ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe - Matemática do Planeta Terra - MPT2013

Ir para o conteúdo

Menu principal

ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe

Atividades

APRESENTAÇÃO

Em Maio de 1919 o Royal Observatory e a Royal Society, no Reino Unido, patrocinaram uma expedição ao Sobral, Brasil, e a Sundy, Príncipe, para observar o “eclipse total” do Sol, validando a partir das observações astronómicas, a teoria da Gravitação de Einstein, a Relatividade Geral, que prevê o encurvamento dos raios luminosos ao passarem junto ao bordo do Sol.

Um eclipse do Sol, quase ao longo da mesma trajetória irá decorrer no dia 3 de novembro de 2013. Esta é, pois, uma oportunidade única para o Príncipe recuperar o evento científico de 1919 e ligá-lo à ciência moderna.

ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe
é um evento que se realizou em São Tomé e Príncipe, em particular na ilha do Príncipe, e que contou com dois objetivos principais: por um lado, promover e divulgar a Ciência; por outro, reafirmar o legado científico da ilha do Príncipe na História das ciências.

Destinou
-se a toda a sociedade civil, mas revelou-se de extrema importância para a comunidade científica, para professores e para alunos.

Durante os meses de Outubro e de Novembro de 2013
a Ciência teve o papel principal na ilha do Príncipe! Contámos com a presença de ilustres cientistas internacionais e foram promovidas iniciativas de divulgação e informação científica principalmente nas áreas da Astronomia, da Física e da Matemática.


COMISSÃO ORGANIZADORA
Carlota Simões
Joana Latas
João Fernandes
José Moreira
Luís Cardoso
Luís Cruz
Paulo Crawford
Ricardo Gafeira
Rita Alves

 


PROGRAMAÇÃO


Outubro:
- Ciclo de cinema e videoconferências;
- Oficinas para escolas;
- Oficinas para a comunidade;
- Distribuição de folhetos informativos;
- Distribuição de óculos próprios para observação de eclipses.

Consulte a programação detalhada e completa para o mês de Outubro.
(CRONOGRAMA GERAL)  (RESUMOS)


Novembro (entre 2 e 10):

- Observação do Eclipse no local histórico da Sundy;
- Conferências presenciais e por via Skype;
- Mini cursos de formação para professores
- Mostra de revistas científicas
- Conversas com cientistas de diferentes áreas
- Exposições

Consulte a programação detalhada e completa para o mês de Novembro.
(CRONOGRAMA GERAL
)  (RESUMOS)


O programa social e cultural proporcionou, ainda, a visita a locais emblemáticos da ilha do Príncipe onde os participantes poderam desfrutar de um ambiente de diversidade, de fauna e flora únicos, não fosse o Príncipe uma Reserva Mundial da Biosfera! Poderam também conhecer produtos regionais singulares e contactar com a tradição e a cultura local.

Por estarem ambos no trajeto do Eclipse, o Gabão e São Tomé e Príncipe estiveram
em comunicação. Além das atividades desenvolvidas no Príncipe, Lisboa e Coimbra foram também palco de várias iniciativas.

Contamos consigo!


Página oficial no Facebook do evento: www.facebook.com/eclipse2013.principe


EBOOK: "Eclipse 2013: História e Ciência no Príncipe"

Disponibilizamos aqui uma publicação que reúne artigos das conferências que tiveram lugar durante o evento. Com a organização de Joana Latas e Luís Cardoso, esta publicação aborda temas relacionados com a Astronomia, Física e Matemática. Inclui também um registo fotográfico que evidencia alguns momentos vivenciados durante as sessões que tiveram lugar entre o início de outubro até dia 10 de novembro de 2013, com destaque para o dia 3 de novembro, dia do eclipse solar parcial que se observou na ilha do Príncipe.




REFERÊNCIAS NA IMPRENSA

Notícia na Newsletter #1 da
Reserva da Biosfera (FEV 2014) - "Eclipse 2013" (pag.6)

Notícia na Revista Educação e Matemática Nº125 (Nov/Dez 2013) - "O sol eclipsado!"

Notícia do dia 01/11/2013  no Jornal Público - "Eclipse parcial do Sol visível no domingo em Portugal"


"O eclipse solar e a Universidade de Coimbra" - Reportagem da UCV (01/11/2013). Dia 3 de novembro é dia de eclipse solar e para assinalar a data o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra preparou várias atividades.


Emissão do espaço “Os Dias do Futuro”, dedicada ao evento ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe, que passou na Antena 1 no passado dia 26 de Outubro - "Eclipse 2013:História e Ciência no Príncipe"


A Rádio Regional do Príncipe transmitiu no dia 26/10/2013, em directo, uma entrevista a Ricardo Gafeira, aluno de doutoramento de Astrofísica e investigador do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra onde foi abordada a expedição histórica de Eddington à ilha do Príncipe em 1919 e o eclipse de 3 de Novembro de 2013. Foram ainda salientadas as formas seguras de observação do eclipse e apresentadas as actividades envolvidas no evento Eclipse 2013: História e Ciência no Príncipe.



O dia do Eclipse aproxima-se. A TVS (Televisão São-tomense) está a divulgar, diariamente, informação para alertar a sociedade civil para a ciência dos Eclipses e para algumas regras de observação segura do fenómeno em causa. Esta produção teve lugar no âmbito do ECLIPSE2013.


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal