(La)TeX - Processador de texto

23 de Maio 2013


GUTpt, Grupo Informal de Utilizadores de TeX, Portugal http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt


Contribuições para o uso do (La)TeX, um sistema para o processamento de texto.

Livros/Artigos
Pedro Quaresma,
Curso de (La)TeX
Curso de LaTeX. Introdução ao sistema TeX; LaTeX, a escrita de documentos; texto matemático; extensões (gráficos e outras) e os estilos Tese e Seminário Avançado do Departamento de Matemática da FCTUC.
Folhas de apoio (cartaz de anúnicio, exemplos e tabelas) de um curso de LaTeX dado por mim no Departamento de Matemática da FCTUC em Outubro de 2000.
Caixa de Ferramentas Electrónica
O sistema (La)TeX como o centro de um conjunto de programas para a escrita de textos que incluam, imagens, gráficos de funções, etc.
  1. Caixa de Ferramentas Electrónica, Pedro Quaresma de Almeida, 1matforum, Coimbra, 20 de Abril de 1995. O texto aonde eu exponho esta minha proposta.
  2. The Electronic Publishing Toolbox, Proceedings of the Electronic Media in Mathematics, Coimbra, Portugal, September 2001. A actualização/expansão do texto anterior.
  3. Ghostview - Um interpretador de ficheiros PostScript, óptimo para visualizar e/ou imprimir ficheiros PostScript.
  4. DviPS - Como o nome indica converte ficheiros .dvi (TeX) em ficheiros .ps (PostScript). É através deste programa que é possível fazer a inclusão de imagens em textos produzidos pelo sistema TeX.
  5. Emacs + AUCTeX - O emacs é um editor de texto bastante flexível (é programável numa variante própria do Lisp) sendo que o AUCTeX é um modo (LA)TeX muito interessante.
  6. Gnuplot - Programa para o traçar de gráficos de funções (2D e 3D) com produção de ficheiros de saída em modo LaTeX, entre outros.
  7. Xfig, Qfig, TeXCad - programas de desenho esquemático com produção de ficheiros de saída em modo LaTeX, entre outros.
  8. PiCTeX - conjunto de comandos (La)TeX para o desenho esquemático.
Conjuntos de Comandos
  1. Classe dmuthesis 1.2 (2015/06/05), Estilo Tese de Mestrado para o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
  2. DCPiC, conjunto de comandos para a escrita de diagramas baseada no PiCTeX.
  3. defs.tex, algumas (pequenas) definições úteis, como por exemplo o símbolos de ordinais (1a, ...), e alguns dos símbolos matemáticos não incluidos no conjunto de tipos original.
Outras referências
  1. Ponteiros para sítios interessantes.
  2. LaTeX Catalogue Online, por Graham Williams. Indice completo de todos os conjuntos de comandos ("packages") contidos no Catálogo LaTeX (LaTeX Catalogue).
Como escrever |N, |R, ... , em LaTeX:
Já deve ter querido escrever o símbolo para o conjunto dos naturais e, espanto dos espantos, não o encontrar no conjunto de símbolos do (La)TeX. Esta falha é para mim um dos grandes mistérios do TeX :) . Eis algumas possíveis soluções
Como escrever o símbolo do conjunto das partes de um conjunto ("Power Set")
Eis outra questão em falha, as letras caligráficas (cal) normais não são apropriadas. Eis uma possível solução.

Pedro Quaresma - pedro@mat.uc.pt