13contemp0.gif (3028
                bytes)
  2018/2019 - Meios Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/02/2019 16h00: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação.
Considerações gerais sobre o uso pedagógico das ferramentas computacionais.
Inscrição no curso da 'European Schoolnet Academy': The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century

13contempbu.gif (1205
                bytes) 7/02/2019 17h00:
Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Potencialidades do software.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/02/2019 16h00:
Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do Geogebra Quickstart.
Criação do grupo MCEM2019 na página Geogebra.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/02/2019 17h00:
Inscrição no MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace (entre 21 de fevereiro e 27 de março de 2019)
Inscrição no portal eTwinning LIVE
Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio - capítulo Semirretas, ângulos e bissetriz

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/02/2019 16h00:
Ponto da situação sobre os MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century e eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do livro online interativo Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio a partir do capítulo Semirretas, ângulos e bissetriz

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/02/2019 17h00:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Introdução do seletor (controle deslizante).
Exploração do livro online interativo Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio.
Exploração do capítulo Pontos Notáveis do Triângulo, A reta de Euler e o centro de massa do triângulo. Referência ao Círculo dos nove pontos

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/02/2019 16h00:
Início do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do livro online interativo Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio a partir do capítulo Teorema de Tales e das Bissetrizes

13contempbu.gif (1205
                bytes) 28/02/2019 17h00:
Continuação do trabalho no primeiro módulo "Unit 1: Entering the Job" do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Primeiro módulo concluído:
badge 1
Atividades na aula:
video de apresentação
grupo

13contempbu.gif (1205
                bytes) 07/03/2019 17h00:
Trabalho no segundo módulo "Unit 2: Unlock the Classroom – Active Technology " do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/03/2019 16h00:
Continuação do trabalho no segundo módulo "Unit 2: Unlock the Classroom – Active Technology" do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Segundo módulo concluído:
badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/03/2019 17h00:
Trabalho no terceiro módulo "Unit 3: Unlock the Classroom – Active Space" do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Terceiro módulo concluído:
badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/03/2019 16h00:
Notícia do dia: "Karen Uhlenbeck é a primeira mulher a vencer prémio considerado “Nobel” da matemática"
Trabalho no quarto módulo "Unit 4: The Second Staffroom" do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Trabalho no MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/03/2019 17h00:
Trabalho no MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Partilha do documento "Google docs" de elaboração de um projeto.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 25/03/2019 16h00:
Conclusão do MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Trabalho no quarto módulo "Unit 4: The Second Staffroom" do MOOC The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Quarto módulo concluído:
badge 1
MOOC concluído:
badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 27/03/2019 17h00:
Início do trabalho no projeto Preparação de futuros professores para o Etwinning

13contempbu.gif (1205
                bytes) 02/04/2019 16h00:
Resumo da sessão Teach Meet do MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Ponto da situação sobre os trabalhos a fazer nesta disciplina
Início do trabalho com o Sea Monkey. Produção de uma página para colocar na internet

13contempbu.gif (1205
                bytes) 04/04/2019 17h00:
Continuação do trabalho com o Sea Monkey. Produção de uma página para colocar na internet os trabalhos feitos nesta disciplina. Um exemplo.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 09/04/2019 16h00:
Recomeço do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Estudo do módulo 3D a partir do livro digital 3D Graphing Tutorials (cilindro, cubo, secções cónicas, círculos no espaço).
Inserção dos trabalhos na página pessoal com a ajuda do software Sea Monkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 11/04/2019 17h00:
Resposta a um inquérito sobre o curso The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Atualização do registo no site eTwinning live como 'student teacher'
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Estudo do módulo 3D a partir do livro digital 3D Graphing Tutorials (rotações).
Inserção dos trabalhos na página pessoal com a ajuda do software Sea Monkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/04/2019 16h00:
Conclusão do estudo do módulo 3D do Geogebra a partir do livro digital 3D Graphing Tutorials (triângulos esféricos, poliedros, superfícies quádricas).
Inserção dos trabalhos na página pessoal com a ajuda do software Sea Monkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 30/04/2019 16h00:
Geometria Dinâmica com realidade aumentada Modeling a Lamp Shade + Base in GeoGebra Augmented Reality e exploração do Livro Geogebra GeoGebra 3D with AR (Google): Explorations & Lesson Ideas.
Outros aspetos do Geogebra Funções de desenho livre, Modo de exame.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 02/05/2019 17h00:
Assistência ao webinar Virtual reality and augmented reality in class: possibilities and realities do projeto Future Classroom Lab criado pela European Schoolnet.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/05/2019 16h00:
Visualização comentada do video do canal YouTube da Profa Jaqueline Silva intitulado Dicas para aprender Matemática com Prof Robson Liers. Como subscrever canais no YouTube. O que é a "Matemática Básica"? O problema da transição de ciclos. Referência ao projeto ReM@t: Recuperar a Matemática a Distância criado pela Universidade de Coimbra, e exploração de alguns dos seus capítulos.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/05/2019 17h00:
Os jogos online e o ensino da Matemática:

O uso pedagógico dos jogos matemáticos:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/05/2019 16h00:
A robótica na sala de aula - apresentação pelo Projeto SoftCiências.



13contempbar.gif (2601
                bytes)

13contempbk.gif (1152
                bytes)13contempmail.gif (1644
                bytes)13contempfwd.gif (1153
                bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de 

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Trabalho com os grupos do Geogebra.
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Trabalho com os grupos do Geogebra: os projetos. Exemplo:
Projeto BISSETRIZ na página Geogebra.org
Ligação para a apliqueta BISSETRIZ:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Os grupos do Geogebra. Análise do 2º trabalho a realizar na disciplina.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/02/2018 8h30: Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/03/2018 8h30: Discussões sobre o trabalho 1 e trabalho 2.
Projeção de alguns filmes da série "Matemática em toda a parte".

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.
Exemplos:

A importância de uma boa aproximação numérica: o caso da explosão do foguetão Ariane 5 (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Algumas propriedades geométricas e pontos notáveis do triângulo

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Geogebra 3D. Exemplo: Seções cónicas
Apliqueta interativa:

Uso de tecnologias na sala de aula. Problemas e desafios:
Há laboratórios de informática em 81% das escolas públicas, mas somente 59% são usados (03/08/2017)
Duas turmas melhoram resultados e ficam mais motivadas com ajuda de tablets (12 de Março de 2018)
Maioria das escolas tem computadores velhos e rede de internet instável ( 12.03.2018)
Com internet e computadores, a matemática já não tem de ser um bicho enfiado em livros (21 fev 2018)

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 9/04/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.
Início da participação no curso Promoting Technology-Enhanced Teaching.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 8h30: Análise do software KAHOOT.
Exemplo de atividade com o software para estudo de funções e gráficos: Funções e gráficos.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 10h30: Realização de uma atividade com o software para estudo de funções hiperbólicas: Funções hiperbólicas.
Desafio em competição com os estudantes que já o realizaram anteriormente: Funções hiperbólicas

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/04/2018 8h30: O video na aula de Matemática e na escola. Exemplos de divulgação:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 8h30: Início da participação no curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Resposta aos inquéritos iniciais do curso.
Preparação de um video usando o software Creator Studio do YouTube.
Exemplo de atividade feita no ano anterior com este software:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 10h30: Escolha do tema e planeamento da proodução de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/04/2018 8h30: Primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Uso do software PADLET para tomar notas do curso.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/04/2018 8h30: Conclusão do primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 8h30: Segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 10h30: Conclusão do segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 2

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/05/2018 8h30: Terceiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

Feito com Padlet

13contempbu.gif (1205
                bytes) 17/05/2018 8h30: Conclusão do terceiro módulo e finalização do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 3badge total

Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube

21/05/2018 8h30: Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome).. Este foi o Guião produzido. Filmagem das diversas partes a incluir no video a produzir pelos estudantes. Videos produzidos:


24/05/2018 8h30: Conclusão da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome). Um exemplo possível:


CREDITS_HERE