|
|
![]()
2014/2015 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática) (do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
Realização de um projeto em GEOGEBRA.
Deve construir dois triângulos, um isósceles não equilátero e um equilátero.
Cada construção feita deve ser justificada usando as propriedades conhecidas
da Geometria euclidiana.
Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 3 ficheiros anexos,
sendo que dois deles devem incluir as 2 construções em 2 ficheiros separados e o terceiro
deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde sejam justificadas
as construções.
Prazo: 27 de fevereiro de 2015.
Realização de um projeto em GEOGEBRA.
Deve explorar, usando seletores, a variação do gráfico de uma função quadrática
quando os parâmetros que a definem variam.
Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos,
sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo
deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer,
onde sejam descritas as variações do gráfico no contexto
da construção efetuada.
Prazo: 27 de abril de 2015
Realização de um projeto em GEOGEBRA.
Uso do módulo CAS para determinação de pontos de inflexão de
funções polinomiais do 5º grau.
Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos,
sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo
deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer,
onde sejam analisado o comportamento da função no contexto do estudo.
Prazo: 4 de maio de 2015
Uma catenária é o gráfico de uma função hiperbólica do tipo
$$y = a \cosh \frac{x}{a} $$
em que$$a$$ é um parâmetro.
Deve realizar um trabalho usando o software Modellus em que modele matematicamente, usando uma
catenária, os seguintes dois objetos:
Cadeia de metal
Arco invertido
Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 3 ficheiros anexos,
sendo que dois deles devem incluir as construções no Modellus com cada uma das imagens
e o segundo deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer,
onde seja comparada a adequação do modelo matemática à fotografia fornecida.
Uma das fotografias, à escolha do aluno, deve incluir a comparação com um modelo
matemático parabólico (deve sobrepôr uma parábola ao objeto, ao mesmo tempo da catenária).
Prazo: 11 de maio de 2015
Realização de um projeto em GEOGEBRA 3D.
Deve explorar as interseções de um cubo com um plano em diferentes posições.
Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos,
sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo
deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer,
onde sejam descritas as diferentes figuras geométricas obtridas pela interseção
de um plano com um cubo.
Prazo: 12 de junho de 2015 Elaboração de uma página pessoal que contenha todos os trabalhos realizados nas aulas, os 5 outros trabalhos obrigatórios realizados na disciplina, assim como algumas ligações para páginas discutidas nas aulas. Prazo: 12 de junho de 2015
|
Retroceder: Página de apoio a Aulas
Departamento
de Matemática da Universidade de Coimbra
