Programas e Manuais de Ensino
 
 
 
BIBLIOGRAFIA

Muito incompleta, claro!... com algumas excepções, incui textos de que tenho cópias digitais e que, por isso mesmo, passam a estar imediatamente à vossa disposição...


  1. Eduardo Marques de Sá, Problemas da Linguagem e da Matemática[PDF], Soluções[PDF], conjunto de textos apresentados nas conferências e tardes de trabalho Tema livre: Lógica e Linguagem no Ensino da Matemática, no âmbito do acompanhamento dos programas do Ensino Secundário, Abril-Maio de 2000.
  2. National Commissions on Excellence in Education, A Nation at Risk, a report  to the Nation and the Secretary of Education of the United States Department of Education, Abril 1983.
  3. Before It's Too Late. A Reportto the Nation from The National Commission on Mathematics and Science Teaching for the 21st Century [PDF], September 2000
  4. Eduardo Marques de Sá, "Problemas da Formação de Professores de Matemática" [Word], in O Ensino da Matemática na Universidade em Portugal e Assuntos Relacionados, Publicações do Centro Internacional de Matemática, nº 14, Coimbra 2000, pp. 22-29
  5. Eduardo Marques de Sá, Notas sobre a Área da Educação Superior Europeia[Word], DMUC Maio 2001; incluído (com alterações pontuais) como anexo ao Relatório da Comissão de Reflexão sobre a Revisão dos Planos de Estudo de Matemática, por M.P. Oliveira, et al., DMUCoimbra 2001, que pode obter-se em http://www.mat.uc.pt/~boletim/
  6. A. Kovacec, A. Branquinho e E. Marques de Sá, Projecto Delfos, Escola de Matemática para Jovens, texto de ‘fundação’ e genérico, Dezembro 2001, in http://www.mat.uc.pt/~ajplb/delfos.htm
  7. A. Kovacec, A. Branquinho e E. Marques de Sá, Projecto Delfos. Problemas de Dezembro 2001 e sua resolução, in http://www.mat.uc.pt/~ajplb/anuncio.pdf
  8. Eduardo Marques de Sá, Caminhos para a Formação de Matemáticos e de Professores de Matemática[Word], Boletim da SPM 46(2002), 3-18
  9. "Alguns Pontos Críticos no Ensino da Matemática" [Word], in O Ensino da Matemática: Situação e Perspectivas (Actas de um Seminário realizado em 28 de Novembro de 2002), Conselho Nacional da Educação, Lisboa 2003
  10. Ivone Gaspar (coordenadora da publicação), José Vítor Adragão, Amália Bárrios, Joana Castro, Isabel Maria C. da Cunha, Jorge Dias de Deus, Paulo Feytor Pinto, Teresa Peña, Eduardo Marques de Sá, Três Dimensões Básicas do Currículo, Instituto de Inovação Educacional, 2002
  11. Eduardo Marques de Sá, Joana Nunes da Costa e António Leal Duarte, Programa de Geometria [Word],Universidade de Coimbra, Junho 2002.
  12. Eduardo Marques de Sá, Isabel Reis, Miguel Ramos e Jorge Pato, Critérios de elaboração de Programas de Matemática do 7º ao 12º ano[PDF], relatório no âmbito do projecto Inovações nos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário, Instituto de Inovação Educacional e Sociedade Portuguesa de Matemática, Setembro de 1998
  13. Eduardo Marques de Sá, Isabel Reis, Miguel Ramos e Jorge Pato, Critérios de Elaboração de Manuais Escolares e Guiões para Professores de Matemática, do 7º ao 12º ano[PDF],  relatório no âmbito do projecto Inovações nos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário, Instituto de Inovação Educacional e Sociedade Portuguesa de Matemática, Março de 1999
  14. Amália Bárrios, Eduardo Marques de Sá, Isabel Cunha, Joana Castro, Jorge Dias de Deus, José Vítor Adragão, Paulo Feytor Pinto, Teresa Peña,  Inovações nos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário. Reflexões sobre Programas de Língua Materna, Matemática e Ciências[Word], Instituto de Inovação Educacional, Dezembro de 1999
  15. Amália Bárrios, Eduardo Marques de Sá, Isabel Cunha, Joana Castro, Jorge Dias de Deus, José Vítor Adragão, Paulo Feytor Pinto, Teresa Peña, Inovaçõesnos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário. Reflexões sobre Manuais Escolares e Guiões para Professores de Língua Materna, Matemática e Ciências [Word], Instituto de Inovação Educacional e Sociedade Portuguesa de Matemática, Março de 2000
  16. Eduardo Marques de Sá, Eclipse euclidiano, DMUC, 1999.