deve aos alunos mas também a maneira como são ensinados

[22:11] [Raul_Pereira] eu sou aluno e sei o que sofro....

[22:11] * JoseMiguelSousa has joined #mt

[22:12] [JaimeCSilva] manuel_cp o Inglês é a língua franca da actualidade, mas não é o passaporte para a universidade, nem tem algo que se assemelhe à retórica...

[22:13] * gliz has left #mt

[22:13] * ADERITOEVORA has joined #mt

[22:13] * gliz has joined #mt

[22:13] [Raul_Pereira] falem la do ensino.... e não da vossa filosofia do porque da matemática.

[22:13] [JaimeCSilva] Raul_Pereira em que sentido acha que a "maneira como são ensinados" os alunos tem a ver com o insucesso?

[22:13] [manuel_cp] relativamente  à retórica não sei, mas passaporte para a Universidade... completamente. Quem pode andar lá sem saber Inglês?

[22:14] [Ricardo] Eu penso que o programa do 12º ano está demasiado extenso, o que leva a alguns alunos a desmotivarem no seu estudo

[22:14] * gliz has left #mt

[22:14] [JaimeCSilva] manuel_cp a esmagadora maioria dos alunos na universidade não "pesca" uma de Inglês...

[22:14] * miguel has joined #mt

[22:14] [Raul] Eu não impinjo essa do programa extenso aos meus alunos!

[22:14] [Albino] Raul_Pereira, muito do insucesso a Matemática passa pelo pouco empenho dos alunos, que não estão muito habituados a trabalhar o necessário.

[22:14] * _ct_ sets mode: +o JaimeCSilva

[22:15] [Raul_Pereira] a matemática hoje em dia é descarregada na sala de aula

[22:15] [JaimeCSilva] Ricardo o programa do 12º ano não está demasiado extenso, o que sobra de anos anteriores é que sobrecarrega o 12º ano...

[22:15] [Raul_Pereira] não dão nada a que se possa aplicar

[22:15] [Albino] sempre o foi, não?

[22:15] [Ricardo] Raul: Acha que o programa está bem dimensionado? Consegue cumprir sempre o programa?

[22:15] * jfmarques has joined #mt

[22:15] [Raul_Pereira] dai grande parte dos alunos não se sentirem motivados para a estudar

[22:16] [manuel_cp] JaimeCSilva já não ando lá há muitos anos, por isso não sei muito bem. Mas se não pescam nada de Inglês, são uma espécie de "clandestinos", sem passaporte.

[22:16] [Raul] Sim, e ainda cubro lacunas dos anos anteriores, de alunos que não foram meus.

[22:16] [Marilu] O programa não é extenso... o ritmo de estudo (hábitos de trabalho) é que é pouco...

[22:16] [JaimeCSilva] Raul_Pereira o programa está cheio de coisas que se podem e devem aplicar... Já experimentou ler o manual?

[22:16] [Raul] E ainda falto a algumas aulas por motivos de formação.

[22:17] [Albino] Marilu, concordo plenamente.

[22:17] [Raul_Pereira] ná!!!!  eu andei dois anos na faculdade em matemática, e fiquei super desiludido!

[22:17] [Raul_Pereira] o que se aprende no 12º e para esquecer

[22:17] [Marilu] O Ingês embora ajude não é imprescindível pois também há livros em Francês...Espanhol...

[22:17] [Albino] lol

[22:17] [clopes] Raul, a isso chamo turbo-professor

[22:17] [Ricardo] Raul: Em média quantos alunos seus aprovam o ano?

[22:18] [miguel] Serão os conteúdos leccionados nos vários anos de escolaridade compatíveis com o desenvolvimento intelectual dos alunos?

[22:18] * NunoF has joined #mt

[22:18] [JaimeCSilva] O curso de matemática varia muito de Universidade para Universidade...

[22:18] * _ct_ sets mode: +o Joaquim_Pinto

[22:18] [NunoF] olá

[22:18] [Albino] NunoF olá!

[22:18] [JaimeCSilva] Para ver algumas aplicações elementares veja por exemplo a minha página seguinte:

http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/numeros.html

[22:18] * Renata has joined #mt

[22:18] [JaimeCSilva] Estão todas dentro do programa...

[22:19] [ Renata ] boa noite a todos

[22:19] [Marilu] Pois varia de Universidade para Universidade porque nos últimos anos, as Universidades surgiram como cogumelos...sem um corpo docente compatível

[22:19] [JaimeCSilva] miguel: boa pergunta! Que acha?

[22:19] [ADERITOEVORA] Olá pessoal. Boa noite a todos!

[22:19] [miguel] por vezes tenho a impressão que não

[22:19] [Raul_Pereira] talvez seja por isso que os meus professores sejam todos estrangeiros

[22:19] [Joaquim_Pinto] os alunos têm tempo para as PS2, xbox, mas para estudar...

[22:19] [Fernando_Rocha] :)

[22:20] [JaimeCSilva] Marilu, falo só de universidades com bom corpo docente, as outras só são universidade de nome. Mesmo assim as diferenças são consideráveis...

[22:20] [Raul_Pereira] lolol

[22:20] [Luis] o que é isso de universidade com bom corpo docente?

[22:20] [Raul_Pereira] o uso de ps2, etc... talvez seja um estimulo aos alunos

[22:20] * Fernando_Rocha has quit IRC (QUIT: _)

[22:21] [JaimeCSilva] A Matemática é muito vasta, as direcções possíveis são mais que muitas...

[22:21] [Raul_Pereira] talvez não saibam, mas para a criação de um jogo o programador sabe muita matemática

[22:21] [Joaquim_Pinto] já lhe ouvi chamar muita coisa!

[22:21] * tecques has joined #mt

[22:21] * nunorainho has joined #mt

[22:21] [Marilu] Jaime, só que os alunos que saem dessas pseudo-Universidades concorrem em igual pé de igualdade...

[22:21] * Zib has joined #mt

[22:21] [Ricardo] Não acham que a falta de oportunidades de seguimento de carreira na área da matemática é também um motivo para que haja cada vez menos alunos a estudar matemática?

[22:21] * tecques is now quenown as alexandra

[22:21] [Raul_Pereira] ricardo! nem a assim poucos a estudar matemática

[22:22] [Raul] Há professores que expõem durante toda a aula, quase todas as aulas do ano. Depois dizem que o programa é extenso porque gostariam de dar alguns exercícios rotineiros, e não puderam. Mas têm esperança que o explicador resolva esta lacuna. Os alunos não trabalham ao ritmo que se pretende para esse tipo de atitude e dizem que não são trabalhadores. Os alunos não têm só Matemática e o meio solicita-os cada vez mais e para serem adaptados ao meio precisam de mais tempo

[22:22] [JaimeCSilva] Marilu: porque os próprios alunos das verdadeiras universidades não fazem nada...

[22:22] [Raul_Pereira] eles mudam é de cursos a meio

[22:22] * JoseMiguelSousa has left #mt

[22:22] [JaimeCSilva] é verdade que há demasiadas mudanças de curso... mas que universidade é que manda analisar isso?

[22:22] [Marilu] Jaime: ou será que o Governo é que não tem a coragem de distinguir as Universidades?

[22:23] [Raul_Pereira] JaimeCSilva: talvez os alunos não queiram ser 'racistas' por vezes até com amigos deles

[22:23] * Zib is now quenown as RuiEstrelinha

[22:23] [Albino] Raul_Pereira   hein??

[22:23] * JSalgueiro has left #mt

[22:23] [JaimeCSilva] Marilu: O Governo não pode e não consegue fazer tudo. As pessoas no terreno têm obrigação de agitar as águas e defender a qualidade das formações...

[22:23] * JoseMiguelSousa has joined #mt

[22:23] [Raul_Pereira] o estado é que tem que impor algo

[22:24] [Joaquim_Pinto] isso foi chão que já deu uvas!

[22:24] [Marilu] Pinto: em formação profissional é verdade... mas só que depois não podemos aplicar os conhecimentos porque essas pessoas ficam em casa, no desemprego...

[22:24] [Luis] meu caro JCS, esta completamente errado. É claro que o governo pode e deve, com a máxima urgência, classificar os cursos das universidades

[22:24] [JaimeCSilva] Eu acho que o Estado poderia fazer muito mais, mas não aceito que o Estado imponha a primeira coisa que lhe vem à cabeça. Exemplo: as habilitações para a docência!

[22:25] [JPMatias] Algo que é comum a muitas críticas é a cultura em que estamos todos banhados: os alunos não trabalham, os programas não são cumpridos, as universidades não estão atentas ou não agem perante certas situações...

[22:25] [Raul_Pereira] e deve, ate mesmo para um melhor funcionamento do país

[22:25] [Marilu] Jaime: Mas por muitas águas que as pessoas no terreno agitassem, o Governo nunca na vida ia distinguir (classificar) as Universidades.

[22:25] [ADERITOEVORA] Cuidado com o que se pede ao estado. Vide as classificações das escolas

[22:26] [JaimeCSilva] Luis: uma classificação governamental dos cursos não existe em nenhum país. Controlo de qualidade, pelo Estado e por organizações profissionais, sim, mas classificação, não.

[22:26] * accbarbosa has joined #mt

[22:26] [miguel] Será só problema da Matemática? Não será de toda a escola...

[22:26] [Raul_Pereira] miguel: não

[22:26] [Raul_Pereira] a culpa passa por nos todos

[22:26] * clopes has left #mt

[22:26] [ADERITOEVORA] O problema da matemática está na moda mas não é isolado

[22:27] [JaimeCSilva] Sim, muitos problemas não são só da matemática. Mas alguns, como as habilitações para a docência afectam sobretudo a Matemática e as Ciências Físico-Químicas!

[22:27] [Luis] sabe que existe... alias depois de tanto trabalho a única coisa que saiu da CNAES foi uma mísera "classificação" por palavras. Por acaso não esteve lá?

[22:27] [ADERITOEVORA] O problema da língua materna é fundamental

[22:27] * tangente has joined #mt

[22:27] [Ricardo] Muitas vezes os alunos estudam matérias que não sabem bem para que irão servir. Dou-vos um exemplo que se passou comigo quando perguntei a um professor para que é que servia aquela matéria (em termos práticos), ao que ele responde. "Isto é muito bom para calcular Orbitas"....

[22:28] [Raul_Pereira] teu professor não merece ter o canudo que tem

[22:28] [Marilu] Se é que tem...

[22:28] [Raul_Pereira] o mal está ai! são formados... mas saber ensinar nas com a pessoa , não se adquire

[22:28] [miguel] É preciso ver que o aumento da escolaridade obrigatória leva a que existam disparidades imensas dentro de uma sala de aula

[22:28] [Ricardo] :) cheguei a pensar se o tinha...

[22:29] [miguel] E isso não é fácil de gerir

[22:29] [JaimeCSilva] Os professores não têm que saber tudo, mas isso não quer dizer que o tema não seja importante e não tenha aplicações fundamentais!

[22:29] [Albino] saber ensinar nasce com a pessoa, não se adquire???

[22:29] [JaimeCSilva] Saber ensinar não nasce com a pessoa...

[22:29] [Raul_Pereira] claro

[22:29] [Marilu] Se no estágio profissional houvesse chumbos, havia muitas pessoas que eram filtradas...

[22:30] [JaimeCSilva] Nada nasce com a pessoa, descontando os génios...

[22:30] [Raul_Pereira] é preciso ter o dom da palavra, coisa que muitos professores não o tem

[22:30] [Albino] nasce??? eu acho que dá uma trabalheira aprender.....

[22:30] [JaimeCSilva] Tudo se aprende se se quiser... se se gostar... se se for ajudado...

[22:30] [Albino] JaimeCSilva e mesmo os génios têm que trabalhar qb

[22:30] [Renata] principalmente se se gostar!

[22:30] [JaimeCSilva] Albino: exactamente!

[22:31] [Marilu] Pois...99% de transpiração e 1% de inspiração...já dizia o outro.

[22:31] [JaimeCSilva] é

[22:31] [Ricardo] O problema é que na matemática é necessária a compreensão e a esmagadora maioria dos alunos em Portugal decoram a matéria.

[22:31] [Raul_Pereira] sabes porquê?

[22:31] [Ricardo] Na matemática isso não dá

[22:31] [Albino] Ricardo, se calhar por isso a maioria....chumba!

[22:31] [Ricardo] exacto

[22:31] [Raul_Pereira] porque é preciso ter calma, no ensinar

[22:32] [Ricardo] O mesmo se passa por exemplo na História

[22:32] [JaimeCSilva] Infelizmente a "decoração" é uma doença infantil do ensino de qualquer ciência, o que não quer dizer que não seja necessário memorizar muita coisa...

[22:32] [Raul_Pereira] e não impingir a força toda

[22:32] [Jose_Maria] Não se pode ter calma eternamente...

[22:32] [Albino] calma no ensinar...e tempo para apreender. Horas....e horas....

[22:32] [Jose_Maria] é preciso marcar ritmo

[22:32] [JaimeCSilva] Mas quem não percebe... esquece logo!

[22:32] [ADERITOEVORA] Manuela: ainda não te ouvi!

[22:32] [Raul_Pereira] e quem melhor para os ensinar?

[22:32] [JaimeCSilva] O professor!

[22:32] [Raul_Pereira] sim

[22:33] [Raul_Pereira] mas eles as vezes nem sabem o que dão

[22:33] [Jose_Maria] quem gosta de ensinar a quem quer aprender

[22:33] [Raul_Pereira] e para que serve no futuro

[22:33] [Marilu] Muitos do problema está nos professores do 1º Ciclo que abominam a Matemática. Nem sequer é exigida específica para esses cursos...

[22:33] [JaimeCSilva] O professor! Dando o exemplo, estudando sempre e muito e não desistindo perante os obstáculos!

[22:34] [Marilu] O que transmitem os professores do 1º Ciclo aos seus alunos se eles próprios detestam Matemática?

[22:34] [Albino] se bem que ser professor neste jardim à beira mar plantado...não é propriamente tarefa fácil.

[22:34] [Renata] penso que o problema reside naqueles que são professores, porque esse foi o seu último recurso em termos de opção profissional!

[22:34] [JaimeCSilva] Marilu: mesmo que o 1º ciclo não seja o ideal ainda há 8 anos antes da universidade! Tanto tempo para aprender! Tanto tempo para ensinar!

[22:34] [manuel_cp] Porque e que há esta ideia de que a Matemática é rainha. Requer inteligência! Em Historia basta decorar, dizem. Eu, que sou licenciado em Historia, sei muito bem que é completamente falso mas irrita-me este (falso) prestígio da matemática.

[22:34] [Marilu] Jaime: Isso é verdade...mas é logo de pequenino que se torce...

[22:34] [Raul_Pereira] concordo plenamente contigo

[22:34] [JaimeCSilva] Ser professor não é tarefa fácil em qualquer parte do mundo!

[22:35] [Jose_Maria] E cada vez pior

[22:35] [Albino] muitos dos alunos são bons alunos a Matemática até caírem no Secundário....ainda hoje um aluno me dizia que tirava 5's no básico  e agora anda em menos do dobro

[22:35] [JaimeCSilva] A matemática só é considerada "rainha" por alguns!

[22:35] [Luis] Marilu e Renata: o mesmo no segundo ciclo, alias pela mão da nossa Ferreira Leite, com cursos como Enfermagem a terem o mesmo escalão de habilitações que matemática...

[22:35] [Jose_Maria] com a burocracia que nos impõem

[22:35] [Raul] Eu penso que é importante falar dos problemas todos de que falam, mas poderiam falar um pouquinho do tema: "Estudar Matemática. Porquê?"

[22:35] * [StudEnT] has joined #mt

[22:35] [Luis] felizmente a situação mudou entretanto...

[22:36] * NunoF is now quenown as Nuno_Fonseca

[22:36] [Joaquim_Pinto] E os manuais?

[22:36] [Albino] os manuais?

[22:36] [Joaquim_Pinto] será que só ajudam?

[22:36] * [StudEnT] is now quenown as Silvia

[22:36] [Ricardo] Se o que se verifica é um fraco desempenho da matemática da preparatória para a secundária então claramente o problema está no programa

[22:36] [Jose_Maria] Alguns baralham

[22:36] [JaimeCSilva] Os manuais deviam todos ajudar a responder à pergunta: "Estudar Matemática. Porquê?"

[22:37] [JaimeCSilva] Mas não ajudam...

[22:37] [Albino] um manual apenas expressa a visão de um determinado autor sobre o programa....

[22:37] [JaimeCSilva] Ou não dizem nada, ou escondem tudo...

[22:37] [Renata] :)

[22:37] [Marilu] Ricardo: o problema no 3º ciclo é o facilitismo... é preciso um requerimento ao Papa para chumbar alunos...

[22:37] [Jose_Maria] Mas às vezes desajustado...

[22:37] [Raul_Pereira] e porque esses autores são formados em matemática

[22:37] [Raul_Pereira] se o são é porque gostam

[22:37] [JoseMiguelSousa] perfeito Albino, esse é um dos motivos porque os professores também têm de estudar Matemática. 

[22:38] [Jose_Maria] é a pressa da editora?

[22:38] [Albino] claro"!

[22:38] [accbarbosa] o professor deve saber utilizar o manual e não segui-lo religiosamente

[22:38] * Silvia has quit IRC (QUIT: _)

[22:38] [tangente] os professores deveriam ser mais críticos na escolha do manual.

[22:38] [Raul_Pereira] lolol

[22:38] [JoseMiguelSousa] Estudar a matemática que leccionam e não os manuais que estão em vigor 

[22:38] [JaimeCSilva] Ou então os manuais consideram a Matemática a "rainha" e não se acham obrigados a justificar coisa alguma!

[22:38] [Jose_Maria] Mas os alunos devem seguir o manual escolhido pela escola

[22:38] [tangente] apenas escolhem rapidamente o que chega em 1º à escola

[22:38] * Silvia has joined #mt

[22:39] [Albino] um bom manual pode ser uma boa ajuda na gestão do ensino das Matemáticas.

[22:39] [Renata] não concordo tangente!

[22:39] [JaimeCSilva] Os autores de manuais (e de programas) deviam ser todos obrigados a ler os avisos de Miguel de Guzman sobre os excessos de arrogância da Matemática e da Computação...

[22:39] [JoseMiguelSousa] isso, um instrumento e não o ensino em sí 

[22:39] [Marilu] O que chega primeiro à escola ou o que dá mais $$$?

[22:39] [tangente] assim poderiam exigir mais qualidade e serem mais participativos

[22:39] * fylo has joined #mt

[22:40] [Albino] marilu, dá mais $$$??

[22:40] [Renata] mas afinal os manuais não são feitos por professores?

[22:40] [JaimeCSilva] Vejam os textos de Miguel de Guzman em http://ochoa.mat.ucm.es/~guzman/

[22:40] [Raul_Pereira] um bom professor, ou ate mesmo profissional não pode comprar um curso. Logo os da privada que vão para casa. Aqueles que não sabem comunicar com os alunos, esses que tenham aulas de português...

[22:40] [Renata] mas afinal os manuais não são feitos por professores?

[22:40] [Raul_Pereira] é solução de tudo

[22:40] [JaimeCSilva] Há professores e professores e autores e autores e manuais e manuais...

[22:40] [Albino] Raul_Pereira, os da privada não são forçosamente maus professores

[22:40] [Marilu] Albino: pois... nunca vos passou pela cabeça que há muito $$$ envolvido?

[22:40] [Albino] há??

[22:41] [Raul_Pereira] sim! Por isso que entram com médias de 8

[22:41] [Raul] Mas o que vemos é que o manual tem condicionado a actuação dos professores. Conheço muitos que não lêem o programa e dão as aulas pelo manual página por página, porque é de um autor ou autora conceituado da praça.

[22:41] [Luis] eu continuo a achar que o ponto não são os manuais mas sim os professores.

[22:41] [Renata] boa luis

[22:41] * manuelapires has quit IRC (Connection reset by peer_)

[22:41] [JaimeCSilva] Luis: sim, os professores são a peça essencial do sistema!

[22:41] [Raul_Pereira] exactamente

[22:41] [Renata] nem mais

[22:41] [JoseMiguelSousa] Isso Luis, temos deixar de imputar as culpas aos outros e procurar soluções em conjunto

[22:42] [Marilu] Albino: se uma editora produz milhares de livros têm que os vender... e se não os vender há grande prejuízo...

[22:42] [Luis] o meu caro Raul_Pereira não sabe que a entrada com notas baixas acontece também nas universidades públicas (em muitas delas)?

[22:42] [Renata] somos nós, professores que temos que fazer algo 

[22:42] [tangente] acho que muitos professores estão sempre cheios de pressa, nas escolas Secundárias. 

[22:42] * jc is now quenown as Jose_Correia

[22:42] [JaimeCSilva] Os professores, se quiserem usam qualquer manual de modo adequado. Basta ler o programa e trabalhar muito: sózinho, com os colegas com as suas Associações, com a Internet, aqui...

[22:42] [Joaquim_Pinto] sem alunos para que servem os professores?

[22:42] [Albino] JaimeCSilva, aprovo!

[22:42] [JaimeCSilva] Calro

[22:42] [Joaquim_Pinto] quem é a peça fundamental?

[22:42] [Raul_Pereira] luis: em cursos de chácha

[22:43] [JaimeCSilva] Claro que os professores existem para os alunos!

[22:43] [Renata] JCS, até penso que o ideal era não escolher um mas vários manuais para a escola!

[22:43] [tangente] os alunos são a peça fundamental

[22:43] [JaimeCSilva] O sucesso ou insucesso de uns é o sucesso ou insucesso dos outros!

[22:43] [Marilu] Albino: isto do $$ nunca me tinha passado pela cabeça, até um senhor de uma livraria que vende manuais escolares dizer que havia muita "máfia" na escolha dos manuais...

[22:43] [Jose_Maria] E os alunos onde arranjam dinheiro para vários manuais?

[22:43] [Silvia] Penso que as soluções passam por "apertar" mais com os alunos desde o início da vida escolar... os alunos acabam por passar de ano como que de empurrão e as dificuldades acumulam-se… chegam ao 12º vêem-se perante um programa enorme e é impossível cumpri-lo quanto mais tratar das dificuldades que se arrastaram!...

[22:43] [Renata] simplesmente não têm!

[22:43] [Raul_Pereira] pedem aos socialistas democratas

[22:43] * manuel_cp has quit IRC (QUIT: Goodbye_)

[22:43] [Albino] Marilu, desconheço em absoluto.....

[22:43] [ADERITOEVORA] A peça fundamental é a escola. Todos os seus componentes são essenciais

[22:44] [Raul] Não é obrigatório adoptar manuais!

[22:44] [ADERITOEVORA] os alunos os professores etc.

[22:44] [JaimeCSilva] Os alunos nem precisavam de comprar manuais! A escola é que os comprava! E emprestava aos alunos um ou outro conforme os temas!

[22:44] [Renata] pois, e talvez fosse uma boa solução, não acham?

[22:44] [Ricardo] Devia de haver nas escolas bibliotecas com manuais actualizados sobre as matérias

[22:44] [accbarbosa] concordo

[22:44] [Marilu] Albino: eu também desconhecia, até ouvir esse vendedor... e realmente é capaz de ter razão...

[22:44] [Renata] concordo plenamente

[22:44] [Albino] Silvia, também me parece que a exigência tem que entrar nesta guerra.....

[22:44] [Renata] agora, quem é a escola que tem a coragem de o fazer?

[22:44] [Jose_Maria] As escolas nem têm dinheiro para fotocópias...

[22:44] [JaimeCSilva] Silvia: a escola já aperta que chegue, que entre reprovações e abandonos já reprova 40%!!!!!!!!

[22:44] [Raul_Pereira] mas os alunos é que as pagam....

[22:44] [JaimeCSilva] 40%

[22:45] [JaimeCSilva] E' obra!

[22:45] [tangente] os alunos tem telemóvel

[22:45] [Raul_Pereira] os alunos universitários pagam para ter fotocopias

[22:45] [tangente] o modelo mais $$$

[22:45] [Raul_Pereira] porque não já os habituar

[22:45] [Albino] JaimeCSilva não é apertar.....é exigir.

[22:45] [Luis] para mim é claro que há que apertar mais. E além disso há que premiar o mérito

[22:45] [Ricardo] Os alunos... na sua maioria são os pais que suportam esses custos

[22:45] [Jose_Correia] Em primeiro lugar penso que o problema da nossa disciplina tem de ver com o grupo, todos os cursos servem para leccionar matemática

[22:46] [Jose_Maria] A escola não tem dinheiro para fotocópias PARA PROFESSORES...

[22:46] [Silvia] Luis parece-me importante também isso. É uma forma de incentivar

[22:46] [Raul_Pereira] sim, mas tendo os manuais internos, feitos ate mm pelos próprios porfessores, isso ajudava muito

[22:46] [Raul] Luis, essa do mérito é boa! Como aplicar na prática uma medida destas!

[22:46] * Atai has joined #mt

[22:46] [accbarbosa] em todos os cursos se lecciona matemática. Mas é necessário que os alunos lhe atribuam significado

[22:46] [rogerio-c] E a tecnologia não pode dar uma ajuda?

[22:46] [Jose_Maria] ALGUMAS ESCOLAS apertam o cinto

[22:46] * RuiEstrelinha has quit IRC (QUIT: _)

[22:46] [JaimeCSilva] Não creio que seja preciso "apertar" mais, ou exigir mais. É preciso é "apertar" melhor e "exigir" melhor.

[22:47] [Raul_Pereira] rogerio-c: a matemática é aplicada na tecnologia

[22:47] [Atai] Boa Noite

[22:47] [Silvia] exacto

[22:47] [Luis] sim meu caro, premiar o mérito e não a mediocridade. Não estou a falar de quadros de honra mas de prémios sim.

[22:47] [JaimeCSilva] Já há abandonos que chegue!

[22:47] [Raul] Luis, estou de acordo com o premiar o mérito, mas não respondeste à minha questão.

[22:47] [Albino] JaimeCSilva, não abandonam...chumbam no 12º

[22:47] [Luis] não rogerio-c a tecnologia não pode e muito mais importante---não deve---dar uma ajuda!!!

[22:48] [Jose_Correia] Em primeiro lugar penso que o problema da nossa disciplina tem de ver com os professores que a leccionam

[22:48] [Ricardo] Mas actualmente já existe esse prémio de mérito nas universidades

[22:48] [Jose_Correia] segundo tem de ver com a bola de neve das reprovações

[22:48] * tangente has quit IRC (QUIT: _)

[22:48] * wEbCoOl has joined #mt

[22:48] [JaimeCSilva] Albino: abandonam desde o 1º ciclo, são as estatísticas que o dizem sem margem para dúvidas. A uma taxa que ronda os 40% por ciclo de estudos!

[22:48] [Jose_Correia] terceiro, as verdadeiras vítimas são os alunos, que vão ficando consecutivamente para trás

[22:49] [Jose_Correia] então tem de se trabalhar com os alunos logo a partir do 1º ciclo

[22:49] [Albino] JaimeCSilva o quê?...e no 10 ano caem que nem tordos....

[22:49] [JoseMiguelSousa] Acho que o José_correia tocou em pontos fortes. Podes repetir as tuas linhas?

[22:49] [Silvia] O tal prémio de mérito deveria então ser aplicado desde mais cedo

[22:49] [Jose_Correia] sim

[22:49] [Jose_Correia] Em primeiro lugar penso que o problema da nossa disciplina tem de ver com os professores que a leccionam

[22:49] [JaimeCSilva] pois é, no 5º, no 7º, no 10º...

[22:49] [Jose_Correia] segundo tem de ver com a bola de neve das reprovações

[22:49] [Jose_Correia] terceiro, as verdadeiras vítimas são os alunos, que vão ficando consecutivamente para trás

[22:50] [Marilu] Jose_Correia: só que os professores do 1º Ciclo não morrem de amores pela Matemática... como podem então transmitir bons conhecimentos?

[22:50] [JaimeCSilva] na universidade...

[22:50] [Jose_Correia] o insucesso é só o resultado da bola de neve

[22:50] [Renata] josé correia: os alunos são vitimas porquê?

[22:50] [Jose_Correia] se tivessem uma ajuda

[22:50] [Raul_Pereira] em relação ao primeiro já o disse e volto a frisar que é preciso saber comunicar. Coisa que grande parte dos professores não o sabem

[22:50] * accbarbosa has quit IRC (QUIT: _)

[22:50] [Jose_Correia] de professores formados na área da matemática

[22:50] [Luis] ainda sobre o mérito é claro que a fonte mais clara são as classificações mas são os professores que melhor conhecem o aluno e o mérito deve sempre corresponder a um conjunto de produções. Como o Ricardo diz esse tipo de prémio já existe nas universidades. Há que copiar (e não inventar do zero). A forma como se fazem melhor as coisas é copiar dos sítios onde se fazem bem.

[22:50] [JaimeCSilva] No 1º ciclo deveriam ser criados professores especialistas de matemática para auxiliar os professores do 1º ciclo na matemática!

[22:50] [Albino] os alunos, na maioria das vezes, não são os coitadinhos que nos querem fazer crer....e muitos deles simplesmente não trabalham o necessário

[22:50] [Jose_Correia] isso era excelente

[22:51] [JoseMiguelSousa] Isto responde, em parte, ao porquê dos 40% que falou o Jaime

[22:51] * manuelapires has joined #mt

[22:51] [Marilu] Jaime: ora aí estaria uma medida completamente acertada!

[22:51] [JoseMiguelSousa] Boa Ideia Jaime 

[22:51] [JaimeCSilva] É uma recomendação de uma comissão de que fiz parte e cujo trabalho foi direitinho para a gaveta!

[22:51] [Jose_Correia] os alunos é que não têm culpa que o professor não morra de amores pela matemática

[22:51] * Ricardo has quit IRC (QUIT: _)

[22:51] [Marilu] Jaime: pois...custa muito $$$

[22:51] [JaimeCSilva] Nem por isso

[22:51] [Jose_Correia] é tempo de voltar à gaveta... insistir!!!

[22:51] [JoseMiguelSousa] e repare que é $ viável. Temos alguns Professores do 1º com horário zero e vai aumentar

[22:52] [Jose_Correia] não desistir, é que a ideia é óptima

[22:52] [JaimeCSilva] Com, bom planeamento, é possível fazer muita coisa

[22:52] [JaimeCSilva] planeamento é a palavra chave

[22:52] [Jose_Correia] concerteza

[22:52] [Renata] concordo planear e gerir!

[22:52] * Outra_Laura_ has joined #mt

[22:52] [JoseMiguelSousa] Se conseguirmos responder ao nossos políticos à pergunta deste chat talvez se consiga passar a ideia do Jaime 

[22:53] [Raul_Pereira] mas eles estão interessados?

[22:53] [JoseMiguelSousa] mas ainda não conseguimos responder entre nós

[22:53] [JaimeCSilva] Se quiserem consultar o relatório de que falei vão a: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/98-ME-SEEI.rtf [22:53] [Luis] não pude deixar de rir com essa de professores "especialistas em matemática"... para mim isso não faz qualquer sentido. e os outros, são o que? Especialistas em nada?

[22:53] [Raul] Neste país é difícil planear para mais de 4 anos, e em Educação isto não é compatível.

[22:53] [Marilu] Luis: quais outros?

[22:54] [Luis] os outros "que não são especialistas"

[22:54] [JoseMiguelSousa] É preciso mostrar/provar que a Matemática é essencial para a formação do Homem em termos de cidadania e não só em termos técnicos

[22:54] [Renata] pois não também já tentei o site

[22:54] [Jose_Correia] Luis, não é bem assim

[22:55] [Renata] mas já alguém aqui hoje respondeu à pergunta deste chat?

[22:55] [JaimeCSilva] Luis: também há médicos especialistas em medicina geral...

[22:55] [Raul] Então como pensa o Luis que se pode melhorar o desempenho dos professores de Matemática do 1º ciclo, atendendo às suas especificidades já faladas, e que devem ter estado presentes no trabalho que o JCS ajudou a fazer?

[22:55] [Jose_Correia] Claro que os professores têm o seu papel, a observação seria numa de colaboração construtiva, com o intuito de suprir lacunas de ensino da matemática

[22:55] * Silvia has left #mt

[22:55] [Marilu] Luis: continuo sem perceber a quem te referes!

[22:55] [JaimeCSilva] pode ser-se especialista sem ser de uma área clássica

[22:55] [JoseMiguelSousa] Luís: se calhar são em tudo e por isso em nada. Refiro-me ao 1º Ciclo e defendo que a monodocência é o melhor para o 1º ciclo. Mas é preciso actualizar a formação matemática desses professores

[22:55] [Raul_Pereira] vê melhor o nome

[22:56] [Luis] meus caros, os especialistas em matemática estão nas universidades, não estão nas outras escolas...

[22:56] [Raul_Pereira] [Luis] meus caros, os especialistas em matemática estão nas universidades, não estão nas outras escolas...

[22:56] [JoseMiguelSousa] discordo, Luís. 

[22:56] [Raul_Pereira] não digas isso

[22:56] [Raul_Pereira] os professores universitários por vezes não sabem o que dizem

[22:57] [JoseMiguelSousa] Temos excelentes professores do 1º ciclo que bem podiam ajudar os colegas em termos de actualização da formação 

[22:57] [Jose_Correia] hoje em dia já existem muitos professores formados em ensino de matemática,

[22:57] [Albino] só os universitários? só os professores???

[22:57] [Raul] Especialistas em Matemática a que o Jaime se referiu devem «ser especialistas em ensino da matemática». Desses não sei se na universidade há assim tantos!

[22:57] [Jose_Correia] a palavra chave parece ser colaboração

[22:57] [JaimeCSilva] Claro que isto é uma conversa amena, mas os problemas são reais e não são só em Portugal. Vejam o que Miguel de Guzman disse em 2000 da situação em Espanha: "La necesidad de cambios profundos en nuestra educación matemática en lo que respecta a los niveles obligatorios, con especial atención al tiempo de dedicación a la matemática y a la necesaria atención a la diversidad de intereses de los alumnos. "

[22:57] [Renata] palavra chave que muita gente desconhece!

[22:57] [Luis] ora bem, JoseMiguelSousa, é precisamente a isso que me refiro: é preciso "actualizar" os professores. É preciso investir na sua formação CONTÍNUA

[22:57] [Marilu] não é preciso ser professor universitário, nem nada que se pareça, para ensinar a formar profs do 1º Ciclo!

[22:58] [Raul] Claro marilu!

[22:58] [JaimeCSilva] Reparem: "...la necesaria atención a la diversidad de intereses de los alumnos"

[22:58] [JaimeCSilva] Interesses dos alunos: o que são?

[22:58] [Renata] Luis: não deveriam ser os professores os mais interessados na sua formação continua?

[22:58] [JaimeCSilva] Deveremos explicar aos alunos porque lhes ensinamos matemática?

[22:59] [JoseMiguelSousa] Por isso Jaime: benvindos os novos programas 

[22:59] [Marilu] xbox..ps2...

[22:59] [Luis] o que é isso de especialistas em "ensino da matemática"?  Universidade que se preze não quer esses especialistas

[22:59] [JoseMiguelSousa] Devem coincidir com os interesses da sociedade actual Jaime

[22:59] [JaimeCSilva] Sim, JoseMiguel, os novos programas tentam responder a essa questão, mas como sabes os novos programas não são consensuais...

[22:59] * miguel has left #mt

[23:00] [Raul] Novos programas sim! Num ensino secundário novo em que eles encaixem.

[23:00] * Outra_Laura_ has quit IRC (Connection reset by peer_)

[23:00] [JoseMiguelSousa] ainda bem, a falta de consenso é que gera discussão e trabalho colaborativo

[23:00] [Renata] JCS: não são porque implica uma grande dose de trabalho colaborativo e os professores não sabem o que isso é!

[23:00] [jsoares] Na minha escola como estamos num agrupamento no inicio de cada ano lectivo reunimos 1º ciclo + 2ª+3º ciclos para preparar o ano lectivo em comum

[23:00] [JaimeCSilva] Luis: há muitos bons matemáticos que são também especialistas em ensino da matemática!

[23:00] [Raul_Pereira] porque não dar a aula em frente a um COMPUTADOR

[23:00] [JaimeCSilva] Miguel de Guzman é um excelente exemplo!

[23:00] [JoseMiguelSousa] isso Renata, bem dito. Mas chegaremos lá 

[23:00] [Raul_Pereira] os alunos ficariam a saber um modo de aplicação de matemática

[23:01] [Luis] renata: pois claro, concordo, mas eu não costumo observar isso. Os meus contactos com os professores não têm sido famosos nesse campo.

[23:01] [JaimeCSilva] Que bom seria ter um Miguel de Guzman em Portugal...

[23:01] [Albino] JaimeCSilva, para quê?

[23:01] [Renata] JMS: será que chegaremos?

[23:01] [JoseMiguelSousa] ele está na Europa, também é nosso!

[23:01] [Renata] vejo muita gente resistente!

[23:01] [Jose_Correia] se calhar bastaria começar gradualmente com cada ano com software específico

[23:02] * wEbCoOl has left #mt

[23:02] [Luis] JCS: infelizmente meu caro, infelizmente.

[23:02] [JaimeCSilva] Albinmo: para falar com autoridade coisas como a que transcrevi acima, que são verdadeiras em Portugal, mas poucos ligam...

[23:02] [Jose_Correia] com manuais que acompanhassem esse software e a sua aplicação

[23:02] [Renata] software específico quando existem colegas quem nem uma acta fazem em computador José_Correia?

[23:02] [Albino] os ensinamentos não podem ser transpostos? 

[23:02] [Jose_Correia] temos de apostar no uso gradual

[23:02] [JaimeCSilva] Renata: devagar se vai ao longe...

[23:02] [Raul] Concordo com o Albino

[23:03] [Jose_Correia] sempre haverão velhos do Restelo

[23:03] [Renata] é verdade JCS: mas teremos que andar sempre tão devagar?

[23:03] [JoseMiguelSousa] É preciso mostrar aos nosso alunos que estudam matemática pela necessidade da disciplina e não porque está no horário. Será que conseguiremos isso algum dia?

[23:03] [Raul] Boa, José Miguel

[23:03] [JaimeCSilva] Albino: infelizmente Miguel de Guzman não é lido por quem o deveria ler...

[23:03] [Raul_Pereira] a matemática é uma cadeira entre muitas

[23:03] [Albino] numa era de globalização, cada vez menos importa donde provém o conhecimento....

[23:04] [JaimeCSilva] é verdade...

[23:04] [JaimeCSilva] mas...

[23:04] [Albino] ainda ontem assisti a uma reunião com 5 escritores ibero-latinos...Chile, México, Espanha....

[23:04] [JaimeCSilva] o conhecimento que parte de algures precisa também de chegar... chegará?...

[23:04] [Albino] e o que diziam era verdadeiro, também  cá.

[23:04] * jfmarques has left #mt

[23:05] [Jose_Correia] a Internet é o veículo ideal para a transmissão desse conhecimento

[23:05] [JoseMiguelSousa] importa para onde vai esse conhecimento, não pode existir perda de esforços. É preciso coordenação.

[23:05] [Albino] Se bem que o cubano vivia outra realidade  ;(

[23:05] [Renata] lol

[23:05] * JaimeCSilva has quit IRC (Connection reset by peer_)

[23:05] [Raul_Pereira] [Jose_Correia] a Internet é o veículo ideal para a transmissão desse conhecimento_4 o uso de novas tecnologias

[23:05] [Jose_Correia] não são tão novas assim :)

[23:05] * Arselio has joined #mt

[23:06] [Raul_Pereira] são se as soubermos utilizar

[23:06] * JaimeCSilva has joined #mt

[23:06] [Raul_Pereira] o quê! de um modo moderável

[23:06] [Raul] Jose_Correia, uso a Internet para transmissão de algum conhecimento e não sou velho do Restelo. Não concordo que seja o meio ideal para transmissão desse conhecimento. 

[23:06] [Jose_Correia] o que é preciso é incentivar à utilização

[23:06] [JoseMiguelSousa] Será que trabalhar/planificar em conjunto com os nosso colegas de Física, por exemplo, não ajudar ao alunos a perceber porque é que devem estudar Matemática!

[23:06] * _ct_ sets mode: +o JaimeCSilva

[23:06] [Raul_Pereira] Física?

[23:06] [Raul_Pereira] porque Física?

[23:07] [Luis] outra vez essa da Internet e novas tecnologias. Claro que não! O que é que algum dos vossos alunos ganhou ao perder tempo com tal coisa?

[23:07] [Arselio] Estava eu a ler o jornal quando soube que havia coisa por aqui. Espero que estejam todos bem.

[23:07] [JoseMiguelSousa] por exemplo pensei no secundário. Pode ser Geografia, História, etc

[23:07] [Jose_Correia] Raul: concordo, mas é o veículo ideal para publicação do conhecimento que pode ser acedido assincronamente

[23:07] [Albino] olá Arselio! Boa noite

[23:07] [JaimeCSilva] estamos todos bem Arselio

[23:07] [Raul_Pereira] raul: hoje em dia a web é a base de tudo

[23:07] [Raul] Luis, nem imaginas como estás enganado!

[23:07] [ADERITOEVORA] Olá Arselio

[23:07] [JaimeCSilva] e ainda ficaremos melhor com a sua contribuição

[23:07] [Raul_Pereira] porque não evoluir

[23:08] [Raul_Pereira] e deixar a era paleolítica pra trás

[23:08] [JoseMiguelSousa] Está a teu gosto Arselio. Tudo em aberto, tudo em discussão :-)

[23:08] [Luis] com Física não será muito fácil. Falta o mais importante: o calculo integral. A Física não-trivial de alguma forma pode dizer-se que começa ai.

[23:08] [Arselio] NO Público

[23:08] [JaimeCSilva] A Física trivial também é importante...

[23:08] [Raul_Pereira] o calculo integral? (…)

[23:08] [Raul_Pereira] os alunos da faculdade gemem perante tal...

[23:08] [JaimeCSilva] e a matemática ajudando-a ajuda-se a si própria...

[23:08] [Raul_Pereira] fará os do secundário

[23:08] [Renata] por mais interessante que as novas tecnologias sejam, e eu sou uso-as frequentemente, não há nada que se compare à discussão de ideias “in loco”

[23:09] [Albino] a verdade é que os alunos pensam nas Matemáticas como algo de isolado do restante.

[23:09] [Luis] Raul: poderei estar mas ainda não me demonstraram o contrário. É o vosso papel mostrar que estou enganado (e não o contrario).:)

[23:09] [JaimeCSilva] Renata: mas a tecnologia pode estimular e ajudar o debate das ideias...

[23:09] [JoseMiguelSousa] e não será culpa nossa Albino?

[23:09] [Renata] concordo, por isso estou aqui

[23:09] [Albino] e mostram sonoros desagrados quando o professor de Física precisa de usar uns senos e co-senos

[23:09] [Renata] mas o trabalho nas escolas é importante

[23:10] [Albino] JoseMiguelSousa, é...sem dúvida.

[23:10] [Renata] o trabalho colaborativo é importante!

[23:10] [Jose_Correia] há múltiplos suportes para a informação, livros, cadernos, ecrãs, mas a criatividade de interligar e transmitir o fundamental é essencial

[23:10] [JaimeCSilva] Luis: a situação ideal para convencer os alunos da importância da matemática é eles verem-na em uso concreto noutras disciplinas

[23:10] [Raul_Pereira] albino: e eles nem imaginam nos arctg, etc....

[23:10] [JaimeCSilva] Física

[23:10] [JoseMiguelSousa] mas se estamos hoje aqui é porque acreditamos que podemos mudar e estamos a mudar... 

[23:10] [JaimeCSilva] Geografia

[23:10] [JaimeCSilva] Economia

[23:10] [JaimeCSilva] Biologia

[23:10] [JaimeCSilva] o que seja...

[23:11] [Raul] Luis, poderia conversar contigo sobre alguns projectos de que faço parte e é difícil resumir aqui. Se disse que estavas enganado é porque sei que estás, pelo menos relativamente aos meus alunos!

[23:11] [Albino] o trabalho de projectos como o T^3 mostram com os sensores, nomeadamente, que pode haver colaboração entre a Física e as Matemáticas

[23:11] [Luis] Albino: a tecnologia não estimula nada. O que estimula o raciocínio (alias uma das tarefas fundamentais da matemática) são o lidar com problemas, a procura de soluções, a brincadeira geométrica, etc, etc. não são pesquisar na Internet, copiar, copiar, copiar.

[23:11] [JoseMiguelSousa] Perfeito Jaime. E no 1º ciclo é que devido à monodocência os professores têm o campo ideal para começar. 

[23:12] [Raul_Pereira] luis: não é só copiar

[23:12] [Arselio] Também posso saber quais são os projectos com os alunos do Raul?

[23:12] [Albino] Luis a tecnologia é um meio...não um fim.

[23:12] [JoseMiguelSousa] Boa Albino: sintetizou uma resposta ao tema deste chat. 

[23:12] * helena-g has joined #mt

[23:12] [Jose_Correia] mas o que seria de nós se não houvesse quem a estudasse

[23:12] [JaimeCSilva] Claro, a tecnologia ajuda a ver a matemática em acção, não é o fim em si.

[23:12] [Raul_Pereira] luis: também estimula se os alunos souberem que a matemática faz parte da vida do homem, em tudo o que o rodeia

[23:13] [Renata] nem mais Raul

[23:13] [Jose_Correia] mas o que seria de nós se não houvesse quem     estudasse a tecnologia

[23:13] [Luis] JCS: a situação ideal para convencer os alunos da importância da matemática é essencialmente formar bem os professores (com nivel MUITO acima do que precisam de ensinar) e recuperar os programas (tão mal tratados) para níveis bem mais exigentes (poderá ser interessante ver os livros do Sebastião e Silva que se não sabem ficam a saber que já não se vendem!!!)

[23:13] [JoseMiguelSousa] Mas existem em muitas bibliotecas. 

[23:14] [JaimeCSilva] Luis: eu conheço tudo isso muito bem pois fui aluno do programa experimental de Sebastião e Silva...

[23:14] [JoseMiguelSousa] e de muitas escolas

[23:14] [Raul_Pereira] ????????? Falem em algo do presente

[23:14] [JaimeCSilva] E olhe que os programas não estão mal tratados... ao contrário do que dizem por aí...

[23:14] [Albino] lol

[23:14] [Raul_Pereira] sou gajo novo

[23:14] [Raul_Pereira] _3:_12)

[23:14] [Renata] lol

[23:14] [Raul] Intercâmbio cultural e científico. Conferências sobre assuntos de Matemática dadas por alunos, na presença de alunos de diferentes escolas. Nem imaginam como é significativa a aprendizagem que fazem na pesquisa (também Internet) que fazem para preparar a conferência.

[23:15] [JaimeCSilva] Lá está Raul, a Internet/tecnologia como meio não como fim...

[23:15] [Albino] Raul, 100% de acordo.

[23:15] [ADERITOEVORA] Raul: gostei muito da ideia

[23:15] [Arselio] O que é lol? É alguma coisa dos programas?

[23:15] [JoseMiguelSousa] Parabéns Raul, continue e DIVULGUE de modo a incentivar outros 

[23:15] [Raul_Pereira] LOT OF LAUGHT

[23:15] [Raul_Pereira] muitos risinhos

[23:15] [Renata] :)

[23:15] [Raul_Pereira] ai o Inglês............

[23:15] [Albino] Arselio  lol = gargalhada.

[23:16] [Luis] sobre os programas e estarem mal tratados isso seria uma conversa muito comprida, alias porque o colega teve um papel importante nesse campo

[23:16] [JaimeCSilva] Quanto a mim, uma questão que justifica o ensino da matemática em todos os níveis e a todos os alunos é aquilo que se chama "_Modelação Matemática_"

[23:16] [Raul] Luis, não o convenci?

[23:16] [Albino] também  é preciso aqui   hehehe

[23:17] [Albino] JaimeCSilva, ou Matematização. (ainda mais convincente!)

[23:17] [JaimeCSilva] Pois é Luís, até porque conheço bem os programas de muitos outros países... e o que se diz não bem a realidade...

[23:17] [Arselio] Eu sei o que é lol. O que eu não percebia é porque é que isso vinha a seguir referências aos programas. Pensei ser outra coisa.

[23:17] [Luis] Raul: eu não sou taliban :) mas a minha experiência nesse campo deixa-me desconfiado. Tenho a certeza que se no seu caso as coisas funcionam há que aproveitar ao máximo. Os alunos merecem!

[23:17] * xli has joined #mt

[23:17] [JaimeCSilva] Sobre a "_Modelação Matemática_" podem ver a página com muitos exemplos: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/model.html

[23:18] [Raul] Parece que há por aí uma tentativa de reanimar a matemática com outros programas e se tivesse havido sucesso penso que já saberíamos!

[23:18] [JoseMiguelSousa] como Raul?

[23:18] [Arselio] Não sei se a matematização é mais convincente! É provavelmente mais redutora. Mas é alguma coisa que vale a pena discurtir. Disse assim mesmo discurtir.

[23:18] [Raul] REANIMAT. Só para responder ao luis.

[23:18] [JoseMiguelSousa] ah

[23:18] * Outra_Laura_ has joined #mt

[23:19] [Arselio] quem é que precisa de ser reanimado? A matemática precisa. 

[23:19] [JaimeCSilva] Eu acho que a "_Modelação Matemática_" deveria ter presença constante em todos os programas. Eu uso-a em todas as disciplinas que lecciono (em doses proporcionadas a cada tema está bem de ver).

[23:19] [ADERITOEVORA] O que é o REANIMAT?

[23:19] [Raul_Pereira] ADERITOEVORA: tu és deste planeta?

[23:19] [Albino] Arselio...discurtir! :)) gostei.....pareces o Mia Couto! ;-))

[23:20] * Floyd has joined #mt

[23:20] [Jose_Correia] mas quando entram porta a dentro professores de electricidade a dizer que vão experimentar dar matemática, o aluno que gosta de matemática já que precisa de ser reanimado....

[23:20] [ADERITOEVORA] Não. Sou alentejano

[23:20] [Arselio] Aderito de Évora: tu andas distraído.

[23:21] [JaimeCSilva] Quem quiser saber mais sobre o chamado projecto REANIMAT pode ir a http://ptmat.lmc.fc.ul.pt/~armac/Reanimat/Reanimat.htm

[23:21] [JoseMiguelSousa] O uso da Modelação vai ao encontro do que temos dito aqui. A necessidade de trabalhar a matemática ligada ás realidades dos nosso alunos

[23:21] [Arselio] de qualquer modo devemos dizer-te lentamente claro que há um projecto de aplicação de um programa do secundário com professores da fculdade que é apoiado pela gulbenqueian.

[23:21] [ADERITOEVORA] Desculpem a distracção!

[23:21] [JaimeCSilva] Uma das armas que podemos usar quanto à _modelação_ é a das notícias do dia-a-dia através dos jornais e da televisão

[23:22] [Raul_Pereira] _3a população que se quer atingir, não lê jornais

[23:22] [JaimeCSilva] Uma das notícias que mais tenho explorado nas aulas é a do afundamento do PRESTIGE

[23:22] [JaimeCSilva] Os professores é que devem ler os jornais

[23:22] [JoseMiguelSousa] e aqui temos um excelente oportunidade para trabalho interdisciplinar

[23:22] [Arselio] aprendem a ler jornais também e ao mesmo tempo simultaneamente.

[23:22] [JaimeCSilva] para usar os exemplos reais e actuais com os seus alunos

[23:23] [JaimeCSilva] Claro, Arselio!

[23:23] [Luis] tanto quanto sei o REANIMAT não teve todo o sucesso que seria desejável. Quanto a mim houve uma tentativa excessiva de formalização de conteúdos.

[23:23] [Joaquim_Pinto] está desactualizado...

[23:24] [Raul] Então o que está não serve, o Reanimat não serve. O que serve meus senhores e minhas senhoras?

[23:24] [Luis] olhe que não...

[23:24] [JPMatias] quem pode dizer alguma coisa sobre os programas de matemática e práticas noutros países?

[23:24] [JaimeCSilva] Já foram visitar a página de Miguel de Guzman? Está em http://mdeguzman.net

[23:24] [JaimeCSilva] JPMatias que quer saber?

[23:24] [Arselio] Na próxima quarta-feira vou ler matemática nos jornais e nos romances na biblioteca municipal de Aveiro para pais alunos professores etc. e por aí a diante. Vou arranjar matemática até na literatura.

[23:25] [Arselio] Podem dar uma ajuda? Sugestões?

[23:25] [JaimeCSilva] JPMatias, pode consultar uma página que fiz sobre isso em 

[23:25] [JaimeCSilva] http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/indexem28.html

[23:25] [JoseMiguelSousa] O clássico conto da Alice no País da Maravilhas, Arselio. Por exemplo.

[23:26] [JaimeCSilva] E Júlio Verne

[23:26] [Raul] Arselio, pode consultar um livro do Padre António Vieira, que de momento tenho pena em não poder dizer mais do que isto.

[23:26] * level_43 has joined #mt

[23:26] * Outra_Laura_ has quit IRC (Connection reset by peer_)

[23:26] [JoseMiguelSousa] O Diabo dos Números, editado pela ASA.

[23:27] [JPMatias] Gostava de saber em que pontos essenciais é que os programas de matemática diferem dos nossos, e sobretudo tentar de alguma forma comparar resultados. Obrigado pelo linque.

[23:27] [JaimeCSilva] E o livro "Da Educação" de Almeida Garrett

[23:27] [Arselio] Obrigado. Pelas dicas. Depois vos digo.

[23:27] [Albino] e o livro do Jorge Buescu, O mistério do BI e outras histórias

[23:27] [JaimeCSilva] Livros de divulgação científica são mais que muitos...

[23:28] [JaimeCSilva] O "Diabo dos Números" talvez seja um dos melhores!

[23:28] [Albino] é excelente. Também acho....

[23:28] [Raul] Eu estava a gostar imenso desta conversa, apesar de ter fugido na maior parte do tempo ao tema. Tenho de abandonar. Boa noite a todos e muito obrigado pelo contributo que me deram.

[23:28] [JaimeCSilva] Sem contar com as colunas no "Expresso" do Nuno Crato...

[23:28] [Arselio] Em Aveiro. Nada de demasiado óbvio. Vou ler matemática em textos normais e na ficção. Vou mostrar literatura em textos matemáticos.

[23:29] * Bartolomeu has quit IRC (QUIT: May the _force_ be with you!_)

[23:29] [Raul_Pereira] ficai bem professores... pena ser aluno e amanhã ter aulas. Tenham uma boa noite... continuem que estão num bom caminho

[23:29] * Raul has quit IRC (QUIT: _)

[23:29] [Raul_Pereira] que os vosso alunos tenham bom sucesso escolar

[23:30] * Raul_Pereira has left #mt

[23:30] * Jose_Maria has quit IRC (QUIT: _)

[23:31] [JaimeCSilva] Mas acham que se justifica ensinar matemática a todos? Não será a matemática um latim com retórica?

[23:31] [Arselio] Não me deixes aqui sozinho com estes tipos do norte.

[23:32] [JaimeCSilva] Xau a quem vai saindo. Conseguimos ter um máximo de 32 pessoas salvo erro. Nada mau.

[23:32] [ADERITOEVORA] Muito bom

[23:32] [Arselio] Eu acho que a matemática é de todos e que é preciso que todos a aprendam.

[23:32] [JoseMiguelSousa] Devemos ensinar a todos, mas de com conteúdos e métodos diferentes. 

[23:32] * level_43 has left #mt

[23:32] [Albino] não me parece que a matemática faça falta a todos....

[23:32] * alexandra has quit IRC (Connection reset by peer_)

[23:32] [Arselio] Faz faz

[23:32] * ADERITOEVORA has left #mt

[23:33] [Jose_Correia] parece que vamos pelo menos no caminho certo

[23:33] [Joaquim_Pinto] também acho que faz!

[23:33] [Renata] é claro que faz falta!

[23:33] [Jose_Correia] admitimos o insucesso. Queremos mudar?

[23:33] [JaimeCSilva] Sim, acho esse um ponto fundamental: matemática para todos mas não necessariamente a mesma nem do mesmo modo...

[23:33] [Albino] a pensar assim...também a Geografia faz falta a todos...e a Biologia...e o Inglês....

[23:33] * Julia_Torres has joined #mt

[23:33] [Renata] JCS concordo

[23:33] [Jose_Correia] mas se os alunos não aprendem, nós professores fazemos tudo menos ensinar

[23:33] [Julia_Torres] Boa noite a TODOS

[23:33] [Albino] e os alunos têm grandes cargas horárias 

[23:33] [Arselio] claro que a Geografia e a Biologia e etc. faz falta a todos.

[23:33] [JaimeCSilva] Será que a disciplina de "Matemática Aplicada às Ciências Sociais" verá a luz do dia?

[23:34] [JoseMiguelSousa] espero bem que sim, Jaime. 

[23:34] [Arselio] temos de saber escolher o imprescindível conhecimento para todos.

[23:34] [JoseMiguelSousa] seria andar para trás vários anos

[23:34] [JaimeCSilva] Essa disciplina é mais Matemática mas muito diferente para alunos que têm estado afastados do conhecimento matemático avançado...

[23:34] [Marilu] Jaime: não vai ver em 2003/2004?

[23:34] [Arselio] vai

[23:35] [JaimeCSilva] Dizem que sim...

[23:35] [JaimeCSilva] mas...

[23:35] [Joaquim_Pinto] é obrigatória em um curso!

[23:35] [JaimeCSilva] Será que a revisão curricular não vai ficar no tinteiro por causa de tanta controvérsia...?

[23:36] * Jose_Correia has quit IRC (QUIT: _)

[23:37] [JaimeCSilva] Bom será a matemática um latim?

[23:37] [JaimeCSilva] será?

[23:37] * Julia_Torres has quit IRC (Connection reset by peer_)

[23:37] * Julia_Torres has joined #mt

[23:37] [Arselio] o Gramsci dizia que na falta da matemática, o latim

[23:38] [Arselio] é mesmo falta de visão. De qualqeur modo o Grqamsci escreveu isso na prisão e não tinha muito material ...

[23:38] [JaimeCSilva] Mas essa é uma visão redutora da matemática

[23:38] [JaimeCSilva] a mesma do Almeida Garrett...

[23:38] [JaimeCSilva] Eu acho que a Matemática não é um latim, porque a matemática não é apenas uma linguagem e uma lógica...

[23:39] [JaimeCSilva] A matemática, como dizia Galileu, é a ferramenta que nos ajuda a ler o que se passa à nossa volta

[23:39] [Albino] não vos parece que o currículo dos miúdos é muito extenso, em termos de carga horária?

[23:39] [JaimeCSilva] Não

[23:39] [Arselio] mas também é. E o risco é que para alguns desejos de futuro pensa-se que a matemática pode ser substituída pelo raciocínio dos gramáticos ou pelo latim.

[23:40] [JaimeCSilva] Acho é que com a desorganização da escola não se fazem horários decentes...

[23:40] [Albino] poderá passar por aí também...

[23:40] [JaimeCSilva] e com horários irregulares o que não é muito parece excessivo...

[23:40] [JaimeCSilva] Tenho larga experiência em casa com as minhas filhas...

[23:40] * Nuno_Fonseca has quit IRC (QUIT: _)

[23:40] * nunorainho has quit IRC (QUIT: _)

[23:41] [Arselio] se fosse um problema de desorganização escolar... o problema é de organização e gestão do trabalho escolar a partir das escolas.

[23:41] [JaimeCSilva] Os horários irregulares são um quebra-cabeças familiar...

[23:41] [Albino] têm a sorte de terem tido bons horários?

[23:41] [JaimeCSilva] ui ui ui...

[23:41] [JaimeCSilva] azar

[23:41] [JaimeCSilva] maus horários...

[23:41] [Albino] ;(

[23:41] [Arselio] este ano vai mudar a lei da organização escolar... aliás até vai haver novas eleições em todo o lado.

[23:41] [Albino] a mim parece-me que isso é um ponto a ter em conta.....

[23:42] [JaimeCSilva] nunca consigo saber quando entram e quando saem da escola... confusão 8-(

[23:42] [Albino] o dos horários....dos tempos lectivos onde é posta a Matemáticas

[23:42] [JaimeCSilva] Voltando à matemática que, como dizia Galileu, é a ferramenta que nos ajuda a ler o que se passa à nossa volta

[23:43] [Albino] nem todos temos que ler o mundo do mesmo jeito!!

[23:43] [JaimeCSilva] mas não nos dá nenhuma resposta, só ajuda...

[23:43] [JaimeCSilva] só ajuda

[23:43] [Arselio] Galileu! Uhm. Uma boa ideia, São os diálogos.

[23:43] [JaimeCSilva] ...e é por isso que não acho que seja a rainha de coisa alguma, não dá ordens a ninguém nem se sobrepõe a nada

[23:43] [Albino] não me parece forçoso que todos tenham que saber Matemática para serem felizes.

[23:44] [JaimeCSilva] A felicidade é outra discussão...

[23:44] [Marilu] Mas ajuda...

[23:44] [JoseMiguelSousa] mas se souberem matemática são mais felizes :-)

[23:44] [JaimeCSilva] Mas parece-me que quem não sabe matemática fica desarmado a olhar o mundo à sua volta...

[23:44] [Albino] à felicidade a Matemática????!!

[23:44] [Albino] não é de todo verdade, Jaime

[23:44] [Arselio] Bem, vou voltar ao meu trabalho manual cindereliano  para amanhã. Para ser feliz.

[23:45] [JaimeCSilva] ...e pode recorrer a interpretações esotéricas (p.e. astrologia) para explicar o que ele não entende ...

[23:45] [JPMatias] A matemática não entra em tudo... Para tentar entender as pessoas por exemplo. Para que quereríamos a matemática?

[23:45] [JoseMiguelSousa] o Jaime disse "desarmado". Pode olhar mas sem entender o que o rodeia 

[23:45] [Albino] JaimeCSilva...é para rir...não é???

[23:45] [Albino] JoseMiguelSousa terá outro entendimento.....

[23:46] [Albino] que não o dos senos e integrais.

[23:46] [Arselio] Até logo. Adeus. Fiquem sossegados a falar uns com os outros.

[23:46] [JaimeCSilva] JPMatias quando falamos que algo varia exponencialmente com outra coisa, como perceberemos isso (incluindo na psicologia e relações humanas) sem uma boa compreensão das funções?

[23:46] [JoseMiguelSousa] essa visão da matemática é muito redutora Albino.

[23:46] [JaimeCSilva] e as probabilidades...?

[23:46] [Albino] não me parece.

[23:47] [JoseMiguelSousa] e os grafos e a recolha do lixo nas cidades?

[23:47] [Albino] tenho muitos amigos...zeros a matemática.....e felizes, quanto baste.

[23:47] [Albino] ora essa

[23:47] [JoseMiguelSousa] e a Geometria e os tapetes de Arraiolos 

[23:47] [Albino] nada preocupados com os grafos

[23:47] [Albino] não conhecem gente desta????

[23:47] [Marilu] se são felizes sem a Matemática imagina se conhecessem Matemática, Albino! :-)

[23:48] [JaimeCSilva] Ainda no outro dia assisti a uma conferência de divulgação sobre a clonagem: quantificações por todo o lado: riscos, possibilidades, estatíiticas, comportamentos ao longo do tempo... tanta Matemática!

[23:48] * Julia_Torres has quit IRC (Connection reset by peer_)

[23:48] * Floyd has left #mt

[23:48] [JaimeCSilva] Albino: não conheço os seus amigos por isso nada posso dizer... mas a felicidade tem muito que se lhe diga...

[23:49] [Albino] acho que é uma falsa discussão. Não acho que a Matemáticas deva ser para todos....

[23:49] [Albino] JaimeCSilva, claro.

[23:49] [JPMatias] A quantificação das coisas surge inevitavelmente se entrarmos num certo grau de profundidade dos assuntos.

[23:49] [JaimeCSilva] Não Albino, conheço muita gente, inclusivé vou a muitas escolas falar com professores e alunos...

[23:50] [JPMatias] .. mas para relações humanas ao nível do dia-a-dia não é imprescindível.

[23:50] [JaimeCSilva] Só na última semana fiz 3 conferências em 3 escolas diferentes... duas delas para alunos...

[23:50] [JaimeCSilva] Relações humanas? Calro que é?

[23:50] [JaimeCSilva] Comos e avaliam riscos?

[23:50] [Albino] aplicando-se exponenciais?

[23:50] [JaimeCSilva] Risco de apanhar uma doença? Vale a pena vacinar contra a meningite, por exemplo?

[23:51] [JaimeCSilva] Albino não estou a dizer qual é a aplicação concreta sem ter um exemplo concreto, claro...

[23:52] * mashara has joined #mt

[23:52] [JaimeCSilva] mas o crescimento exponencial é um tema de possível interesse: pois se até no telejornal se dizem asneiras sobre o tema...

[23:52] [Albino] se isto fosse um chat de otorrinos...todos diriam que a otorrinologia é essencial para o dia a dia de qualquer pessoa.

[23:52] [Albino] e arranjariam bons exemplos que o demonstrariam

[23:52] [JPMatias] JCS: Mas será que essas noções não serão explicáveis qualitativamente, numa primeira abordagem, sem se cometerem erros, sem entrar necessariamente de forma explícita numa linguagem/formalismo matemático?

[23:53] [JPMatias] É verdade, as asneiras sobre os "crescimentos exponenciais"!

[23:53] [JaimeCSilva] Claro JPMatias, toda a formalização tem de passar antes por uma ou mais fases intuitivas...

[23:53] [JaimeCSilva] nalguns temas pode-se ficar por aí, dependendo dos alunos e da idade...

[23:53] [JaimeCSilva] mas mesmo intuitiva e qualitativa não deixa de ser matemática...

[23:54] [JPMatias] Recentemente resolvi, em conjunto com uma pessoa de formação nas área de humanísticas, um teste de avaliação do QI. Algumas das questões apelam a noções só acessíveis para quem chegou a um certo ponto de evolução na aprendizagem da matemática.

[23:55] [Albino] JaimeCSilva, somos matemático-dependentes...

[23:55] [JaimeCSilva] Os testes de QI são muito contestáveis...

[23:55] [Albino] JPMatias, o que está na bera são os testes de QE! :)

[23:55] [JPMatias] .. era engraçado observar como uma pessoa com noções matemáticas muito elementares, conseguia com um raciocínio "menos matemático" chegar às respostas correctas (algumas!)

[23:55] [JaimeCSilva] Albino, como dizia Galileu o Universo está escrito em linguagem matemática...

[23:55] [Albino] para determinada leitura, insisto.

[23:56] [Albino] para um pintor, será outra a palette...

[23:56] [JaimeCSilva] Mas a formalização matemática não significa uma verdadeira compreensão...

[23:56] [JPMatias] JCS: Plenamente de acordo!

[23:57] [JaimeCSilva] Pode-se chegar à compreensão de uma noção matemática ou abstracta avançada sem ter feito um estudo formal dessa noção

[23:57] [JaimeCSilva] Mas a maioria precisa da escola para lá chegar...

[23:58] * Joao_Torres has quit IRC (Excess flood_)

[23:58] [JPMatias] Então quando estamos a perguntar se as pessoas precisam de aprender matemática, estamos ou não a falar de passar o patamar das noções intuitivas e introduzidas qualitativamente?

[23:59] * Joao_Torres has joined #mt

[23:59] [JaimeCSilva] Não, aprender matemática pode ser aprender a lidar com certas noções de forma qualitativa

[23:59] [JaimeCSilva] Por exemplo, aprender a ler e interpretar gráficos...

[00:01] [JPMatias] Nesse caso, a matemática é necessária a todos. Mas há que distinguir muito bem o modo como se fala de matemática a diferentes tipos de públicos (acho que isto já foi dito atrás)

[00:01] [JaimeCSilva] exactamente

[00:01] [Albino] Abraço a quem fica.

[00:01] [JaimeCSilva] []s

[00:02] [Albino] e parabéns ao Jaime pelo trabalho desenvolvido ao longo destes tempos [ ]'s

[00:02] [JPMatias] dá-me a sensação que as pessoas (nós, os professores) somos excessivamente virados para nós próprios e muitíssimo rígidos em relação ao pessoal do outro lado (alunos)

[00:02] * JPMatias has quit IRC (Connection reset by peer_)

[00:03] [JaimeCSilva] É capaz de isso ser um pouco verdade...

[00:03] * Albino has quit IRC (QUIT: _)

[00:04] [Renata] o que é ser rígido para os alunos, JPM?

[00:05] * Arselio has quit IRC (QUIT: _)

[00:06] [xli] é o sitio onde o aluno guarda os jogos, renata

[00:07] [Renata] :)

[00:07] [JoseMiguelSousa] Caros colegas, tive de me ausentar e tenho de sair. Boa noite a todos e obrigado ao Jaime pela sua disponibilidade de estar sempre ... e sempre com os professores (não universitários, digo)

[00:07] [JaimeCSilva] O JPMatias já saiu, mas o que eu penso que ele queria dizer é que queremos dar o mesmo do mesmo modo a todos os alunos sem ter em atenção que cada aluno parte de um ponto diferente e tem expectativas diferentes...

[00:08] * Joao_Torres has left #mt

[00:08] [JoseMiguelSousa] Quem pretende continuar a conversa com o Jaime, sobre Matemática em termos de conteúdos, consulte www.prof2000.pt - estão abertas inscrições para uma acção a distância sobre Didáctica da Análise Matemática. 

[00:08] [JaimeCSilva] eh eh eh

[00:08] [JaimeCSilva] publicidade oportuna...

[00:08] [jsoares] Colegas, vou ter de ir, gostei muito de estar aqui convosco, mas amanhã (hoje!) tenho de levantar-me cedo. Parabéns ao Dr. Jaime Silva pela bela conversa que proporcionou. Até à próxima conversa aqui nesta canal, em data a divulgar em:http://213.13.119.78/mt/website/index.php?id=270

[00:09] [JoseMiguelSousa] Para melhorarmos o nosso ensino, falou-se disso aqui... 

[00:09] [JaimeCSilva] pois

[00:09] * JoseMiguelSousa has left #mt

[00:09] [rogerio-c] Gostei muito de "ouvir" esta conversa. Um abraço a todos.

[00:09] * clopes has joined #mt

[00:10] * jsoares has quit IRC (QUIT: Leaving_)

[00:10] [Renata] bem... eu também me vou ausentar porque amanhã os meus meninos (alunos) esperam-me obrigada ao Dr Jaime Carvalho e Silva e até uma próxima oportunidade. Um abraço

[00:10] [JaimeCSilva] Um abraço Renata

[00:11] * rogerio-c has quit IRC (Connection Closed_)

[00:11] * fylo has left #mt

[00:12] * xli has quit IRC (QUIT: _)

[00:12] [Joaquim_Pinto] não ouço nada!

[00:12] * Renata has quit IRC (QUIT: _)

[00:12] [JaimeCSilva] Bom, as horas vão altas

[00:12] [JaimeCSilva] E a lua também

[00:13] [Joaquim_Pinto] vou ter um trabalhão a depurar este log!!!

[00:13] [JaimeCSilva] Penso que está não hora de dar por encerrada a conversa de hoje

[00:13] [JaimeCSilva] Já lá vão mais de duas horas

[00:13] [Marilu] Pois...

[00:13] [Joaquim_Pinto] acho bem...

[00:13] [Marilu] e 12 minutos!

[00:13] [manuelapires] Fiquei a pensar que se consegue debater mais no IRC do que num painel

[00:13] [Joaquim_Pinto] pelo menos fala mais gente!

[00:14] [JaimeCSilva] Vejam os próximos debates e actividades em 

[00:14] [JaimeCSilva] http://www.apm.pt/mt/

[00:14] [manuelapires] Até ao próximo ... durante o dia, com muitos alunos...

[00:14] [JaimeCSilva] xau a todos

[00:14] [JaimeCSilva] ********

[00:14] * manuelapires has left #mt

[00:14] [JaimeCSilva] []s

[00:14] [Joaquim_Pinto] []s

[00:14] [Marilu] Xau e até à próxima!

[00:15] [clopes] o de hoje vai ser publicado? Desculpem mas só me lembrei agora, já é tarde...

[00:15] [JaimeCSilva] O Pinto vai tratar disso...

[00:16] [JaimeCSilva] Depois penso que será colocado na página http://www.apm.pt/mt/

[00:16] [Joaquim_Pinto] sim, eu trato disso!

[00:16] [clopes] Obrigado, Dr. Jaime

[00:16] [Joaquim_Pinto] o da semana passada:

[00:16] [Joaquim_Pinto] http://www.prof2000.pt/chat_13_fev.htm

[00:18] [clopes] O que, irei acompanhar então pelo resumo... Obrigado  um abraço meu caro Pinto

[00:18] [Marilu] para quando se prevê o próximo debate?

[00:18] * Bartolomeu has joined #mt

[00:19] [JaimeCSilva] Ainda não está marcado.

[00:19] [JaimeCSilva] Será anunciado na página http://www.apm.pt/mt/

[00:19] * mashara has quit IRC (QUIT: _)

[00:20] [Joaquim_Pinto] mandem sempre!

[00:20] * JaimeCSilva has quit IRC (QUIT: Até à __2próxima__!_)

[00:20] * clopes has left #mt

[00:21] * _ct_ has quit IRC (QUIT: _)