MATEMÁTICA, HISTÓRIAS E VÍDEOS

Departamento de Matemática
Universidade de Coimbra




No âmbito do Programa Matemática - Ano 2000, por ocasião do Ano Mundial da Matemática, o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra realizará, ao longo do ano 2000 e uma vez, aproximadamente, por trimestre, uma sessão destinada a estudantes e, sobretudo, ao público em geral.

Cada sessão será a combinação da exibição de um vídeo de teor matemático e de uma conferência sobre a matemática relevante para o vídeo.

Os matemáticos convidados são todos figuras relevantes da matemática mundial do século XX.


Programa

16 Fevereiro 2000

Sala Pedro Nunes

Dep. de Matemática
Universidade de Coimbra

 


    15.00 - Conferência pelo Prof. E. C. Zeeman

    15.45 - Café

    16.15 - Exibição do vídeo "Geometry and Perspective" ( Dur.: 60m)
     


5 Abril 2000

Sala Pedro Nunes

Dep. de Matemática
Universidade de Coimbra

 


    15.00 - Conferência pelo Prof. Gareth Jones

    15.45 - Café

    16.15 - Exibição do vídeo "N is a number"
     


21 Junho 2000

Sala Pedro Nunes

Dep. de Matemática
Universidade de Coimbra

 


    15.00 - Conferência pelos Profs. Antonio F. Costa e José Ma Montesinos

    15.45 - Café

    16.15 - Exibição do vídeo "Arabesques and Geometry"
     


8 Novembro 2000

Sala Pedro Nunes

Dep. de Matemática
Universidade de Coimbra

 


    15.00 - Conferência pelo Prof. Jean-Pierre Bourguignon

    15.45 - Café

    16.15 - Exibição do vídeo " The New Shepherd's Lamp"
     

Breve C. V. dos conferencistas
E. C. Zeeman

    Technical skill is mastery of complexity
    while creativity is mastery of simplicity.
    Catastrophe Theory, 1977.

    Autor de cerca de 80 artigos de investigação, foi professor em Cambridge, Warwick, onde fundou o Mathematics Department and Research Center, e Oxford. Em 1975 foi eleito para a Royal Society of London, tendo recebido a Medalha Faraday em 1988. Foi ainda vencedor do Senior Whitehead Prize em 1982 e Forder Lecturer em 1987. Presidente da London Mathematical Society de 1986 a 1988, recebeu doutoramentos honoris causa por Strasbourg (1974), Hull (1984), Warwick (1988), Leeds (1990), Durham (1990) e Hartford (1992).
    De entre os livros que publicou destacam-se "Catastrophe Theory" (1977), "Geometry and Perspective" (1987) e "Gyroscopes and boomerangs" (1989). É autor do vídeo "Geometry and Perspective".
    Biografia (na Univ. St. Andrews).
    Página (na Univ. Texas, San Antonio)

Gareth A. Jones

    Sendo actualmente professor na Faculty of Mathematical Studies, Southampton Univ., U.K., é autor de cerca de 45 artigos de investigação, principalmente sobre Teoria dos Grupos e as suas ligações à Teoria de Galois, Combinatória, Geometria, Teoria dos Números, Topologia, Funções Complexas e outras Ciências. É autor de dois livros: um sobre Funções Complexas em co-autoria com David Singerman, outro sobre Teoria dos Números Elementar com Mary Jones.
    Ultimamente tem dedicado especial atenção às relações entre grupos e grafos e à Teoria da Codificação. Tem em preparação um livro com Mary Jones sobre Teoria da Informação e da Codificação e um outro, sobre Grupos Fuchsianos, com A. F. Beardon e R. Taylor.
Antonio F. Costa

    Antonio F. Costa é actualmente professor catedrático de Geometria e Topologia na Universidad Nacional de Educación a Distancia, em Madrid. Sendo autor de mais de 40 artigos de investigação, publicou ainda 6 livros sobre Geometria Diferencial, Matemática Discreta e Geometria.
    É autor do vídeo "Arabesques and Geometry", realizado por B. Gómez, premiado em inúmeros certames internacionais de cinema científico.
    Página pessoal
José Mª Montesinos

    José Ma Montesinos, especialista em topologia das dimensões baixas, área em que publicou mais de 70 artigos de investigação, é catedrático do Departamento de Geometria e Topologia da Universidade Complutense de Madrid, e conhecido por ter introduzido os, hoje em dia, chamados Enlaces de Montesinos.
    Em 1975 recebeu o Prémio da Academia de Ciencias de Madrid e é desde 1990 membro da Real Academia de Ciencias Exactas, Fisícas y Naturales.
    É ainda autor do livro "Classical Tesselations and three-Manifolds".
Jean-Pierre Bourguignon

    É desde 1994 Director do IHES - Institut des Hautes Études Scientifiques (Bures-sur-Yvette, Paris), sendo ainda Professor na École Polytechnique e Director de Investigação do CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique .
    Publicou mais de 70 artigos na área da Análise Global, tendo sido Presidente da European Mathematical Society de 1995 a 1998.
    É autor do vídeo " The New Shepherd's Lamp", realizado por F. Tysseyre e C. Weingarten .
Organização
 
 
Apoios
 
 

 
 

Última actualização
30 de Janeiro de 2000
por Jorge Picado