13contemp0.gif (3028
                bytes)
  2019/2020 - Meios Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205
                bytes) 11/02/2020 14h30: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação.
Considerações gerais sobre o uso pedagógico das ferramentas computacionais.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 13/02/2020 14h30:
Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Potencialidades do software. Criação do GRUPO desta disciplina MCEM 2020

13contempbu.gif (1205
                bytes) 18/02/2020 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra- 2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 20/02/2020 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra- 2019 de Jorge Cássio.
Exploração de alguns videos de TOM APOSTOL (1923-2016) do Projeto MATHEMATICS no YouTUBE

13contempbu.gif (1205
                bytes) 27/02/2020 14h30:
Aula dada em data diferente.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/03/2020 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra- 2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/03/2020 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra- 2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/03/2020 14h30:
Não haverá aula com presença fisica.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado.
Note-se que os ficheiros produzidos devem ser colocados no Grupo Geogebra MCEM 2020 onde todos os estudantes já estão registados.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 17/03/2020 14h30:
Não haverá aula com presença fisica.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.
Note-se que os ficheiros produzidos devem ser colocados no Grupo Geogebra MCEM 2020 onde todos os estudantes já estão registados.
A tarefa de hoje é razoavelmente grande mas não é para concluir hoje, será completada na próxima aula.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/03/2020 14h30:
Não haverá aula com presença fisica.
Os estudantes devem concluir a tarefa da aula anterior.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 24/03/2020 14h30:
Não haverá aula com presença fisica.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.
Hoje a tarefa é relativamente simples, mas estamos a começar um novo capítulo e por isso temos de ir mais devagar. Note-se que os ficheiros produzidos devem ser colocados no Grupo Geogebra MCEM 2020 onde todos os estudantes já estão registados. As dúvidas devem também ser colocadas nesse grupo.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/03/2020 14h30:
Não haverá aula com presença fisica.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.
Note-se que os ficheiros produzidos devem ser colocados no Grupo Geogebra MCEM 2020 onde todos os estudantes já estão registados. As dúvidas devem também ser colocadas nesse grupo.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 31/03/2020 14h30:
Não haverá aula com presença fisica.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.
Note-se que os ficheiros produzidos devem ser colocados no Grupo Geogebra MCEM 2020 onde todos os estudantes já estão registados. As dúvidas devem também ser colocadas nesse grupo.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 2/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o software FileZilla.

Das 14h30 às 15h, instalar os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 17h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 17h às 17h30: Começo da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 2/04/2020 17h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação do trabalho de criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Continuação do trabalho de transferência de ficheiros usando o software FileZilla.

Das 17h30 às 18h, trabalhar com os softwares indicado;
Das 18h às 19h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular;
Das 19h às 19h30: Continuação da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação do trabalho de criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o software FileZilla.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h às 16h30: Continuação da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação do trabalho de criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o software FileZilla.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h 30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h 30 às 17h30: Continuação da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Estudo do software Kahoot. Criação de uma atividade com o software.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h às 16h30: Continuação da exploração e criação de uma atividade com Kahoot.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação do estudo do software Kahoot. Continuação da criação de uma atividade com o software.
Estudo do software Quizizz. Continuação da criação de uma atividade com o software.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h 30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h 30 às 17h30: Continuação da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 28/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Uma introdução ao software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Depois de entrar devem escolher nova password (de preferência diferente das outras) e preencher a sua identificação (em "Participantes).
Devem ainda colocar fotografia e uma ligação para a página web que estão a criar.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h às 16h30: Continuação da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 30/04/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h 30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h 30 às 17h30: Continuação da criação de página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e fazer o que lá está indicado para a aula de hoje.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h às 16h30: Continuação da exploração do Moodle e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 7/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e explorar os Livros em linha de acesso livre (em língua portuguesa) aí listados.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h30 às 17h30: Continuação da exploração do Moodle, dos Livros em linha de acesso livre e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e explorar os Livros em linha de acesso livre (em língua portuguesa) aí listados.

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h00: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h00 às 16h30: Continuação da exploração do Moodle, dos Livros em linha de acesso livre e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e explorar os Livros em linha de acesso livre (em língua portuguesa) aí listados.
Breve exploração do software Autograph

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h00: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h00 às 16h30: Continuação da exploração do Moodle, dos Livros em linha de acesso livre e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e explorar os Livros em linha de acesso livre (em língua portuguesa) aí listados.
Breve exploração do software do projeto HypatiaMATH

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h30 às 16h30: Continuação da exploração do Moodle, dos Livros em linha de acesso livre e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e explorar os Livros em linha de acesso livre (em língua portuguesa) aí listados.
Breve exploração dos softwares Doodle e Google Forms

Das 14h30 às 15h, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h às 16h00: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 16h00 às 16h30: Continuação da exploração do Moodle, dos Livros em linha de acesso livre e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

13contempbu.gif (1205
                bytes) 28/05/2020 14h30: Não haverá aula com presença fisica.
Continuação da exploração do software Moodle. Os estudantes devem entrar com o seu email da UC.
Os estudantes devem ir para o Livro Geogebra desta disciplina e explorar os Livros em linha de acesso livre (em língua portuguesa) aí listados.
Exploração do software Google Earth na sua versão de aplicação Google Earth e na sua versão Google Earth em linha.
Exploração de atividades do Real World Math, Google Earth Your Math e Google Earth Math.

Das 14h30 às 15h00, trabalhar com os softwares a partir da ligação fornecida;
Das 15h00 às 17h00: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE. Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
Das 17h00 às 17h30: Continuação da exploração do Moodle, dos Livros em linha de acesso livre e da criação da página pessoal.
Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email

FIM DO CURSO



13contempbar.gif (2601
                bytes)

13contempbk.gif (1152
                bytes)13contempmail.gif (1644
                bytes)13contempfwd.gif (1153
                bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de 

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Trabalho com os grupos do Geogebra.
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Trabalho com os grupos do Geogebra: os projetos. Exemplo:
Projeto BISSETRIZ na página Geogebra.org
Ligação para a apliqueta BISSETRIZ:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Os grupos do Geogebra. Análise do 2º trabalho a realizar na disciplina.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/02/2018 8h30: Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/03/2018 8h30: Discussões sobre o trabalho 1 e trabalho 2.
Projeção de alguns filmes da série "Matemática em toda a parte".

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.
Exemplos:

A importância de uma boa aproximação numérica: o caso da explosão do foguetão Ariane 5 (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Algumas propriedades geométricas e pontos notáveis do triângulo

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Geogebra 3D. Exemplo: Seções cónicas
Apliqueta interativa:

Uso de tecnologias na sala de aula. Problemas e desafios:
Há laboratórios de informática em 81% das escolas públicas, mas somente 59% são usados (03/08/2017)
Duas turmas melhoram resultados e ficam mais motivadas com ajuda de tablets (12 de Março de 2018)
Maioria das escolas tem computadores velhos e rede de internet instável ( 12.03.2018)
Com internet e computadores, a matemática já não tem de ser um bicho enfiado em livros (21 fev 2018)

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 9/04/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.
Início da participação no curso Promoting Technology-Enhanced Teaching.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 8h30: Análise do software KAHOOT.
Exemplo de atividade com o software para estudo de funções e gráficos: Funções e gráficos.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 10h30: Realização de uma atividade com o software para estudo de funções hiperbólicas: Funções hiperbólicas.
Desafio em competição com os estudantes que já o realizaram anteriormente: Funções hiperbólicas

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/04/2018 8h30: O video na aula de Matemática e na escola. Exemplos de divulgação:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 8h30: Início da participação no curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Resposta aos inquéritos iniciais do curso.
Preparação de um video usando o software Creator Studio do YouTube.
Exemplo de atividade feita no ano anterior com este software:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 10h30: Escolha do tema e planeamento da proodução de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/04/2018 8h30: Primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Uso do software PADLET para tomar notas do curso.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/04/2018 8h30: Conclusão do primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 8h30: Segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 10h30: Conclusão do segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 2

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/05/2018 8h30: Terceiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

Feito com Padlet

13contempbu.gif (1205
                bytes) 17/05/2018 8h30: Conclusão do terceiro módulo e finalização do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 3badge total

Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube

21/05/2018 8h30: Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome).. Este foi o Guião produzido. Filmagem das diversas partes a incluir no video a produzir pelos estudantes. Videos produzidos:


24/05/2018 8h30: Conclusão da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome). Um exemplo possível:


13contempbu.gif (1205
                bytes) Adiado:
Os estudantes deverão assistir online à
Sessão comemorativa do Dia Internacional da Matemática
que decorrerá no endereço:
Videocast - Academia das Ciências de Lisboa

Programa

Fábio Chalub (Sociedade Portuguesa de Matemática e DM/FCT NOVA) — O Dia Internacional da Matemática;
Clara Raposo (ACL e ISEG - Lisbon School of Economics & Management) — A Matemática na Economia e Gestão;
Diogo Abreu (IGOT - Universidade de Lisboa) — Métodos matemáticos na Geograia;
Jorge Milhazes de Freitas (ACL e CM/ Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) — A Matemática no Mundo de Hoje.

13contempbu.gif (1205
                bytes) Adiado:
O que é um MOOC. Alguns exemplos.
MOOC: "Promoting Technology-Enhanced Teaching" (MENTEP (Mentoring Technology-Enhanced Pedagogy) project).
MOOC: "Pre-University Calculus" (TU Delft Online Learning).
MOOC: "Scratch: Programming for Teachers" (TU Delft Online Learning).
MOOC: "Cenários de Aprendizagem Ativa" (Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "A Europeana na sala de aula" O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)..

CREDITS_HERE