Programação Avançada
2017/2018 - 2º Semestre

Mestrado em Matemática

Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Doutor Pedro Quaresma (Professor Auxiliar)


Pretende-se com esta disciplina que os alunos realizem, no espaço temporal de um semestre um Projecto Computacional Avançado, isto é, que resolvam e implementem, numa dada linguagem de programação, um tema aplicado de médio porte.

Submissão de propostas (área reservada).

Os projectos serão realizados durante o período lectivo correspondente a um semestre .


Projectos

Além do projecto mas, dentro do possível relacionado com o mesmo, os alunos estudarão um tema que depois apresentarão publicamente.

Temas
Internacionalização/Localização
pretende-se que o aluno estude a construção de "programas internacionais", isto é, programas que não estejam ligados de forma rígida a uma dada língua, mas que pelo contrário, embora tenham definida uma língua de base, sejam capazes de se adaptar "localizar" a muitas e variadas línguas. (English version).
Makefiles: compilação separada
pretende-se que o aluno estude a compilação separada de programas em C, através da utilização do mecanismo das Makefiles. (English version).
Programação Literária: Literate Programming
pretende-se que o aluno estude o conceito de programação literária, isto é, um sistema como o CWeb em que a construção de um programa e da sua documentação não são concebidas de uma forma separada mas como uma só entidade literária.
Bibliotecas Externas (GMP entre outras)
pretende-se que o aluno estude a utilização de bibliotecas externas num programa C/C++, aproveitando para apresentar uma dessas biblioteca em particular.
Programação na Rede
Web Programming, a ubiquidade da rede e a crescente facilidade de aceder à mesma leva a que a programação de aplicações baseadas em páginas de rede seja uma área de construção de aplicações importante. Pretende-se que o aluno estude o modelo de desenvolvimento servidor/cliente com interface dado por páginas de rede: as ferramentas básicas para o desenvolvimento; vantagens; limitações.

Pedro Quaresma
Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra
3000 COIMBRA, PORTUGAL
pedro - mat uc pt