Estágios/Oficinas de Trabalho

  1. Impressão a preto e branco
    Técnicas de aperfeiçoamento

    por Guillaume Geneste
    15-16, Sábado-Domingo,
    Laboratório do Centro de Estudos de Fotografia
    Auditório Salgado Zenha (2º piso A.A.C.)

    Este estágio de aperfeiçoamento em impressão a preto e branco será organizado em torno das numerosas possibilidades de interpretar um negativo. Para se conseguir a impressão desejada, abordar-se-ão as diferentes práticas necessárias. Explorar-se-á a especificidade do papel de brometo e do papel de clorobrometo e, para tal, trabalhar-se-á a gestualidade das máscaras, o tratamento de ferricianeto e a post-exposição. Estudar-se-ão também os cuidados a ter com os negativos e com as tiragens para optimizar a sua conservação.

    A opinião de um dos participantes em 1996 (Fabrício Santos):
    "O workshop de impressão preto e branco, por Guillaume Geneste, inserido nos Encontros de Fotografia de 1996 foi para mim uma experiência bastante enriquecedora. Na altura havia começado a fotografar e imprimir fotografia há apenas alguns meses e o contacto com um grande profissional de impressão, naquela altura do campeonato, funcionou como um bom abrir de olhos. Os principais assuntos referidos foram o mascaramento manual, a utilização de graus variáveis na mesma impressão e a pós iluminação."

    "Depois do workshop foi a aplicação prática do aprendido mas claro que dois dias não são nada, especialmente quando se tem pouca experiência. Tudo é novo e tudo é difícil. Por essa mesma razão já estou inscrito no workshop deste ano e espero limar algumas arestas ou mesmo partir pedra sobre alguns tópicos da impressão preto e branco."

    "Caminhando agora para a sua terceira edição este workshop tende forçosamente a tornar-se um clássico que acompanha os já clássicos Encontros de Fotografia de Coimbra. Em resumo, um evento a não perder."

    Guillaume Geneste realizou uma pesquisa de 5 anos (1986-1990) com Marc Bruhat no atelier Sillages, sobre os processos metálicos, para propôr aos fotógrafos contemporâneos outras opções, para além dos suportes industriais: tiragens em platina, Kalitipia, papel salgado e albuminado.

    A partir de 1990, foi responsável do laboratório Contrejour. Realiza tiragens para fotógrafos autores, destinadas a edição e exposição.

    Em 1996, criou em Paris o laboratório La chambre Noire.

    Paralelamente à actividade de impressor, dirige estágios e desenvolve a sua actividade como fotógrafo.

    Inscrições limitadas a 15 participantes
    Preço: 10.000$00

  2. Iniciacao à Fotografia Estenopeica
    por Manuel Miranda

    21-23, Sexta-Domingo,
    Laboratório do Centro de Estudos de Fotografia
    Auditório Salgado Zenha (2º piso A.A.C.)

    Fotografia Estenopeica e' a que se faz sem usar lente, mas so' uma camara escura com um buraco de alfinete. Em ingles, "pinhole camera". Se o assunto vos interessa sugiro um search por "+pinhole photo camera FAQ" no Altavista. Encontrei logo 2000 paginas:

    Tambem se pode pesquisar em línguas latinas com "+stenopei* photo camera FAQ" .

    Inscrições limitadas a 15 participantes
    Preço: 10.000$00

    Os interessados nestes workshops devem contactar o CEF pelo telefone (039-26178) ou pelo fax (039-20154).