13contemp0.gif (3028 bytes)
  2014/2015 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática)
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) 1º trabalho

      Realização de um projeto em GEOGEBRA.
      Deve construir dois triângulos, um isósceles não equilátero e um equilátero.
      Cada construção feita deve ser justificada usando as propriedades conhecidas 
      da Geometria euclidiana.
      Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 3 ficheiros anexos, 
      sendo que dois deles devem incluir as 2 construções em 2 ficheiros separados e o terceiro 
      deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde sejam justificadas 
      as construções.
      

Prazo: 27 de fevereiro de 2015.


13contempbu.gif (1205 bytes) 2º trabalho
      Realização de um projeto em GEOGEBRA.
      Deve explorar, usando seletores, a variação do gráfico de uma função quadrática
      quando os parâmetros que a definem variam.
      Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos, 
      sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo 
      deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, 
      onde sejam descritas as variações do gráfico no contexto
      da construção efetuada.
      

Prazo: 27 de abril de 2015


13contempbu.gif (1205 bytes) 3º trabalho
      Realização de um projeto em GEOGEBRA.
      Uso do módulo CAS para determinação de pontos de inflexão de
      funções polinomiais do 5º grau.
      Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos, 
      sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo 
      deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, 
      onde sejam analisado o comportamento da função no contexto do estudo.
      


Prazo: 4 de maio de 2015
13contempbu.gif (1205 bytes) 4º trabalho

      Uma catenária é o gráfico de uma função hiperbólica do tipo 
$$y = a \cosh \frac{x}{a} $$
em que 
$$a$$
é um parâmetro.
      Deve realizar um trabalho usando o software Modellus em que modele matematicamente, usando uma
      catenária, os seguintes dois objetos:
        
        
      Cadeia de metal
cadeia
  Arco invertido
cadeia

Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 3 ficheiros anexos, 
      sendo que dois deles devem incluir as construções no Modellus com cada uma das imagens
      e o segundo deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, 
      onde seja comparada a adequação do modelo matemática à fotografia fornecida.
      Uma das fotografias, à escolha do aluno, deve incluir a comparação com um modelo
      matemático parabólico (deve sobrepôr uma parábola ao objeto, ao mesmo tempo da catenária).
      


Prazo: 11 de maio de 2015




13contempbu.gif (1205 bytes) 5º trabalho

      Realização de um projeto em GEOGEBRA 3D.
      Deve explorar as interseções de um cubo com um plano em diferentes posições.
      Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos, 
      sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo 
      deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, 
      onde sejam descritas as diferentes figuras geométricas obtridas pela interseção
	  de um plano com um cubo.
      


Prazo: 12 de junho de 2015




13contempbu.gif (1205 bytes) 6º trabalho

Elaboração de uma página pessoal que contenha todos os trabalhos realizados nas aulas, os 5 outros trabalhos obrigatórios realizados na disciplina, assim como algumas ligações para páginas discutidas nas aulas.

Prazo: 12 de junho de 2015




13contempbar.gif (2601 bytes)

13contempbk.gif (1152 bytes)13contempmail.gif (1644 bytes)13contempfwd.gif (1153 bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartamento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de