13contemp0.gif (3028 bytes)
  2015/2016 - Meios Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)

TEXTOS

Uso do software GEOGEBRA em diferentes contextos

13contempbu.gif (1205 bytes)21 de maio de 2016: IV Día de GeoGebra Iberoamericano - VI Dia GeoGebra Portugal

13contempbu.gif (1205 bytes)V Dia GeoGebra Portugal - Começando nos primeiros anos, 9 de maio de 2015, Escola Superior de Educação de Lisboa
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Ensinado Geometria com o software Geogebra por Sérgio Eduardo Ferreira et al. (UNEMAT) - Anais do CNMAC (SBMAC)v.3, 2010.
 

13contempbu.gif (1205 bytes) GeoGebra - Possibilidades para o Ensino de Matemática por Revelino José Petla (Universidade Federal do Paraná, Departamento de Matemática)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÃO CENTRADA NA PRÁTICA por Elizabeth M. Rocha et al. (Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza - CE - Brazil)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA por Alessandra Querino da Silva e Tatiana Silva dos Santos. (VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA, Canoas, 2013)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Resolução de exercícios e problemas de função polinomial do 1º grau com e sem o GeoGebra por André Tenório, Zélia de Souza Santos Costa, Thaís Tenório (Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v.3, n.2, pp.104-119,2014)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra por Anabela Candeias (Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Uma proposta de ensino da Trigonometria com uso do software Geogebra por Leonor Pedroso (Tese de mestrado, Ensino da Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática, 2012)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) O GeoGebra para além da segunda dimensão por Ana Breda, Alexandre Trocado, José Santos (Indagatio Didactica, vol. 5(1), julho 2013)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Ensinar o conceito de derivada com o Geogebra, por projecto CIENCEDUC
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Manual de atividades no Geogebra para a Educação Básica, por GUSTAVO HENRIQUE NOGUEIRA REZENDE PAIVA
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Geogebra 3D, por Alexandre Trocado e José Santos
 

13contempbu.gif (1205 bytes) GeoGebra 3D, por Andreas Lindner (Proceedings TIME 2014)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) Study of Historical Geometric Problems by Means of CAS and DGS, por Roman Hasek (Proceedings TIME 2014)
 

13contempbu.gif (1205 bytes) ---
 

13contempbu.gif (1205 bytes) ---
 

Textos Gerais

13contempbu.gif (1205 bytes) "Regular computer users perform better in key school subjects, OECD study shows"
 

13contempbu.gif (1205 bytes) PISA 2009 Results: Students On Line: Digital Technologies and Performance (Volume VI) - "94% of students in OECD countries who took part in PISA 2009 have at least one computer at home, compared to 72% in 2000. The increase in access was greater among disadvantaged students (37 percentage points) than among advantaged students (7 percentage points). But computer use at school had little impact on results, while using a computer at home had a more marked impact on results. To help students at school, computer use should be integrated into curricula and more invested in training teachers to use them for teaching and to help students learn, says the OECD."
 

13contempbu.gif (1205 bytes) PISA, Are boys and girls ready for the digital age? PISA in Focus 12, 2012 On average, girls outperform boys in digital reading; however, the gender gap is narrower than it is in print-reading proficiency.
Among boys and girls with similar levels of proficiency in print reading, boys tend to have stronger digital navigation skills and therefore score higher in digital reading.

 

13contempbu.gif (1205 bytes) 
 

13contempbu.gif (1205 bytes) 
 

13contempbu.gif (1205 bytes) 
 

13contempbu.gif (1205 bytes) 
 

13contempbar.gif (2601 bytes)

13contempbk.gif (1152 bytes)13contempmail.gif (1644 bytes)13contempfwd.gif (1153 bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de