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Pedro Quaresma, Os meus Aviões

Pedro Quaresma

3 Agosto 2005

Eagle 15t da Thunder Tiger:
Avião de iniciação.
Extra 300 da Hobbico:
Semi-escala do Extra 300, ARF.
Difícil:
Asa baixa. Construção a partir de planos.
Birdie Forty (Passarão)
Avião para acrobacia. Construção a partir dos planos.
Speedy Gonzalez ...
Vários aviões para as corridas F3D .
Patinho Feio
Hidroavoão "Drake II".
Catalina
Semi-escala do Catalina PBY4.
Passarinho
Um ornitoptero :).

(Outubro de 2000)

 
Eagle 15t da Thunder Tiger (?- )
Envergadura:
1.18m
Comprimento:
1.03m
Área alar:
25.9dm2
Peso:
1.4Kg
Motor:
OS 25FP (3,5cm3)
O "Eagle 15t" é um avião de iniciação (asa alta), para motores de 2.5cm3 a 3.5cm3, sem ailerons e com boas qualidades de voo. A construção é fácil de efectuar sendo que todas as peças (excepto o motor e todo o equipamento de telecomando) veem de origem.  
Extra 300 da Hobbico (1998-?)
 
Envergadura:
1.42m
Comprimento:
1.13m
Área alar:
35dm2
Peso:
2.5Kg
Motor:
Royal 46BB ABC (7,5cm3)
O "Extra 300" é um avião, semi-escala, de acrobacia. Ainda não tenho a experiência necessária (1998) para avaliar as suas capacidades como avião de acrobacia mas, já voei com ele algumas vezes e a minha apreciação é muito boa. Boas qualidades de voo, manobras executadas com muito perfeição e uma aterragem fácil. Foi experimentado por um aeromodelista já com experiência de acrobacia e ele executou uma série de manobras de acrobacia com muita facilidade. R.I.P. - Após uma troca de emissor, seguida de uma verifação incorrecta dos ailerons, o "Extra 300" foi para o ar com o comando dos ailerons trocados. Não preciso de explicar qual foi o resultado :(.  
Difícil (?-2005)
Construção a partir de planos. 
Envergadura:
1.26m
Comprimento:
1.09m
Área alar:
33.75dm2
Peso:
1.95Kg
Motor:
OS 40FP (6,5cm3)
O "Difícil", assim baptizado após o finalizar da componente de recepção e controlo, é um avião de asa baixa mas supostamente dócil. Já fiz alguns voos com ele e a apreciação é positiva, o trem de aterragem está mal colocado (está como nos planos) o que faz com que as descolagens e as aterragens sejam um pouco problemáticas (já corrigi este problema), mas quanto ao voo não há problemas. é um óptimo avião para a iniciação à acrobacia ou um óptimo "segundo avião", é necessário contar que devido à sua pequena envergadura e grande área alar é um avião muito influênciado pelo vento. Foi construido integralmente por mim a partir de uns planos que vieram na revista Modele Magazine. Eis uma Reportagem fotográfica da construção. Neste momento (Outubro de 1999) está, de novo, no "estaleiro" para algumas modificações, nomeadamente na colocação do berço do trem de aterragem. Já lhe modifiquei (Outubro de 2000) a colocação do trem de aterragem tendo ficado óptimo.  
Birdie Forty (Passarão) (?- )
Construção a partir dos planos.
Envergadura:
1.56m
Comprimento:
1.23m
Área alar:
33,29dm2
Peso:
2.21Kg
Motor:
Webra Speed 50 (8,3cm3)
Ainda em fase de afinação. Reportagem fotográfica da construção, bem é só um começo.  
Speedy Gonzalez (?-?)
O meu "apressadinho", é um "Doddger" da "Direct Connection" que eu comprei completo (só faltava o receptor), após uma prova de Corridas à volta de pilares (Q500).
Área alar:
32.26dm2 (500 pol2)
Peso:
1.77Kg
Motor:
Rossi 40, Q-500 (6,5cm3)
R.I.P. No seguimento de um toque com a antena do meu rádio no cronometrista, sofreu um acidente que se revelou fatídico.  
Penso Rápido (?-?)
O meu "apressadinho" de substituição, é um "Doddger" da "Direct Connection" que eu comprei completo (só faltava o receptor). Servia como modelo de reserva até ao momento em que à destruição total do "Speedy Gonzalez". Como são iguais dispensa a imagem (poupar uns quantos bytes :)
Área alar:
32.26dm2 (500 pol2)
Peso:
1.77Kg
Motor:
Rossi 40, Q-500 (6,5cm3)
 
Patinho Feio (2002- )
É um "Drake II" que me foi oferecido pelo meu amigo Art Lent (USA). É um hidro-avião totalmente feito de esferóvite forrada a balsa.
Envergadura:
1.25m
Comprimento:
0.87m
Área alar:
26.1dm2
Peso:
1.26Kg
Motor:
Webra Glo-Star 20 (3,2cm3)
Reportagem fotográfica da construção, para já só as fotografias.
Catalina (2004- )
Semi-escala do famoso Consolidated PBY Catalina, ARF da Kyosho.
Passarinho (7/2005- )
Um ornitóptero de voo livre. É uma autêntica gracinha.

Mais fotografias
Extra 300
Eagle 15t
DiFícil
Passarão ("Birdie Forty")
Doddger
Patinho Feio (Drake II)

Pedro Quaresma de Almeida
pedro@mat.uc.pt
Coimbra - Portugal, 3 Agosto 2005