Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Meios Computacionais no Ensino

Trabalho 1


Inscrição na lista Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port.       Escolha de duas mensagens de duas das listas (uma de cada lista) que ache interessante e que de algum modo justifique alguma vantagem do uso deste tipo de meio de comunicação.                                                     Elaboração de um relatório com 3 a 10 páginas (a carregar, em formato PDF, em zona própria no InforEstudante) contendo um resumo do conteúdo dessas mensagens e um relatório justficando o interesse e vantagem das mensagens escolhidas.


Trabalho 2


Resolver o seguinte trabalho usando o software Cinderella e colocar na respetiva página pessoal:

    a) Constrói um pentágono regular de lado dado (5, por exemplo).

    b) Constrói um pentágono regular de lado dado (5, por exemplo) usando apenas o compasso.

    c) Constrói um pentágono regular de lado dado (5, por exemplo) usando um pentagrama.


    d) Constrói um octógono regular de lado dado (5, por exemplo).

Trabalho 3

Modelar uma imagem usando o software Modellus e construir uma página onde conste:

  • A imagem obtida com o Modellus;
  • As equações usadas no modelo matemático; 
  • Quais as propriedades gerais (2 ou 3) da classe de funções usada; 
  • O ficheiro Modellus construído. Para aceder aos ficheiros deve clicar com o botão direito do rato na ligação, e escolher a opção "Guardar destino como...". Depois de guardados pode abrir os ficheiros com o software Modellus.

Trabalho 4

    Ir ao arquivo de ficheiros do Geogebra, escolher uma apliqueta, descarregá-la no formato HTML, traduzir o texto para português ou modificar o texto (editando com o SeaMonkey) e publicar na página.

Trabalho 5

    Elaboração de uma página pessoal que contenha os 4 outros trabalhos realizados na disciplina, assim como algumas ligações para páginas discutidas nas aulas.










MEIOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO