Programas e Manuais de
Ensino
BIBLIOGRAFIA
Muito incompleta, claro!... com algumas
excepções, incui textos de que tenho cópias
digitais e que, por isso mesmo, passam a estar imediatamente à
vossa disposição...
- Eduardo Marques de Sá, Problemas
da Linguagem e da Matemática[PDF], Soluções[PDF], conjunto
de textos apresentados nas conferências e tardes de trabalho Tema
livre: Lógica e Linguagem no Ensino da Matemática, no
âmbito do acompanhamento dos programas do Ensino
Secundário, Abril-Maio de 2000.
- National Commissions on Excellence in Education, A Nation at Risk,
a
report to the Nation and the Secretary of Education of the United
States
Department of Education, Abril 1983.
- Before It's Too Late. A
Reportto the Nation from The National Commission on Mathematics and
Science Teaching for the 21st Century [PDF], September 2000
- Eduardo Marques de Sá, "Problemas
da Formação de Professores de Matemática" [Word],
in O Ensino da Matemática na Universidade em Portugal e
Assuntos Relacionados, Publicações do Centro
Internacional de Matemática, nº 14, Coimbra 2000, pp. 22-29
- Eduardo Marques de Sá, Notas
sobre a Área da Educação Superior Europeia[Word],
DMUC Maio 2001; incluído (com alterações pontuais)
como anexo ao Relatório da Comissão de
Reflexão sobre a Revisão dos Planos de Estudo de
Matemática, por M.P. Oliveira, et al., DMUCoimbra 2001, que
pode obter-se em http://www.mat.uc.pt/~boletim/
- A. Kovacec, A. Branquinho e E. Marques de Sá,
Projecto Delfos, Escola de Matemática para Jovens, texto de
‘fundação’ e genérico, Dezembro 2001, in http://www.mat.uc.pt/~ajplb/delfos.htm
- A. Kovacec, A. Branquinho e E. Marques de Sá,
Projecto Delfos. Problemas de Dezembro 2001 e sua
resolução, in http://www.mat.uc.pt/~ajplb/anuncio.pdf
- Eduardo Marques de Sá, Caminhos
para a Formação de Matemáticos
e de Professores de Matemática[Word], Boletim da SPM
46(2002),
3-18
- "Alguns Pontos Críticos
no Ensino da Matemática" [Word], in O Ensino da
Matemática: Situação e Perspectivas (Actas de
um Seminário realizado em 28 de Novembro de 2002), Conselho
Nacional da Educação, Lisboa 2003
- Ivone Gaspar (coordenadora da publicação),
José Vítor Adragão, Amália Bárrios,
Joana Castro, Isabel Maria C. da Cunha, Jorge Dias de Deus, Paulo
Feytor Pinto, Teresa
Peña, Eduardo Marques de Sá, Três
Dimensões
Básicas do Currículo, Instituto de
Inovação
Educacional, 2002
- Eduardo Marques de Sá, Joana Nunes da Costa e
António Leal Duarte, Programa de
Geometria [Word],Universidade
de Coimbra, Junho 2002.
- Eduardo Marques de Sá, Isabel Reis, Miguel Ramos e
Jorge Pato, Critérios de
elaboração de Programas de Matemática do 7º
ao 12º ano[PDF], relatório no âmbito do
projecto Inovações nos Planos Curriculares dos
Ensinos Básico
e Secundário, Instituto de Inovação
Educacional
e Sociedade Portuguesa de Matemática, Setembro de 1998
- Eduardo Marques de Sá, Isabel Reis, Miguel Ramos e
Jorge Pato, Critérios de
Elaboração de Manuais Escolares e Guiões para
Professores de Matemática, do 7º ao 12º ano[PDF],
relatório no âmbito do projecto Inovações
nos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário, Instituto
de Inovação Educacional e Sociedade Portuguesa de
Matemática, Março de 1999
- Amália Bárrios, Eduardo Marques de Sá,
Isabel Cunha, Joana Castro, Jorge Dias de Deus, José
Vítor Adragão, Paulo Feytor Pinto, Teresa
Peña, Inovações nos Planos
Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário.
Reflexões sobre Programas de Língua Materna,
Matemática e Ciências[Word], Instituto de
Inovação Educacional, Dezembro de 1999
- Amália Bárrios, Eduardo Marques de Sá,
Isabel Cunha, Joana Castro, Jorge Dias de Deus, José
Vítor Adragão, Paulo Feytor Pinto, Teresa Peña, Inovaçõesnos Planos
Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário.
Reflexões sobre Manuais Escolares e Guiões para
Professores de Língua Materna, Matemática e Ciências
[Word], Instituto de Inovação Educacional e Sociedade
Portuguesa de Matemática, Março de 2000
- Eduardo Marques de Sá, Eclipse
euclidiano, DMUC, 1999.