Software GeoGebra:
Para
além dos softwares
mencionados nas aulas de M.C.E., o
GeoGebra
é um software de
matemática dinâmica e
gratuito para todos os
níveis de ensino, incorpora
a geometria, álgebra,
tabelas, gráficos,
estatística e
cálculo numa só
aplicação, é
semelhante ao Cinderella
em algumas
aplicações.
Para instalá-lo clique no
ícon
de seguida
na opção Download e
segue as instruções
dadas.
Exemplo
de aplicação do
geogebra:
Este exemplo
é no âmbito da
área de
Programação Linear.
Baseia-se em maximizar uma
função segundo
várias
restrições,
utilizando o método
gráfico.
Jogos
Matemáticos:
O uso de
jogos no ensino da
Matemática tem como
objectivo fazer com que os
alunos gostem de aprender
esta disciplina, mudando a
rotina da turma e
despertando o seu interesse.
Os jogos podem ser
utilizados para introduzir,
amadurecer conteúdos
e preparar o aluno para
aprofundar os itens
já trabalhados. Os
jogos de equipa podem ainda
favorecer o trabalho
cooperativo. Os jogos de
estratégia, de
observação e
de memorização
contribuiem de forma
articulada para o
desenvolvimento de
capacidades
matemáticas e para o
desenvolvimento pessoal e
social.
Há
jogos em todas as culturas e
a matemática
desenvolveu muito
conhecimento a partir deles.
Além disso, um jogo
pode ser um ponto de partida
para uma actividade de
investigação
ou de um projecto.
Torre de
Hanói
É um
jogo individual que consiste
em passar todos os discos de
uma estaca para outra
qualquer, utilizando as
restantes estacas como
auxiliar. Um disco maior nunca
pode ficar em cima de um andar
menor.
Neste jogo pode
escolher o número de discos que quiser.
- Origem do jogo
Jogo Hex
É um jogo para duas pessoas,
cujo as regras se encontram no link abaixo.
- Regras do jogo
- Tabuleiro
É um jogo para duas pessoas,
as regras estão no link abaixo.
- Regras do jogo
Uma pequena
descontração....
Jogo
do Galo
Tetris