13contemp0.gif (3028 bytes)
  2010/2011 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática)
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205 bytes) 08/02/2011: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação; apresentação do 1º trabalho. Inscrição em listas de discussão. Exploração dos recursos das listas de discussão. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das listas de discussão.

13contempbu.gif (1205 bytes) 9/02/2011: Historial das principais listas de discussão em língua portuguesa; algumas características das mesmas; pesquisa, arquivos e ligações das listas. A página da UC; características principais, referência ao iTunesU.

13contempbu.gif (1205 bytes) 7/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Ensino da Matemática II] Características das Listas de Discussão; comparação de várias listas; razões de maior ou menor actividade das mesmas. Possíveis utilizações.

13contempbu.gif (1205 bytes) 09/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): Aplicações, apliquetas e internet - história, exemplos e interesse pedagógico.

13contempbu.gif (1205 bytes) 09/03/2011 (10h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Ensino da Matemática II] Construção de uma apliqueta simples usando o ambiente de Geometria Dinâmica Cinderella. Colocação numa página internet.

13contempbu.gif (1205 bytes) 11/03/2011 (11h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Ensino da Matemática II] Estudo sistemático das ferramentas básicas do Cinderella.

13contempbu.gif (1205 bytes) 15/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Realidade Escolar II] Exercícios interactivos com o Cinderella. Construção completa de um exercício.

13contempbu.gif (1205 bytes) 15/03/2011 (10h 30m - sala 0.1): Exercícios interactivos com o Cinderella. Colocação de um exercício na internet.

13contempbu.gif (1205 bytes) 16/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): Introdução ao estudo do sotware Modellus. O que é a Modelação Matemática.

13contempbu.gif (1205 bytes) 22/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Realidade Escolar II] Uso do software Modellus para construção de modelos matemáticos: exemplos com parâmetros.

13contempbu.gif (1205 bytes) 22/03/2011 (10h 30m - sala 0.1): Uso do software Modellus para construção de modelos matemáticos: modelação de parábolas (Ponte 25 de Abril) e de catenárias (Grande Arco de St Louis).

13contempbu.gif (1205 bytes) 23/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): Método simples de criação de páginas de internet - compositor próximo de processador de texto (SeaMonkey), uso e modificação de páginas padrão pré-elaboradas (Free Templates).

13contempbu.gif (1205 bytes) 29/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Realidade Escolar II] As novas possibilidades ao alcance do professor de Matemática. Explorando a INTERNET à procura de recursos para a aula de Matemática:

Dificuldades da pesquisa na INTERNET: a palavra HEXAGON dá-nos 16.200.000 resultados (em 0,12 segundos) e mesmo a palavra HEXáGONO dá 648.000 resultados (em 0,19 segundos).

13contempbu.gif (1205 bytes) 29/03/2011 (10h 30m - sala 0.1): Onde começar a explorar a INTERNET?

Outras ferramentas: Páginas pessoais:

13contempbu.gif (1205 bytes) 30/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): (tolerância de ponto)

13contempbu.gif (1205 bytes) 5/04/2011 (10h 30m - sala 0.1): O uso da internet nas escolas básicas e secundárias actualmente. Possibilidades e dificuldades. Uso apoiado de recursos da internet. A construção própria de recursos (actividades interactivas com software de Geometria Dinâmica) ou uso de portais específicos: o Portal das Escolas, a Casa das Ciências, o Clube SoftCiências, páginas por ano e disciplina.

13contempbu.gif (1205 bytes) 6/04/2011 (8h 30m - sala 0.1): Software educacional para o Ensino da Matemática. Procura, avaliação e utilização.

13contempbu.gif (1205 bytes) 12/04/2011 (10h 30m - sala 0.1): Construção de uma página com recursos para o ensino da Matemática no 10º ano de escolaridade.

13contempbu.gif (1205 bytes) 13/04/2011 (8h 30m - sala 0.1): Continuação da construção da página de apoio ao 10º ano de escolaridade. Selecção de videos.

13contempbu.gif (1205 bytes) 26/04/2011 (10h 30m - sala 0.1): Avaliação de software educativo: o projeto SACAUSEF

13contempbu.gif (1205 bytes) 27/04/2011 (8h 30m - sala 0.1): Discussão de alguns exemplos concretos de avaliação de softawre educativo de Matemática, usando as orientações do projeto SACAUSEF

13contempbu.gif (1205 bytes) 3/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Pesquisa de problemas matemáticos para os quais seja vantajoso um tratamento multimédia. Uso de pesquisas gerais na internet e pesquisas no Google-livros. A selecção final inclui os problemas tipo dama-tigre e os problemas tipo chapéu-prisioneiro.

13contempbu.gif (1205 bytes) 4/05/2011 (8h 30m - sala 0.1): Discussão e escolha de um dos problemas da aula anterior. Foi escolhido o problema do tipo chapéu-prisioneiro. Pesquisa na internet de variantes deste problema.

13contempbu.gif (1205 bytes) 17/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Exploração do software Moodle para troca de impressões sobre o texto de orientação para a gravação do problema.

13contempbu.gif (1205 bytes) 18/05/2011 (8h 30m - sala 0.1): Construção via Moodle do guião da gravação.

13contempbu.gif (1205 bytes) 24/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Análise via Moodle do guião proposto.

13contempbu.gif (1205 bytes) 25/05/2011 (8h 30m - sala 0.1): Ensaio geral do guião escolhido.

13contempbu.gif (1205 bytes) 31/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Gravação do video "Dois problemas de se lhe tirar o chapéu".

13contempbu.gif (1205 bytes) 01/06/2011 (8h 30m - sala 0.1): Apresentação e discussão do trabalho nº 4 a realizar para esta disciplina.

13contempbar.gif (2601 bytes)

13contempbk.gif (1152 bytes)13contempmail.gif (1644 bytes)13contempfwd.gif (1153 bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de