NONIUS
nš10 ISSN 0870-7669 Março de 1988
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

Nome: Corrida de Caracois
Autor: Pedro Osório
Computador: Spectrum 48K e compatíveis
Tipo: Jogo
Distribuidor: Triudos/S.E.M.

 

Há um tipo de computadores que não é bem conceituado entre os especialistas e uma categoria de programas que não é muito popular entre os professores, mas nenhum merece a fama que tem. Trata-se do ZX SPECTRUM 48K e compatíveis entre os computadores, e dos jogos entre os programas.

 

A análise da qualidade de um dado computador tem de ser feita tendo em conta a utilização que lhe é dada e as alternativas disponíveis numa dada situação. O ZX SPECTRUM é um computador bastante potente que, apesar de não se poder comparar com os mais recentes AMSTRAD e IBM-PC, tem um grande número de características interessantes do ponto de vista educativo, como por exemplo as suas capacidades gráficas. E os maiores argumentos ainda são o de, pelo seu preço, se tornar acessível a uma grande camada de pessoas, e pela sua portabilidade, poder ser facilmente utilizado por uma professor numa escola sem equipamento, como o são a grande maioria das escolas em Portugal. E há já um número razoável de programas que podem ser utilizados com finalidades educativas no ensino da matemática (alguns deles referidos no "nonius").

 

Os muitos modos em que um computador do tipo do ZX SPECTRUM pode ser utilizado com essas finalidades podem resumir-se a:

    1. utilização na sala de aula de programas curtos, feitos ou não pelo professor,
    2. utilização na sala de aula, ou numa sala apropriada da escola, pleo professor ou pelos alunos, de programas educativos prontos a utilizar,
    3. actividades no âmbito de um clube de matemática ou informática,
    4. realização de "trabalhos de casa" com o computador.

 

 

Um actividade que tem perfeito cabimento num âmbito como iii) é o dos jogos, desde que com interesse educativo. Os jogos não podem ser rejeitados à priori como inapropriados para o ensino, pois, sendo um passatempo tão popular entre os alunos, devem ser aproveitados tanto quanto possível como modo de aumentar o interesse dos jovens pela matemática.

 

E há um certo número de jogos que, sem perder as características competitivas, desenvolvem algumas capacidades matemáticas. Neste categoria entra o excelente jogo chamado "Corrida de Caracois" da autoria de Pedro Osório.

 

Em entrevista ao "Micro-Sete", Pedro Osório declarou que pretendeu escrever um jogo que favorecesse as relações entre os jovens e não lhes desenvolve-se a agressividade, pois via o seu filho permanentemente colado ao pequeno écran a matar desesperadamente inimigos sem fim. Ou seja, este programa foi já feito com um certo número de preocupações educativas. E o jogo tem também interesse do ponto de vista da matemática pois, conforme facilmente se depreende das regras reproduzidas na página anterior, envolve necessariamente actividades de cálculo mental e estimação que assumem uma cada vez maior importância em face do desenvolvimento de calculadoras e computadores, e da menor importância que assumem os calculos de "papel e lápis". A existência de apostas é aliás um bom ponto de partida para explorar o tema das probabilidades.

 

Considero este jogo excelentemente concebido e realizado, e apenas lhe faço duas pequenas objecções: a tecla BREAK não está desactivada, destruindo o jogo se for premida, e há um erro numa das mensagens.

 

Em conclusão: entendo que este jogo deve fazer parte da biblioteca de "software" de um clube de informática de uma escola primária, preparatória ou secundária.

 

J.Carvalho e Silva.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 10] [ Menu Principal ]