Sobre

O NEMAT/AAC é um organismo da Associação Académica de Coimbra que representa todos os estudantes do Departamento de Matemática da FCTUC. Com mais de 20 anos existência, este tem vindo a promover várias iniciativas não só de caráter pedagógico mas também lúdico, dando a conhecer todas as estruturas e tradições da Academia.

A defesa dos interesses de todos os estudantes que representamos, assim como a integração na vida coimbrã dos recém-chegados a Matemática constituem as nossas principais prioridades. A formação e desenvolvimento destes são objetivos também sempre presentes ao longo de todo o ano.

O NEMAT/AAC deseja que o percurso nesta Universidade seja uma ótima fase da vossa vida, aproveitando ao máximo todas as potencialidades do curso e a própria cidade de Coimbra.

Núcleos FCTUC Pólo 1

Os Núcleos FCTUC Pólo 1 são formados pelos Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra do Pólo 1 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Em conjunto, Antropologia, Arquitetura, Biologia, Bioquímica, Departamento de Física, Matemática e Química realizam diversas atividades ao longo de todo o ano. Destacando-se a Mega Febrada FCTUC Pólo 1 realizada tradicionalmente no início do segundo semestre e as atividades da Queima das Fitas que promovem a interação entre os estudantes dos diversos cursos, premiando os vencedores com bilhetes para a maior festa académica do país. Para além de tudo isto, uma boa cooperação entre os Núcleos e integração dos estudantes recém-chegados à cidade de Coimbra são objetivos assumidos desde sempre.

Facebook

Instagram

20 anos NEMAT/AAC

No passado dia 26 de Janeiro de 2018, o Núcleo de Estudantes de Matemática da Associação Académica de Coimbra celebrou 20 anos de existência. Assim sendo, realizou-se no dia 25 de Janeiro às 15h uma Cerimónia de Comemoração, na Sala 17 de Abril do Departamento de Matemática da FCTUC. Esta contou com a presença do Diretor do DMUC, Professor Doutor Paulo Oliveira, o Presidente da DG/AAC, Alexandre Amado, a Primeira Presidente do NEMATEG/AAC, Ana Isabel Mendes, e o atual Presidente do NEMAT/AAC, Henrique Duarte. Espreita todas as fotografias do evento através do seguinte link.

Cerimónia de Comemoração 20 anos NEMAT/AAC

Para terminar esta celebração, o NEMAT/AAC realizou um Mega Convívio de Aniversário nas Cantinas dos Grelhados onde a animação tomou conta de toda a noite.

A Cerimónia de Comemoração 20 anos NEMAT/AAC foi um dos destaques da edição do dia 26 de Janeiro de 2018 do Diário As Beiras.

130 anos AAC

130 ANOS DA “MAIOR, MAIS ANTIGA E MAIS ECLÉTICA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DO PAÍS”

Depois de descerrar uma placa comemorativa, na presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do primeiro ministro, António Costa, a Associação Académica de Coimbra (AAC) arranca oficialmente com as comemorações do 130.º aniversário. “Inauguramos as comemorações no dia dos 130 anos – 3 de novembro”, sublinha o Presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), Alexandre Amado.

Marcado oficialmente com uma gala comemorativa, o aniversário contou com “um conjunto de homenagens a personalidades da história da AAC que ainda não tiveram o devido reconhecimento”, afirma o dirigente estudantil. “Zeca Afonso, no ano que se assinalam os 30 anos da sua morte, a Direção-Geral de 69, coletivamente, e Fernando Pimentel, que foi quem desenhou o símbolo da AAC há 90 anos atrás” foram os homenageados durante a gala que pretendeu “reunir a academia toda”. O evento teve lugar no Palácio de São Marcos, pelas 19h30, e, contou Alexandre Amado, teve como objetivo “juntar a família académica para passar o aniversário em conjunto”.

Ainda durante o evento, o Presidente da DG/AAC quis anunciar “o objetivo das comemorações” que é de “gravar na memória da cidade, da academia e da universidade, a história da AAC que ainda não está registada”. Assim, Alexandre Amado revela que a AAC vai promover “a elaboração de um livro sobre movimento estudantil aos olhos da AAC, em que vão participar os presidentes da Direção-Geral ainda vivos”. Os estudantes querem ainda “produzir um documentário sobre toda a história da academia, não centrada apenas em determinadas figuras nem em determinados episódios”.

A DG/AAC pretende ainda, durante o ano de aniversário, “iniciar um processo de reestruturação do arquivo e do espólio”. Segundo Alexandre Amado, o objetivo é que “em novembro do próximo ano, possamos contribuir de uma forma organizada para o Museu Académico”.

Pretende-se que as comemorações se prolonguem todo o ano”, continua Alexandre Amado. “Tenhamos conseguido reforçar o registo da AAC e gravar na memória da Cidade, da Academia e da Universidade, e temos várias formas de o fazer”.

Fotografias Oficiais do Evento