Dias abertos

Exposições
Simetria - Jogos de Espelhos
Movimento Matemático 1937-1947

Palestras
O último teorema de Fermat
A Matemática e a Arte: uma visão das coisas
Que investigação se faz no DMUC?

De alunos para alunos
(alunos do DMUC falam para alunos do secundário)
Álbum de matemáticos
Cartografia dos planetas

Mini-Cursos
(sobretudo para alunos do secundário)
Iniciação à criptografia
Construção de páginas web

Outras iniciativas
Estágio do Projecto Delfos
Actividades Matemáticas

Dia da Engenharia Geográfica

Programa (PDF)

Cartaz

Palestras
Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade de Coimbra

Durante a iniciativa "Dias Abertos", o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC) promove várias palestras destinadas não só a professores e alunos de matemática mas também a todos quantos se interessam pela cultura científica.

Dois olhares sobre o último teorema de Fermat

  • Oradores: João Filipe Queiró (DMUC) e Carlos Fragateiro (Teatro da Trindade)
  • Data: 3 de Março de 2004 (quarta-feira), às 18 horas
  • Local: Foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra

Esta palestra, destinada ao público em geral, encontra-se integrada na VI Semana Cultural da Universidade de Coimbra e surge a propósito da apresentação em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, do espectáculo O Último Tango de Fermat, do Teatro da Trindade, nos dia 3 e 4 de Março de 2004.

O Último Tango de Fermat (Fermat's Last Tango) é um musical sobre a demonstração de um grande teorema matemático, contando a história de Andrew Wiles, o matemático que espantou o mundo quando, em 1993, anunciou a demonstração para o Teorema de Fermat, o famoso problema matemático colocado por Pierre de Fermat em 1637. Este musical, que combina opereta, blues, pop, e, evidentemente, tango, estreou-se na Off Broadway, no New York City's York Theater, em Novembro de 2000, tendo ganho um Emmy..

Este musical é um testemunho do extraordinário poder de excitação da matemática e da sua beleza sem paralelo, contando de uma forma extremamente atractiva os momentos de grande reconhecimento público que o matemático vive quando apresenta a sua descoberta, e, posteriormente, quando se descobre que há uma falha na demonstração, as dúvidas e angústias que atravessam a vida de qualquer criador. O combate singular de Keane para corrigir os resultados acaba num singular triângulo amoroso que o envolve a ele, à sua mulher Anne, e à matemática (trazida à vida por Fermat e os seus amigos imortais: Pitágoras, Euclides, Newton e Gauss.)

A Matemática e a Arte: uma visão das coisas

Esta palestra encontra-se integrada num ciclo de conferências intitulado "Matemática na Casa da Cultura" que o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra promove a partir de Março, uma vez por mês (terças-feiras às 18 horas) na Casa Municipal da Cultura.

Essas conferências, destinadas a todos os interessados, têm como objectivo dar a conhecer vários aspectos interdisciplinares da Matemática, contribuindo assim para elevar o gosto do público em relação a esta ciência.




Que investigação se faz no DMUC?

  • Orador: Paula de Oliveira
  • Data: 10 de Março de 2004 (quarta-feira), às 14h30
  • Local: Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática, Coimbra

Esta palestra, destinada sobretudo aos alunos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pretende dar a conhecer a investigação que se faz no Departamento de Matemática. A Professora Paula de Oliveira é a coordenadora do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, unidade de investigação sediada no Departamento, que obteve a classificação de Excelente na última avaliação por peritos internacionais levada a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.