Galeria dos Encontros de Fotografia

Pátio da Inquisição - Ala Norte
Horário: 14.00-19.00
Sábado/Domingo: 10.00-12.30, 14.00-19.00
Ingresso: 500$00
Posto de venda de livros

Os Náufragos das Cidades - Jean-François Joly

foto por Joly (16086 bytes)

"Fotografias sobre os grandes infortunios das nossas sociedades"

Já há alguns anos que escolhi fixar os olhos nos menos favorecidos da nossa sociedade. Recuso a palavra "excluídos" para pessoas que, na maioria das vezes, nunca estiveram "incluídos" em nada.

Qualquer que seja o seu passado, o presente é para eles um inferno fisíco e moral de que não podem escapar. Por ter passado muito do meu tempo, aquando das diversas reportagens, com estes homens e mulheres nas ruas e nas gares do métro de Paris. Compreendi até que ponto estas pessoas estavam amarfanhadas, feridas e ignoradas pelo mundo que as rodeia.

Para eles são o espelho da nossa própria instabilidade, não os queremos ver. Estes homens e estas mulheres tornam-se invisíveis.

Foi então que decidi ir mais longe nas minhas fotografias. Foi assim que, em 1993, nasceu o meu projecto sobre os homens e mulheres rejeitadas pela sociedade. Para realizar estas fotografias escolhi como suporte de imagem uma Polaroid, pois quero oferecer imediatamente a fotografia à pessoa fotografada.

Com este gesto quero dar ou voltar a dar uma imagem a estes homens e estas mulheres para quem já ninguém olha há muito tempo e, que muitas vezes perderam eles mesmo a imagem de sí próprios.

As primeiras etapas deste projecto foram realizadas no Centro de Acolhimento dos Sem Abrigo em Nanterre, entre Agosto de 1993 e Setembro de 1994, e nos "Naufragés de la Ville" e no Centro de Retenção de Pessoas Sem Papéis, entre Fevereiro e Março de 1995, na "La Nef des Bomjs" e num lugar onde vivem e são cuidados toxicodependentes em Zurich, de Julho a Setembro de 1995, o "Sune Egge".

Enfim, a última étapa do meu projecto foi o Cairo onde realizei um trabalho fotográfico sobre os sucateiros d'Ezbet e Nahkl, entre Julho e Setembro de 1996.
Jean-François Joly

Produção: Encontros de Fotografia

O percurso de Jean-François Joly


Outras páginas sobre Jean-François Joly


Esta página não oficial foi escrita por Rui Salgueiro sendo baseada em textos e imagens fornecidos pelo Centro de Estudos de Fotografia (CEF).

This unofficial page was written by Rui Salgueiro based in texts and images provided by the Photography Studies Centre (CEF).


Página anterior - Back