Sol, Lua, e Planetas - Nascimento, Culminação e Ocaso
Através da equação:
sinh = cosjcosdcost + sinjsind
é possível determinar a altitude h, dada a latitude geográfica j, a declinação d e o ângulo horário t (que deverá ser obtido através tempo sideral local num dado instante).
No entanto se a altitude for conhecida, é possível rearranjar a fórmula anterior de modo a obter o ângulo horário:
cost = (sinh-sinjsind)/(cosjcosd)
No caso das Estrelas dever-se-á substituir a altitude por -0º34' na fórmula anterior, vindo o ângulo horário expresso em unidades de tempo (15º=1h). Tem-se então o número de horas em tempo sideral que a estrela que acaba de nascer demora até atingir a culminação.
Em contraste com as coordenadas das estrelas, as do Sol e da Lua alteram-se notoriamente durante o dia. Para calcular o ângulo horário e as horas do nascimento e ocaso através das fórmulas anteriores, é necessário a ascensão recta e declinação no momento em que os corpos atravessam o horizonte. Torna-se então necessário recorrer a um método iterativo, ou seja, primeiro calculam-se as horas de Nascimento e Ocaso para um dado instante do dia (em geral opta-se por t=12h). Com esta primeira aproximação poder-se-à então calcular novas aproximações melhoradas.
No caso da Lua, estes passos são repetidos até se atingir uma diferença menor que um minuto, no caso do sol e dos planetas a primeira iteração dá uma muito boa aproximação.