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Corpos e Equações Algébricas (01001269)
2.º Semestre - 2017/2018
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Corpos e Equações Algébricas 01001269
2017/2018 2.º Semestre
Jorge Manuel Senos da Fonseca Picado DM
Português 6
Licenciatura em Matemática
Presencial
Pretende-se transmitir conhecimentos históricos e técnicos sobre o desenvolvimento da  ( Ver mais )
Álgebra Linear e Geometria Analítica I e II, Grupos e  ( Ver mais )

Abrir   Programa Editar

 

1. Anéis e corpos.
Anéis, domínios de integridade e corpos. Subanéis e ideais. Ideais principais. Anel quociente. Ideais primos e ideais maximais. Homomorfismos de anéis. Característica.

2. Anéis de polinómios.
Polinómios. Anéis de polinómios. Factorização: algoritmo da divisão, polinómios irredutíveis, Teorema de Gauss da factorização única.

3. Extensões de corpos. Elementos da teoria de Galois.
Extensões de corpos. Aplicações: construções com régua e compasso, construção de polígonos regulares. Teoria de Galois. Aplicações: resolubilidade de equações polinomiais por radicais.

4. Corpos finitos.
Propriedades fundamentais. Teorema da classificação (de Galois). Aplicações: teoria algébrica dos códigos.


Abrir   Métodos de Ensino Editar

As aulas são de tipo teórico-prático, ou seja, de natureza expositiva e acompanhadas de exemplos e resolução de exercícios que permitam compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Os métodos de ensino serão predominantemente expositivos nas componentes teóricas. Nas componentes práticas serão resolvidos problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.

 

«Antes de mais, deve observar-se que, hoje em dia, é aceite por toda a comunidade matemática a formulação conceptual, axiomática, da Álgebra. Mais do que isso, a metodologia algébrica é uma das ferramentas essenciais da Matemática. Por outro lado, depois de na segunda metade do século XX se ter assistido a uma abstracção sem paralelo na Matemática, mais recentemente, verificou-se um retorno a uma tradição nunca perdida: os desafios criados por problemas concretos, por vezes de natureza elementar, mas cuja solução requer métodos de extrema complexidade. O ensino da Álgebra deve, quanto a nós, reflectir este binómio abstracto-concreto. Como perguntava o grande matemático contemporâneo Vladimir Arnol’d, de que serve a um estudante saber o que é um anel local e as suas propriedades, se desconhecer o exemplo do anel das séries de potências?»

Rui Loja Fernandes e Manuel Ricou, Introdução à Álgebra,
IST Press, 2004


Abrir   Método de Avaliação Editar

Avaliação Periódica: 1 teste de 45m e duas frequências de 1h30m. O teste vale 4 valores e cada frequência 8 valores, havendo mínimos em cada prova (1 valor no teste e 2 valores em cada frequência).

Nota final: nota frequências + notas teste (arredondada às unidades)*

* Defesa de nota, através de prova complementar, para os alunos que obtenham nota final superior a 16.

De acordo com o regulamento interno do departamento, exige-se ao estudante a presença em pelo menos 75% das aulas para ter acesso à avaliação periódica.

Datas do teste e frequências:

Teste:  2 de Março (na aula)

Primeira frequência:  4 de Abril (15:00)

Segunda frequência:  25 de Maio (na aula)

Inscrições nas frequências - devem ser feitas, no InforEstudante, até 8 dias antes de cada prova.

Avaliação por Exame Final:

Exame (Época Recurso):  22 de Junho, 09:00.

Exame (Época Especial):  17 de Julho, 14:00.


Abrir   Bibliografia Editar
Principal:
J. Picado, Corpos e equações algébricas, Univ. Coimbra, 2009.
R. L. Fernandes e M. Ricou, Introdução à Álgebra, IST Press, 2004 (20-01/FER, 20-01/FER/ex.2, 20/02/SL, 20/03/SL).

Secundária:
A. Jones, S. Morris e K. Pearson, Abstract Algebra and Famous Impossibilities, Springer-Verlag, 1994 (12F/JON).
R. Lidl e H. Niederreiter, Introduction to Finite Fields and their Applications, Cambridge University Press, 2000 (12E/LID).
I. Stewart, Galois Theory, Chapman & Hall, 1973 (3a ed. 2004) (12F/STE).
 
 
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