Arabescos e Geometria


O principal objectivo do vídeo Arabesques and Geometry é mostrar como a Geometria e as transformações geométricas surgem no estudo das simetrias de decorações árabes. Temos assim uma boa motivação para o estudo da Geometria Plana e das suas isometrias.

Uma simetria de uma figura é uma transformação do plano que a deixa invariante. Este conceito será ilustrado mediante o uso de simetrias de arabescos. Estas vão também servir para mostrar os tipos diferentes de isometrias. Concluir-se-á que as simetrias de uma figura plana formam um grupo.

O vídeo destacará a importância que os grupos de transformações têm quando se pretende dar uma visão unificadora dos diferentes tipos de Geometria. Será feita referência aos 17 Grupos Cristalográficos ou, em má tradução, Grupos do papel de parede, dando-se uma ideia de como chegar a tal número usando argumentos topológicos.

Finalmente ver-se-á que alguns grupos cristalográficos são grupos de simetrias de arabescos no Alhambra, em Granada. As decorações do Alhambra e as animações das isometrias fazem surgir imagens de grande beleza.


 


(Tradução, pelos organizadores, de um texto fornecido por Antonio Costa)