Dicionário - P

 

 

Paralaxe
 
  Diferença na direcção aparente de um objecto quando visto de dois lugares diferentes. Para objectos no sistema solar (Sol, Lua, planeta, asteroide, cometa), a paralaxe é a diferença na direcção entre uma observação topocêntrica e uma hipotética observação geocêntrica. Para as estrelas a paralaxe (anual) é a diferença entre as posições geocêntricas e heliocêntricas.
Parsec   É a medida de comprimento usada para a medição de distâncias a estrelas e corresponde à paralaxe de um segundo de arco.
1 parsec = 206265 unidades astronómicas = 3.0857´
1013km
Periélio   Ponto mais próximo do Sol numa órbita heliocêntrica. Para o ponto correspondente da órbita da Lua com respeito à Terra (ou de um qualquer satélite terrestre) dá-se o nome de Perigeu. Para as estrelas binárias usa-se o termo Periastro (este termo é também usado, de um modo geral, para qualquer corpo em órbita à volta de um outro). Ver Afélio.
Perigeu   Ver Periélio.
Planetográfico   Sistema de Coordenadas Planetográfico é usado quando se refere a coordenadas na superfície dos planetas. No caso de Marte usa-se o termo Areográfico e no caso da Lua o termo Seleneográfico.
Pólos Celestes   São os pólos do equador celeste, ou a intersecção do eixo de rotação da Terra com a Esfera Celeste.
Precessão  A direcção do eixo de rotação da Terra não se encontra, realmente, fixo no espaço. Ao longo do tempo ele tem um pequeno movimento, precessão, muito parecido com o eixo de um pião a rodar. Este efeito é provocado principalmente devido à atracção combinada do Sol e da Lua.
  Devido à precessão, o pólo norte celeste (situado perto da estrela
a Ursula Menor, ou Polaris) move-se à volta do pólo da eclíptica com um período de cerca de 26000 anos. Como consequência, o equinócio vernal (a intersecção do equador com a eclíptica), atrasa-se cerca de 50'' por ano ao longo da Eclíptica.
  Até mesmo, o próprio plano da eclíptica também não se encontra fixo no espaço. Devido à força exercida pelos planetas sobre a Terra, este roda suavemente sobre a "linha dos nodos", sendo o valor presente desta rotação de 47'' por século.

 

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z