Dias abertos

Exposições
Simetria - Jogos de Espelhos
Movimento Matemático 1937-1947

Palestras
O último teorema de Fermat
A Matemática e a Arte: uma visão das coisas
Que investigação se faz no DMUC?

De alunos para alunos
(alunos do DMUC falam para alunos do secundário)
Álbum de matemáticos
Cartografia dos planetas

Mini-Cursos
(sobretudo para alunos do secundário)
Iniciação à criptografia
Construção de páginas web

Outras iniciativas
Estágio do Projecto Delfos
Actividades Matemáticas

Dia da Engenharia Geográfica

Programa (PDF)

Cartaz

Exposições
Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade de Coimbra

Durante a iniciativa "Dias Abertos", o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC) promove duas exposições.

Simetria - Jogos de Espelhos

  • Datas: 1 a 13 de Março de 2004
  • Horário: 2ª a 6ª das 10 às 17; Sábados: das 14 às 17
  • Local: 4º piso do DMUC
  • Marcações (grupos de alunos das escolas básicas e secundárias):
  • Informações sobre a exposição: Simetria - Jogos de Espelhos

É surpreendente o facto que, na imensa variedade quer dos motivos ornamentais produzidos pelo homem quer das formas presentes na natureza, haja na realidade só um número limitado e relativamente pequeno de "esquemas" (melhor dizendo, de diversos tipos de simetria) que se repetem.É ainda mais surpreendente o facto de artistas de todas as partes do mundo terem chegado, mesmo sem uma análise sistemática, a criar exemplos de todos os casos possíveis, muito antes de uma formalização matemática do resultado. A exposição, a partir da observação das simetrias presentes em alguns desenhos ou poliedros, ilustra de modo interactivo o problema da classificação das figuras com base no seu tipo de simetria.

A exposição é uma versão ligeiramente ampliada de uma exposição permanente, criada no Departamento de Matemática "F. Enriques", em Milão, sob a responsabilidade científica da Profª. Maria Dedò. A versão portuguesa foi realizada pela Associação Atractor, por forma que a sua inauguração assinalasse a entrada em funcionamento das novas instalações dos Departamentos de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto.

Movimento Matemático 1937-1947

Esta exposição, pertença da Sociedade Portuguesa de Matemática, pretende realçar a importância de um conjunto de iniciativas levadas a efeito por um destacado núcleo de cientistas - sobretudo matemáticos - que tal como outros intelectuais foram injustamente banidos das universidades portuguesas pelo estado novo.

Espera-se, assim, contribuir para um melhor conhecimento dos anos 40 do século XX e, simultaneamente, prestar uma modesta homenagem a esse grupo de cientistas e à sua inestimável participação cívica.