13contemp0.gif (3028
                bytes)
  2011/2012 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática)
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/02/2012 08:30: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação; apresentação do 1º trabalho. Inscrição em listas de discussão. Exploração dos recursos das listas de discussão. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das listas de discussão.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 28/02/2012 10:30: Inscrição dos alunos em 5 listas de discussão ligadas ao ensino da Matemática. Diferentes modos de inscrição, dúvidas. Análise do conteúdo e objetivos de cada uma das 5 listas. Estudo de algumas discussões nas diversas listas e suas carcaterísticas. Discussão da participação relativamente reduzida nas discussões com listas que têm de 200 a mais de 1000 inscritos. Necessidade de uma dinâmica escolar diferente para aproveitar as oportunidades que já existem hoje.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/02/2012 08:30: Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Cinderella (versão 1 em língua portuguesa). Exemplo de criação de página de internet interativa:
  Exemplo 1

13contempbu.gif (1205
                bytes) 06/03/2012 10:30: Como criar páginas na internet no Departamento de Matemática. Problemas de segurança. Criação de uma primeira página. Criação de lugares geométricos e animações no Cinderella. Exemplos:
  Exemplo 2
  Exemplo 3
  Exemplo de espirógrafo
  Exemplo 5 (em Cinderella 2.6)

13contempbu.gif (1205
                bytes) 07/03/2012 08:30: Mais exemplos com o Cinderella. Criação de exercícios interativos. Exemplos de anos anteriores:

13contempbu.gif (1205
                bytes) 13/03/2012 10:30 (19/03/2012 08:30). Construção de páginas na internet. Página exemplo construída na aula:
  Página editada com o programa SeaMonkey

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/03/2012 08:30. Exploração do YouTube. Inclusão de videos em páginas da internet.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 14/03/2012 17:30 (20/03/2012 14:30). Exploração de conteúdos da internet relativos à sucessão de Fibonacci. Colocação de vários elementos na página construída na disciplina.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 20/03/2012 10:30. Exploração do programa POLY. Estudo dos sólidos arquimedianos e criação de uma página com exemplos:
  Página editada

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/03/2012 08:30. Referências ao projeto NRich da Universidade de Cambridge e One Minute Math (New Scientist). Introdução ao programa Modellus.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 21/03/2012 17:30 (28/03/2012 17:30).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 27/03/2012 10:30. Apresentação do projecto "Etudes Mathematiques" do Instituto Matemático Steklov. Curvas em coordenadas polares e paramétricas. Indice de Curvas Famosas. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril:
Modelo 1: movimento de duas partículas
Modelo 2: efeito estroboscópico no movimento de uma partícula

13contempbu.gif (1205
                bytes) 28/03/2012 08:30. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril:
Modelo 3: Cair na Terra... Cair na Lua...
Modelo 4: Atou-se uma pedra a um fio...

13contempbu.gif (1205
                bytes) 10/04/2012 10:30. Atualização das páginas pessoais com os ficheiros criados com o programa Modellus. Criação de modelos matemáticos a partir de fotografias. Situações a usar:


Um trabalho realizado na aula:
Modelo da Ponte D. Maria com duas funções quadráticas.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 11/04/2012 08:30. O Grande Arco da cidade americana de St Louis tem a forma de uma catenária, conforme assinala a Wikipédia e a página de divulgação 'Maths in the City'. Eis um exemplo de modelação com o Modellus. A utilização de escalas adequadas é fundamental para o sucesso do nosso modelo.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 17/04/2012 10:30. Explorações Matemáticas na Internet. Exemplos e discussões.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 18/04/2012 08:30. Iniciação ao uso do Moodle.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 24/04/2012 10:30. Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 2/05/2012 08:30. Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática (conclusão).

13contempbu.gif (1205
                bytes) 15/05/2012 10:30. Webinars: salas de aula do futuro?

13contempbu.gif (1205
                bytes) 16/05/2012 08:30. Atividades interativas em linha: exemplos com vetores. Variabilidade de terminologia associada ao tema vetores.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 22/05/2012 10:30. Criação de uma página local com apliquetas.

Página 1: Tangentes e Secantes
Página 2: Gráficos animados

13contempbu.gif (1205
                bytes) 23/05/2012 08:30. Conclusão da aula anterior.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 29/05/2012 10:30. Atividades para alunos mais interessados: dificuldades da sua realização numa sala de aual, possibilidades alternativas, o exemplo do Nrich da Universidade de Cambridge.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 30/05/2012 08:30. Revisão e discussão do uso de apliquetas interativas.

13contempbu.gif (1205
                bytes) 5/06/2012 10:30. Estudo de limites de sucessões usando apliquetas na internet. Visualização gráfica da definição de limite de sucessão.
Um exemplo: Estudo de convergência

13contempbu.gif (1205
                bytes) 6/06/2012 08:30. Criação de páginas internet usando um processador de texto: exemplo de procedimento. A página do Professor David S. Richeson do Dickinson College, Carlisle, PA, EUA: riqueza e diversidade de meios de comunicação utilizados. Desafios ao professor de Matemática hoje: é possível melhorar substancialmente o ensino e a aprendizagem, usando as ferramentas mais simples disponíveis hoje, como as que foram vistas nesta cadeira. Usem-nas!
Fim do curso.

13contempbar.gif (2601
                  bytes)

13contempbk.gif (1152
                  bytes)13contempmail.gif (1644
                  bytes)13contempfwd.gif (1153
                  bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de