13contemp0.gif (3028
                bytes)
  2020/2021 - Meios Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/02/2021 14h30: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação.
Projetos em que esta disciplina vai estar envolvida: Dia internacional da Matemática, Etwinning, Happy@UC.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 18/02/2021 14h30:
Considerações gerais sobre o uso pedagógico das ferramentas computacionais. Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Potencialidades do software. Criação do GRUPO desta disciplina MCEM 2021.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/02/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 25/02/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
Exploração de alguns videos de TOM APOSTOL (1923-2016) do Projeto MATHEMATICS no YouTUBE

13contempbu.gif (1205
                bytes) 2/03/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
O que é um MOOC. Alguns exemplos.
MOOC: "Promoting Technology-Enhanced Teaching" (MENTEP (Mentoring Technology-Enhanced Pedagogy) project).
MOOC: "Pre-University Calculus" (TU Delft Online Learning).
MOOC: "Scratch: Programming for Teachers" (TU Delft Online Learning).
MOOC: "Cenários de Aprendizagem Ativa" (Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "A Europeana na sala de aula" O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Inscrição no MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 4/03/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 9/03/2021 14h30:
Estudo do módulo introdutório do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 11/03/2021 14h30:
Ano Internacional da Matemática: Parabéns aos estudantes cujos pósteres foram selecionados para a página das comemorações. Referência às comemorações de 2021.

Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/03/2021 14h30:
Estudo da primeira parte do primeiro módulo do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 18/03/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
Enciclopédia de curvas planas: Famous Curves Index

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/03/2021 14h30:
Estudo da segunda parte do primeiro módulo do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 25/03/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 6/04/2021 14h30:
Estudo da primeira parte do segundo módulo sobre "Subtasks" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/04/2021 14h30:
Estudo da segunda parte do segundo módulo sobre "Task Wizard" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Geogebra 3D - alguns exemplos:
Interseção de superfícies, Problema da superfície esférica (planos tangentes), Interseção de 3 planos

13contempbu.gif (1205
                bytes) 13/04/2021 14h30:
Estudo da primeira parte do terceiro módulo sobre "Subtasks" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/04/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
Geogebra 3D - mais alguns exemplos:
Uma proposta para o ensino da geometria espacial usando o Geogebra 3DLoana Araújo de Souza (Universidade Estadual da Paraíba, Brasil), A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D RAISSA SAMARA SAMPAIO (Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Brasil), L'égalité de Pythou, Des activités clés en main avec GeoGebra et Scratch, Jean-Yves Labouche. "Journée Ateliers Informatiques et Mathématiques pour les Enseignants", 17 de abril, 10h20 - 11h00 (hora francesa)
Outras notícias:
Why Uruguay's Schoolchildren Are Doing So Well in the Pandemic SPIEGEL international, 23.03.2021
Python au Lycée : Un support pour l’activité mathématique, Franck Chevrier. "Journée Ateliers Informatiques et Mathématiques pour les Enseignants", 17 de abril, 15h25 - 16h05 (hora francesa)

13contempbu.gif (1205
                bytes) 20/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo da segunda parte do terceiro módulo sobre "Intervals" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração de programação através da tarefa Equação do 2º Grau de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 27/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo da primeira parte do quarto módulo sobre "Trail & app" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Exploração de programação através da tarefa Equação do 2º Grau de Jorge Cássio.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 4/05/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo da segunda parte do quarto módulo sobre "Trail & app" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 6/05/2018 14h30: aula presencial e a distância:
Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 11/05/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo do último módulo do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe

13contempbu.gif (1205
                bytes) 13/05/2018 14h30: aula presencial e a distância:
Continuação do trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o FileZilla.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 18/05/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Discussão da elaboração de um plano de aula, tendo por base os recursos digitais de editoras portuguesas.
Apresentação e discussão de alguns planos de aula usados no passado em aulas do Estágio Pedagógico.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 20/05/2018 14h30: aula presencial e a distância:
As calculadoras gráficas no ensino da Matemática.
Fim do curso.



13contempbar.gif (2601
                bytes)

13contempbk.gif (1152
                bytes)13contempmail.gif (1644
                bytes)13contempfwd.gif (1153
                bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de 

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Trabalho com os grupos do Geogebra.
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Trabalho com os grupos do Geogebra: os projetos. Exemplo:
Projeto BISSETRIZ na página Geogebra.org
Ligação para a apliqueta BISSETRIZ:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Os grupos do Geogebra. Análise do 2º trabalho a realizar na disciplina.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/02/2018 8h30: Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/03/2018 8h30: Discussões sobre o trabalho 1 e trabalho 2.
Projeção de alguns filmes da série "Matemática em toda a parte".

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.
Exemplos:

A importância de uma boa aproximação numérica: o caso da explosão do foguetão Ariane 5 (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Algumas propriedades geométricas e pontos notáveis do triângulo

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Geogebra 3D. Exemplo: Seções cónicas
Apliqueta interativa:

Uso de tecnologias na sala de aula. Problemas e desafios:
Há laboratórios de informática em 81% das escolas públicas, mas somente 59% são usados (03/08/2017)
Duas turmas melhoram resultados e ficam mais motivadas com ajuda de tablets (12 de Março de 2018)
Maioria das escolas tem computadores velhos e rede de internet instável ( 12.03.2018)
Com internet e computadores, a matemática já não tem de ser um bicho enfiado em livros (21 fev 2018)

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 9/04/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.
Início da participação no curso Promoting Technology-Enhanced Teaching.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 8h30: Análise do software KAHOOT.
Exemplo de atividade com o software para estudo de funções e gráficos: Funções e gráficos.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 10h30: Realização de uma atividade com o software para estudo de funções hiperbólicas: Funções hiperbólicas.
Desafio em competição com os estudantes que já o realizaram anteriormente: Funções hiperbólicas

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/04/2018 8h30: O video na aula de Matemática e na escola. Exemplos de divulgação:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 8h30: Início da participação no curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Resposta aos inquéritos iniciais do curso.
Preparação de um video usando o software Creator Studio do YouTube.
Exemplo de atividade feita no ano anterior com este software:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 10h30: Escolha do tema e planeamento da proodução de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/04/2018 8h30: Primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Uso do software PADLET para tomar notas do curso.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/04/2018 8h30: Conclusão do primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 8h30: Segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 10h30: Conclusão do segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 2

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/05/2018 8h30: Terceiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

Feito com Padlet

13contempbu.gif (1205
                bytes) 17/05/2018 8h30: Conclusão do terceiro módulo e finalização do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 3badge total

Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube

21/05/2018 8h30: Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome).. Este foi o Guião produzido. Filmagem das diversas partes a incluir no video a produzir pelos estudantes. Videos produzidos:


24/05/2018 8h30: Conclusão da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome). Um exemplo possível:


13contempbu.gif (1205
                bytes) Adiado:
Os estudantes deverão assistir online à
Sessão comemorativa do Dia Internacional da Matemática
que decorrerá no endereço:
Videocast - Academia das Ciências de Lisboa

Programa

Fábio Chalub (Sociedade Portuguesa de Matemática e DM/FCT NOVA) — O Dia Internacional da Matemática;
Clara Raposo (ACL e ISEG - Lisbon School of Economics & Management) — A Matemática na Economia e Gestão;
Diogo Abreu (IGOT - Universidade de Lisboa) — Métodos matemáticos na Geograia;
Jorge Milhazes de Freitas (ACL e CM/ Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) — A Matemática no Mundo de Hoje.

13contempbu.gif (1205
                bytes) Adiado:
O que é um MOOC. Alguns exemplos.
MOOC: "Promoting Technology-Enhanced Teaching" (MENTEP (Mentoring Technology-Enhanced Pedagogy) project).
MOOC: "Pre-University Calculus" (TU Delft Online Learning).
MOOC: "Scratch: Programming for Teachers" (TU Delft Online Learning).
MOOC: "Cenários de Aprendizagem Ativa" (Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "A Europeana na sala de aula" O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)..

CREDITS_HERE