Tabela Acrobática F3A-I 1999, Portugal

March 8, 1999

Fig. No. Figura k Descrição
1 Sequência de descolagem 1 O modelo é colocado na pista, parado, descola, roda 90o de modo a que se afaste da linha do júri. Depois de definir a saída dessa volta, descreve outra de 270o para o outro lado a fim de efectuar a passagem com vento de cauda. No fim da passagem deve ser efectuada uma volta de 180o ou qualquer outro tipo de figura de inversão de sentido, à escolha do piloto.

2

Oito de Nível 2 O modelo executa uma volta e um quarto de nível, em qualquer sentido até 470o. Neste ponto inicia de imediato outra volta e um quarto, de nível, em sentido contrário, também com 470o, saindo em voo horizontal à mesma altura de entrada e em igual sentido.

3

Immelman 2 O modelo sobe e executa meio anel interior e de imediato faz meio tonel em qualquer direcção retomando o voo nivelado a uma altitude superior à da entrada.

4

Duas voltas de Vrille 2 o modelo estabelece uma direcção de voo e poderá reduzir a rotação do motor, mantendo a atitude de nariz para cima, até que, por ele, entra em perda e começa o vrille. O modelo entrará então em auto-rotação durante duas voltas completas e recupera na mesma direcção mas em altitude inferior à de entrada.

5

Meio oito cubano 2 O modelo inicia um anel interior, e quando se encontra em descida invertida a 45o, executa 1/2 tonel em qualquer direcção e recupera o voo horizontal nivelado.

6

Tonneau a subir a 45o 2 O modelo efectua uma subida a 45o, a meio da qual efectua uma rotação completa sobre o eixo longitudinal, em qualquer sentido.

7

Inversão com meio loop interior 1 O modelo efectua meio tonneau em qualquer direcção, seguido de meio loop interior retomando o voo nivelado a uma altitude inferior à de entrada.

8

Meios tonneaux em direcções opostas 3 O modelo executa uma rotação de 180o em qualquer sentido sobre o seu eixo longitudinal. Após uma pausa em voo invertido, executa outra rotação de 180o em sentido inverso ao da primeira, retomando o voo horizontal nivelado.

9

Queda de asa 2 O modelo sobe à vertical, executa uma queda de asa de 180o (para a esquerda ou para a direita) e recupera o voo nivelado à mesma altitude da entrada.

10

Três loops interiores 2 O modelo executa três loopings interiores a partir da posição de voo direito e nivelado.

11

Sequência de Aterragem 1 A potência reduzida, o modelo inicia uma volta de 180o, de nível ou a descer na direcção da pernada do circuito a favor do vento, percorrendo-a, após o que executa uma nova volta de 180o para entrar sobre a pista contra o vento. De seguida o modelo faz-se à pista com uma razão de descida constante até tocar na zona de aterragem. A sequência de aterragem estará completa após o modelo rolar 10 metros.
Total 20

Pedro Quaresma de Almeida - pedro@mat.uc.pt