|    2011/2012 - Meios
Computacionais
                    no Ensino (da Matemática)
 (do Mestrado
em
                    Ensino de Matemática no 3º ciclo do
                    Ensino Básico e no Secundário)
 
 SUMÁRIOS  22/02/2012 08:30: Apresentação da
                disciplina e da página da disciplina;
                métodos de avaliação;
                apresentação do 1º trabalho.
                Inscrição em listas de discussão.
                Exploração dos recursos das listas de
                discussão. Considerações gerais
                sobre o uso pedagógico das listas de
                discussão.
  28/02/2012 10:30: Inscrição dos alunos em
                5 listas de discussão ligadas ao ensino da
                Matemática. Diferentes modos de
                inscrição, dúvidas. Análise
                do conteúdo e objetivos de cada uma das 5 listas.
                Estudo de algumas discussões nas diversas listas
                e suas carcaterísticas. Discussão da
                participação relativamente reduzida nas
                discussões com listas que têm de 200 a mais
                de 1000 inscritos. Necessidade de uma dinâmica
                escolar diferente para aproveitar as oportunidades que
                já existem hoje.
  29/02/2012 08:30: Iniciação ao estudo do
                software de Geometria Dinâmica Cinderella
                (versão 1 em língua portuguesa). Exemplo
                de criação de página de internet
                interativa: Exemplo
                  1
  06/03/2012 10:30: Como criar páginas na internet no Departamento de Matemática. Problemas de segurança. Criação de uma primeira página. Criação de lugares geométricos e animações no Cinderella. Exemplos: Exemplo 2
 Exemplo 3
 Exemplo de espirógrafo
 Exemplo 5 (em Cinderella 2.6)
 
  07/03/2012 08:30: Mais exemplos com o Cinderella. Criação de exercícios interativos. Exemplos de anos anteriores:
  13/03/2012 10:30 (19/03/2012 08:30). Construção de páginas na internet. Página exemplo construída na aula: Página editada com o programa SeaMonkey
 
 
  14/03/2012 08:30. Exploração do YouTube. Inclusão de videos em páginas da internet.
  14/03/2012 17:30 (20/03/2012 14:30). Exploração de conteúdos da internet relativos à sucessão de Fibonacci. Colocação de vários elementos na página construída na disciplina.
  20/03/2012 10:30. Exploração do programa POLY. Estudo dos sólidos arquimedianos e criação de uma página com exemplos: Página editada
  21/03/2012 08:30. Referências ao projeto NRich da Universidade de Cambridge e One Minute Math (New Scientist). Introdução ao programa Modellus.
  21/03/2012 17:30 (28/03/2012 17:30).
  27/03/2012 10:30. Apresentação do projecto "Etudes Mathematiques" do Instituto Matemático Steklov. Curvas em coordenadas polares e paramétricas. Indice de Curvas Famosas. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril: Modelo 1: movimento de duas partículas
 Modelo 2: efeito estroboscópico no movimento de uma partícula
 
  28/03/2012 08:30. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril: Modelo 3: Cair na Terra... Cair na Lua...
 Modelo 4: Atou-se uma pedra a um fio...
 
  10/04/2012 10:30. Atualização das páginas pessoais com os ficheiros criados com o programa Modellus. Criação de modelos matemáticos a partir de fotografias. Situações a usar: Um trabalho realizado na aula:
 Modelo da Ponte D. Maria com duas funções quadráticas.
  11/04/2012 08:30. O Grande Arco da cidade americana de St Louis tem a forma de uma catenária, conforme assinala a Wikipédia e a página de divulgação 'Maths in the City'. Eis um exemplo de modelação com o Modellus. A utilização de escalas adequadas é fundamental para o sucesso do nosso modelo.
  17/04/2012 10:30. Explorações Matemáticas na Internet. Exemplos e discussões.
  18/04/2012 08:30. Iniciação ao uso do Moodle.
  24/04/2012 10:30. Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática.
  2/05/2012 08:30. Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática (conclusão).
  15/05/2012 10:30. Webinars: salas de aula do futuro?
  16/05/2012 08:30. Atividades interativas em linha: exemplos com vetores. Variabilidade de terminologia associada ao tema vetores.
  22/05/2012 10:30. Criação de uma página local com apliquetas. 
 Página 1: Tangentes e Secantes
 Página 2: Gráficos animados
 
  23/05/2012 08:30. Conclusão da aula anterior.
  29/05/2012 10:30. Atividades para alunos mais interessados:  dificuldades da sua realização numa sala de aual, possibilidades alternativas, o
				exemplo do Nrich da Universidade de Cambridge.
  30/05/2012 08:30. Revisão e discussão do uso de apliquetas interativas.
  5/06/2012 10:30. Estudo de limites de sucessões usando apliquetas na internet. Visualização gráfica da definição de limite de sucessão. Um exemplo: Estudo de convergência
  6/06/2012 08:30. Criação de páginas internet usando um processador de texto: exemplo de procedimento. A página do Professor David S. Richeson do Dickinson College, Carlisle, PA, EUA: riqueza e diversidade de meios de comunicação utilizados. Desafios ao professor de Matemática hoje: é possível melhorar substancialmente o ensino e a aprendizagem, usando as ferramentas mais simples disponíveis hoje, como as que foram vistas nesta cadeira. Usem-nas! Fim do curso.
  
     
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