Quádricas em R3

Redução de uma quádrica (exemplo dos apontamentos, p. 93)


Quádrica  3/2 y2 + 3/2 z2 + 1/2 yz - 5sqrt(2) x + sqrt(2) y + 3z = 7


>   with( plots ):

>   with(linalg):

>   implicitplot3d( 3/2*y^2+3/2*z^2+1/2*y*z-5*sqrt(2)*x+sqrt(2)*y+3*z=7, x=-10..10, y=-8..8, z=-10..10, grid=[20,20,20], axes=normal );

[Maple Plot]

Matriz A da quádrica:

>   A := array([[0,0,0],[0,3/2,1/2],[0,1/2,3/2]]);

A := matrix([[0, 0, 0], [0, 3/2, 1/2], [0, 1/2, 3/2]])

1º Passo: Diagonalização da matriz A:

>   Atil := array([[1,0,0],[0,2,0],[0,0,0]]);

Atil := matrix([[1, 0, 0], [0, 2, 0], [0, 0, 0]])

Matriz P de diagonalização (corresponde a uma rotação em R3):

>   P := array([[0,0,1],[-sqrt(2)/2,sqrt(2)/2,0],[sqrt(2)/2,sqrt(2)/2,0]]);

P := matrix([[0, 0, 1], [-1/2*2^(1/2), 1/2*2^(1/2), 0], [1/2*2^(1/2), 1/2*2^(1/2), 0]])

Efeito de P nos termos de grau 1:

>   B := array([[3,-5*sqrt(2),sqrt(2)]]);

>   Btil := evalm(B &* P);

B := matrix([[3, -5*2^(1/2), 2^(1/2)]])

Btil := matrix([[6, -4, 3]])

Com a rotação P obtem-se a quádrica x2 + 2y2 + 6x - 4y + 3z = 7:

>   implicitplot3d( x^2+2*y^2+6*x-4*y+3*z=7, x=-10..10, y=-8..8, z=-10..10,grid=[20,20,20], axes=normal );

[Maple Plot]

2º Passo: translação associada ao vector (3,-1,0) + (0,0,-6) = (3,-1,-6). Obtemos a quádrica x2 + 2 y2 = -3z:

 

>   implicitplot3d( x^2+2*y^2=-3*z, x=-10..10, y=-8..8, z=-10..10, grid=[20,20,20], axes=normal );

[Maple Plot]

3º Passo: rotação de 180º em torno do eixo OX: (x,y,z) --> (x,-y,-z). Obtemos a quádrica 1/3 x2 + 2/3 y2 = z:

>   implicitplot3d( 1/3*x^2+2/3*y^2=z, x=-10..10, y=-8..8, z=-10..10, grid=[20,20,20], axes=normal );

[Maple Plot]


Conclusão: A quádrica inicial 3/2 y2 + 3/2 z2 + 1/2 yz - 5sqrt(2) x + sqrt(2) y + 3z = 7 reduz-se, por um movimento rígido de R3 (rotação P + translação (3,-1,-6) + rotação 180º), ao parabolóide elíptico x2/3 + y2/(3/2) = z de eixos sqrt(3) e sqrt(3/2).


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