13contemp0.gif (3028
                bytes)
  2017/2018 - Meios Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/02/2018 8h30: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação.
Considerações gerais sobre o uso pedagógico das ferramentas computacionais.
Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Potencialidades do software.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Trabalho com os grupos do Geogebra.
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Trabalho com os grupos do Geogebra: os projetos. Exemplo:
Projeto BISSETRIZ na página Geogebra.org
Ligação para a apliqueta BISSETRIZ:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Os grupos do Geogebra. Análise do 2º trabalho a realizar na disciplina.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/02/2018 8h30: Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/03/2018 8h30: Discussões sobre o trabalho 1 e trabalho 2.
Projeção de alguns filmes da série "Matemática em toda a parte".

13contempbu.gif (1205
                bytes) 8/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5).
Potencialidades do software.
Exemplos:

A importância de uma boa aproximação numérica: o caso da explosão do foguetão Ariane 5 (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Algumas propriedades geométricas e pontos notáveis do triângulo

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Geogebra 3D. Exemplo: Seções cónicas
Apliqueta interativa:

Uso de tecnologias na sala de aula. Problemas e desafios:
Há laboratórios de informática em 81% das escolas públicas, mas somente 59% são usados (03/08/2017)
Duas turmas melhoram resultados e ficam mais motivadas com ajuda de tablets (12 de Março de 2018)
Maioria das escolas tem computadores velhos e rede de internet instável ( 12.03.2018)
Com internet e computadores, a matemática já não tem de ser um bicho enfiado em livros (21 fev 2018)

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra (versão 5).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/03/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 9/04/2018 8h30: Continuação do estudo da Geometria 3D no Geogebra.
Início da participação no curso Promoting Technology-Enhanced Teaching.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 8h30: Análise do software KAHOOT.
Exemplo de atividade com o software para estudo de funções e gráficos: Funções e gráficos.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 12/04/2018 10h30: Realização de uma atividade com o software para estudo de funções hiperbólicas: Funções hiperbólicas.
Desafio em competição com os estudantes que já o realizaram anteriormente: Funções hiperbólicas

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/04/2018 8h30: O video na aula de Matemática e na escola. Exemplos de divulgação:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 8h30: Início da participação no curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Resposta aos inquéritos iniciais do curso.
Preparação de um video usando o software Creator Studio do YouTube.
Exemplo de atividade feita no ano anterior com este software:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 19/04/2018 10h30: Escolha do tema e planeamento da proodução de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/04/2018 8h30: Primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Uso do software PADLET para tomar notas do curso.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 26/04/2018 8h30: Conclusão do primeiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 8h30: Segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

13contempbu.gif (1205
                bytes) 3/05/2018 10h30: Conclusão do segundo módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 2

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/05/2018 8h30: Terceiro módulo do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

Feito com Padlet

13contempbu.gif (1205
                bytes) 17/05/2018 8h30: Conclusão do terceiro módulo e finalização do curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"

badge 3badge total

Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube

21/05/2018 8h30: Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome).. Este foi o Guião produzido. Filmagem das diversas partes a incluir no video a produzir pelos estudantes. Videos produzidos:


24/05/2018 8h30: Conclusão da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome). Um exemplo possível:




13contempbar.gif (2601
                bytes)

13contempbk.gif (1152
                bytes)13contempmail.gif (1644
                bytes)13contempfwd.gif (1153
                bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de