"Pilot Assist Link"

Epaminondas Melo do Amaral Neto

Julho de 1997

O Pilot Assist Link, PA-1, testado, foi instalado num PT-40 da Great Planes, com motor ST-G45, um típico avião treinador, com um dispositivo destinado a pilotos inexperientes, entre outros.

O PA-1 consta de um sensor óptico com duas "janelas" fazendo um ângulo de 30 graus, e um "receiver" de três canais, um para profundor e os outros para os "ailerons" (frequentemente usamos só um canal para este comando mas dois podem ser usados, se desejado ou mais indicado).

A instalação não poderia ser mais fácil: Fixação do Sensor na parte inferior da fuselagem, sempre o mais próximo possível do C.G., e de preferência fazendo um ângulo de incidência positivo e pequeno, 10 graus ou menos. O receiver é intercalado entre o cabeamento dos servos-motores e do receptor do rádio. A fonte de energia é a bateria usada normalmente.

O resultado é o que realmente impressionou: O PA-1 recebe sinais do canal 6, ou dos flaps. Sua intensidade de resposta é dada pela intensidade do sinal que pode ser dosada aumentando-se o "volume". Decolamos com o comando do PA-1 ausente. No ar feita a correta trimagem, passamos a aumentar o sinal para o Pilot Assist. Em cerca de 50% do "volume", já podia se notar sua atuação, curvas de 360 graus podiam ser feitas só com o leme, aproximaçãoes para pouso só com leme e motor! Mais ainda, o avião foi deixado de dorso e em stall de velocidade, com nariz bem alto. Basta largar os comandos e por sí o avião baixa o nariz, ganha velocidade, estabiliza seu voo e segue em vôo levemente ascendente (por causa do ângulo de incidência positivo, se fosse zero, seu vôo deveria ser horizontal).

Finalizando: Fica implícito que o rádio a ser usado tem que possuir ao menos 5 canais*. Em caso de ser usado um rádio com recursos de programação as possibilidade se multiplicam, especialmente se for um PCM. Condições de tempo com muita reflexão de luz(Sol), como vôo sobre água ou neve podem prejudicar, e em muito, as capacidades de "orientação" do PA-1 (advertência do fabricante).


* Pode-se também usar um rádio de 4 canais. Neste caso não é possível fazer a regulação da intensidade do PA1 durante o vôo, sendo necessário fixar a regulação para um determinado valor antes do vôo (Pedro Quaresma de Almeida).


Epaminondas Melo do Amaral Neto - eamaraln@uol.com.br