Carlos Tenreiro
CMUC, Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-5495-6644
http://www.mat.uc.pt/~tenreiro/GDDesenho/Desenho.html
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Nesta página dedicada à Aula de Desenho da Universidade de Coimbra e à sua coleção de modelos para o ensino,
as fotografias apresentadas, com exceção das assinaladas (*), foram realizadas em dezembro de 2012 por Hugo Pinheiro com o apoio financeiro do projeto História da Ciência da Universidade de Coimbra - HC/0119/2009.
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A aula de Desenho e Arquitetura nos Estatutos da Universidade de 1772 [16: 167, 168, 195-197, 212].
Artigo 92.º do Decreto de 5.12.1836 sobre a reforma da Instrução Superior de Passos Manuel [1: 105].
O estatuto anterior não será alterado pela reforma da Instrução Pública de Costa Cabral de 1844. As principais novidades introduzidas por esta reforma são a obrigatoriedade da frequência da cadeira por parte dos alunos de Medicina, Matemática e Filosofia, e a existência de exames finais à cadeira. Nenhuma destas medidas foi de imediato implementada. Outra novidade trazida pela reforma foi o aumento do salário do professor proprietário e o alargamento do quadro dos professores de desenho que, além do professor proprietário, passa a contar com um professor substituto. Também aqui a legislação não é totalmente posta em prática, uma vez que a cadeira nunca foi provida com dois professores. Em muito anos a cadeira funcionou apenas com professor substituto. Só a partir de 1871-72 a cadeira ficará, em definitivo, provida com professor proprietário.
Artigo 111.º do Decreto de 20.9.1844 sobre a reforma da Instrução Pública de Costa Cabral [1: 147-148].
Localização da sala da aula de Desenho no 1.º pavimento do edifício do antigo Colégio das Artes (c.1853), onde esteve de 1840 a 1853 [11: Estampa 3.ª].
Planta do 1.º pavimento do edifício do Museu da Universidade de Coimbra (c.1872), com
a localização da sala da aula de Desenho no período de 1856 a 1914 (UC Biblioteca Geral, Ms. 3377-55).
Sala da aula de desenho fotografada por Augusto Bobone (c.1902) (UCFCT Ciências da Vida - Antropologia, 169/22).
A Aula de Desenho na Relação dos estudantes matriculados na Universidade de Coimbra nos anos letivos de 1849-50, 1850-51 e 1864-65 [19].
Desde o momento em que a frequência da aula de Desenho passou a ser obrigatória, o professor da cadeira dá conta ao reitor de que há alunos que não prestam atenção às aulas, não tirando proveito do ensino, propondo desde logo que haja exames à cadeira para resolver o problema. No entanto, só a partir do ano letivo de 1858-59 passa a haver exame final à cadeira de Desenho. O respetivo regulamento é aprovado na sessão do Conselho da Faculdade de Matemática de 18.1.1859.
Edital sobre o regulamento do exame à cadeira de Desenho
[2: 101-102].
No ano letivo de 1872-73 aprova-se um novo regulamento para a aula de Desenho. É a partir deste ano letivo que o curso matemático passará a ter desenho nos 3 primeiros anos, o que só havia acontecido em alguns dos anos letivos anteriores.
Regulamento para a Aula de Desenho anexa à Faculdade de Matemática para o ano letivo de 1872-73
[13: 1872-73, 209-210].
No seguimento da aprovação do primeiro regulamento da aula de Desenho, que obrigava os estudantes do primeiro ano matemático a frequentar a aula, em novembro de 1849 Francisco Pedro Bernardes de Carvalho Simões Vaz Velho propõe o seguinte programa para o 1.º ano matemático: Exercícios gráficos de Geometria; Construções dos polígonos regulares no círculo inscritos e circunscritos até ao duodecágono; Desenho linear de paisagem; Traçado de plantas e sua redução a lápis e a aguadas.
Depois da saída de Vaz Velho como professor da cadeira de Desenho, o que acontece em abril de 1853, são longos os períodos em que a aula de Desenho esteve fechada por falta de professor. O ensino do desenho é restabelecido com a nomeação, pelo Conselho da Faculdade de Matemática, de Luís Augusto Pereira Bastos para reger interinamente a cadeira de Desenho o que acontece em novembro de 1857. Logo nesse mês a Faculdade de Matemática aprova o seguinte programa proposto por Luís Bastos: 1.º ano: Desenho de Ornato, Figura, Paisagem, e traçado do desenho linear; 2.º ano: Desenho de máquinas, e princípios gerais de Topografia.
Em 1872-73, sendo professor da cadeira José Miguel Abreu (1850-1921), o programa da cadeira para o curso matemático, lecionado em 3 anos letivos, incluía o desenho geométrico, o estudo das projeções, o estudo das sombras e das aguarelas, o desenho de arquitetura, o desenho de máquinas e o desenho topográfico. No caso do curso filosófico, em dois anos letivos eram estudados o desenho de paisagem e o desenho de figura.
Programa da cadeira Desenho anexa à Faculdade de Matemática para o ano letivo de 1872-73
[17: 157-160].
A partir do ano escolar de 1897-98 a cadeira de desenho anexa à Faculdade de Matemática passa a contar com o concurso de dois professores, um responsável pelo curso matemático e outro pelo curso filosófico. A separação dos dois cursos de desenho virá a ser formalizada com a reforma dos estudos de 1901, que reconhece a conveniência do quadro dos professores de desenho constar de dois lugares de professores efetivos, sendo um encarregado do ensino do curso matemático e outro do curso filosófico.
Assim, a partir do ano lectivo de 1902-03 e até ao de 1910-11, último ano de funcionamento das Faculdades de Matemática e Filosofia, a cadeira de desenho da Universidade ficará dividida em duas, uma anexa à Faculdade de Matemática e outra à Faculdade de Filosofia, ficando o quadro dos professores de desenho com dois lugares de professores efetivos, sendo um encarregado do ensino do curso matemático, sob inspeção da Faculdade de Matemática, e outro do curso filosófico, sob inspeção da Faculdade de Filosofia.
Preâmbulo do Decreto de 24.12.1901, sobre a reforma dos estudos da Universidade, no que respeita ao ensino do Desenho [13: 1902-03, (28)-(29)].
Decreto de 24.12.1901, sobre a reforma dos estudos da Universidade, no que respeita ao ensino do Desenho [13: 1902-03, (54)-(56)].
No âmbito da reforma dos estudos da Universidade estabelecida pelo decreto 24.12.1901, a Faculdade de Matemática aprova um novo programa para a cadeira de Desenho do curso matemático.
Programa de Desenho para o curso matemático aprovado em 7.7.1902
[13: 1902-03, 78*-79*].
L.B. Francoeur, Dessin linéaire et arpentage pour toutes les écoles primaires quel que soit le mode d'instruction qu'on y suit, Paris: Louis Colas, Bachelier, 1841. Tal como outros livros da antiga Faculdade de
Matemática, este exemplar possui a nota manuscrita de pertença «Da Faculdade/1880/Para uso da Aula», assim como a marca, a
tinta, do carimbo de Luís Albano de Andrade Morais e Almeida (1819-1888), que inicia em 1880 o seu mandato como diretor da Faculdade de Matemática (Biblioteca do Observatório Geofísico e Astronómico da UC)
Em 1872-73 José Miguel de Abreu adota para a aula o Compêndio de Desenho Linear (2.ª e 3.ª partes), de Teodoro da Mota (professor do Liceu Central de Lisboa), 1869 e 1870 [13, 1872-73, p. 204]. Em 1875-76 adota para compêndio do 1.º ano Théorie des ombres et du lavis (cours de 3.e année - 1.re partie), por J. Pillet (Paris: C. Delagrave, 1875), e para compêndio do 2.º ano Dessin de machines (cours de 3.e année - 2.e partie), por J. Pillet (Paris: C. Delagrave, 1875). Para os 1.º e 2.º anos do curso filosófico adota o Cours rationnel de Dessin, por L. d’Henriet (Paris: Librairie Hachette et Cie, 1874) [13, 1875-76, p. 36].
Em 1879-80 o livro adotado para o 1.º ano continua a ser Théorie des ombres et du lavis (cours de 3.e année - 1.re partie), por J. Pillet (Paris: C. Delagrave, 1875). Para o 2.º ano adota-se o livro Compendio de desenho linear para uso dos alumnos dos lyceus nacionaes (3.º ano), de Teodoro da Mota, 1878. Para o 3.º ano o livro Cours théorique et pratique de Dessin linéaire. Cours supérieur. Première partie. Topographie, arpeutage, lever des plans et nivellement, por A. Le Béalle (Paris: J. Delalain, 1851). Para o curso filosófico continua a adotar-se o Cours rationnel de Dessin, por L. d’Henriet (Paris: Librairie Hachette et Cie, 1874) [13, 1879-80, p. 35-36].
Em 1883, José Miguel de Abreu publica Problemas de desenho linear rigoroso: seguidos de muitas aplicações – terceira parte, 1.ª caderneta (Coimbra: Imprensa da Universidade, 1883), que, ainda em julho de 1883, propõe para compêndio do 1.º ano matemático.
Em 1884, José Miguel de Abreu publica Problemas de desenho linear rigoroso: seguidos de muitas aplicações – terceira parte, 2.ª caderneta, cuja 2.ª edição propõe, em julho de 1885, para o 2.º (desenho de máquinas) e 3.º (desenho topográfico) anos do curso matemático. No Anuário da Universidade relativo ao ano letivo de 1910-11, último ano de funcionamento da Faculdade de Matemática, os textos de José Miguel de Abreu continuam a surgir na relação dos livros adotados.
J. Pillet, Dessin géométrique et lavis, par MM. A. Tronquoy et J. Pillet. Dessin géométrique, théorie des ombres et du lavis, leçons professées à
l'école Turgot. Cours de 3.e année, 1.re partie. Paris: C. Delagrave, 1875 (fonte: gallica.bnf.fr).
A. Le Béalle, Cours théorique et pratique de dessin linéaire. Cours supérieur. Première partie. Topographie, métré, nivellements. Paris: J. Delalain, 1851 (fonte: gallica.bnf.fr).
J.M. Abreu, Problemas de desenho linear rigoroso, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1883.
* Penetration de deux cylindres droits. Altura: 20 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 328.
* Penetration d'une sphère et d'un prisme. Altura: 12,4 cm.
* Penetration d'une sphère et d'un cylindre. Altura: 13,4 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 330.
Penetration de deux cylindres droits à diamètres inégaux. Altura: 16,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 331.
Ombre d'un cône. Altura: 11 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 332.
Ombre d'une colonne. Altura: 16 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 333.
N.º 3 - Cabeça do filho de Laocoonte (à direita). Altura: 28 cm.
* N.º 14 - Braços cruzados. Altura: 32 cm (estátua a força).
* N.º 25 - Pé esquerdo do filho de Laocoonte (à direita). Altura: 40 cm.
* N.º 87 - Torso de Apollino ou N.º 137 - Torso de uma estátua antiga de Miguel Ângelo. Altura: 45 cm.
* N.º 49, 93, 95 ou 117 - Mãos «do natural». Comprimento: 20 cm. Chapa metálica aposta no modelo: Academia Real das Bellas Artes de Lisboa.
* N.º 114, 115, 121 ou 122 - Pés «do natural». Altura: 21 cm. Chapa metálica aposta no modelo: Academia Real das Bellas Artes de Lisboa.
* N.º 114, 115, 121 ou 122 - Pés «do natural». Altura: 26 cm.
Anuário da UC [13: 1883-84, 267-273].
N.º 3 - Metade de um cilindro reto de revolução, tendo a secção situada num plano, que forma fundo
(N.º 101 [22, p. 29]). Dimensões: 35 x 38 cm.
N.º 4 - Superfície concava de um cone reto, cortado por um plano (N.º 111 bis [22, p. 29]). Altura: 16 cm.
N.º 5 - Esfera, colocada sobre peanha. Altura: 13 cm.
N.º 6 - Semi-esfera, colocada sobre fundo (N.º 121 [22, p. 29]). Dimensões: 27 x 30,5 cm.
N.º 7 - Semi-elipsóide (superfície convexa); semi-elipsóide (superfície côncava) (N.º 151 [22, p. 30]). Dimensões: 25 x 29,5 cm.
N.º 8 - Parabolóide hiperbólico equilátero (N.º 163 [22, p. 7]). Altura: 27 cm. Selo aposto no modelo: Collections Muret, N.º 1xx, Ch. Delagrave, Éditeur. Descrição do modelo no catálogo da Casa Delagrave: Paraboloide hyperbolique équilatère, limité par un cylindre avec des génératrices droites, des sections horizontales, des sections verticales, le tout gravé sur la surface.
N.º 9 - Cruz cilíndrica, com dois pares de braços (N.º 180 [22, p. 15]). Descrição do modelo no catálogo da Casa Delagrave: Croix cylindrique double, formée par les intersections de trois cylindres circulaires de même rayon, dont lex axes sont perpendiculaires et se rencontren en un même point. Ce modèle se compose de 4 parties: le tronc vertical, - les deux cylindres horizontaux réunis, - la branche supérieur verticale, - le solide commun aux 3 cylindres. Apenas o sólido comum à intersecção dos três cilindros circulares faz parte da coleção atual (Altura 6 cm). Em 2008 existia ainda a segunda parte do modelo que foi usada na composição fotográfica que se mostra.
* N.º 10 - Interseção de dois cilindros oblíquos, sendo um circular e o outro elítico. Altura: 22 cm.
N.º 11 - Sólido vazado em forma de cone truncado. Diâmetro: 14 cm.
N.º 12 - Cilindro (resp. cone) reto, terminado por uma semi-esfera de que o diâmetro do círculo gerador é igual ao diâmetro da base do cilindro (resp. cone). O modelo apresenta a superfície convexa e a côncava dos dois sólidos (N.º 194 [22, p. 30]). Dimensões: 21 x 29 cm.
N.º 13 - Cone (resp. cilindro) reto intersetando uma esfera (este modelo está executado nas mesmas condições do anterior) (N.º 209 [22, p. 30]). Dimensões: 21 x 26 cm.
* N.º 14 - Balaustrada mista, composta por balaústres circulares (N.º 229 [22, p. 30]). Altura: 44,5 cm.
* N.º 15 - Balaustrada mista, composta por balaústres quadrangulares (N.º 229 bis [22, p. 30]). Altura: 44,5 cm.
* N.º 16 - Serpentina (N.º 253 [22, p. 31]). Descrição do modelo no catálogo da Casa Delagrave: Serpentin à jour (rayon de la sphère plus petit que celui du cylindre).
* N.º 17 - Serpentina (N.º 254 [22, p. 31]). Altura: 40 cm. Descrição do modelo no catálogo da Casa Delagrave: Serpentin sans jour (rayon de la sphère égal à celui du cylindre).
N.º 18 - Serpentina (N.º 255 [22, p. 31]). Altura: 40 cm. Descrição do modelo no catálogo da Casa Delagrave: Serpentin à noyau (rayon de la sphère plus grand que celui du cylindre).
* N.º 19 - Parafuso de filete triangular, com porca (N.º 256 [22, p. 31]). Altura: 28 cm.
N.º 20 - Parafuso de filete quadrangular, com porca (N.º 258 [22, p. 31]). Altura: 28 cm.
N.º 21 - Parafuso de filete trapezoidal, com porca (N.º 259 [22, p. 31]). Altura: 26 cm.
* N.º 23 - Modelos de abóbadas (N.º 275 [22, p. 32]). Altura: 17,5 cm.
* N.º 24 - Modelos de abóbadas (N.º 276 [22, p. 32]). Altura: 17,5 cm.
* N.º 25 - Modelos de abóbadas (N.º 277 [22, p. 32]). Altura: 17,5 cm. Selo aposto no modelo: Collections Muret, N.º 2.., Ch. Delagrave, Éditeur.
* N.º 26 - Modelos de abóbadas (N.º 278 [22, p. 32]). Altura: 18 cm.
* N.º 27 - Modelos de abóbadas (N.º 279 [22, p. 32]). Altura: 17,5 cm.
N.º 28 - Modelos de abóbadas (N.º 280 [22, p. 32]). Altura: 22 cm.
* N.º 29 - Modelo de uma ponte (N.º 302 [22, p. 35]). Altura: 18 cm.
* N.º 30 - A mesma ponte, cortada pelo eixo da abóbada (N.º 303 [22, p. 35]). Altura: 18 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 30.
* N.º 32 - Modelo de uma ponte, sendo o eixo da abóbada obliquo aos planos das testas dos arcos (n.º 305 [22, p. 34-35]). Altura: 11 cm, Largura: 32 cm, Comprimento: 50 cm.
* N.º 34 - Ordem Dórica-mutular (pedestal, coluna e entablamento). Altura: 93 cm. Em uma das face do pedestal, é ainda visível uma inscrição compatível com «C. Muret».
* N.º 35 - Relevo da parte mais acidentada do jardim botânico de Paris (N.º 348 [22, p. 39]). Dimensões: 8 x 50 x 50 cm.
Selo aposto no modelo: Collections Muret, N.º 348, Ch. Delagrave, Éditeur.
Há 3 cópias deste modelo que terão sido executadas em Coimbra, em Junho de 1886, por Francisco António Meira (1848-?), referido na documentação de despesa como estucador da cidade de Coimbra ou como estucador residente em Coimbra (de acordo com informação prestada por José Avelino Meira de Oliveira, descendente da família de Francisco António Meira, este era natural de Afife onde nasceu a 31.10.1848).
Descrição do modelo no catálogo da Casa Delagrave: Plan relief de la partie accidentée du Jardin des Plantes de Paris (Labyrinthe), montrant la pratique du levé des plans, du nivellement et du figuré du terrain par des courbes de niveau avec mémoire et cartes, par Ch. Muret, géomètre de la ville de Paris (le relief a été construit sous la direction de M. Bardin).
Outros modelos da Coleção Muret
Os modelos seguintes não fazem parte da fatura de fornecimento da Livraria Universal de Magalhães & Moniz do Porto de fevereiro de 1882, nem da listagem de Miguel de Abreu. No entanto, é provável que tais modelos, cuja data de aquisição desconhecemos, façam parte da coleção de modelos de Charles Muret comercializados pela Casa Delagrave de Paris.
Metades de um toro circular. Diâmetro exterior: 20 cm. Modelos possuindo marcas compatíveis com a do selo colocado em modelos das coleções Muret (N.º 123 e 124 [22, p. 14]). Existiria ainda um terceiro modelo, um toro circular completo, que surge na fotografia da sala da Aula de Desenho de Augusto Bobone (N.º 122 [22, p. 14]).
Elipsóide de revolução. Eixos: 13 x 13 x 27 cm. Dimensões compatíveis com as do modelo N.º 144 do catálogo da Casa Delagrave de 1890 [22, p. 7].
* Relevo de topografia (detalhe do jardim botânico de Paris). Dimensões: 20,5 x 22 cm. Há 7 exemplares deste modelo.
* Relevo de topografia. Dimensões: 21,5 x 24,5 cm. Há 8 exemplares deste modelo.
Anuário da UC [13: 1883-84, 268-269].
* N.º 36 - Capitel Dórico-grego, de coluna. Altura: 12,5 cm.
* N.º 37 - Capitel Dórico-grego, de coluna com estrias. Altura: 12,5 cm.
* N.º 38 - Capitel Toscano, de coluna. Altura: 16,5 cm.
* N.º 39 - Capitel Dórico-romano, de coluna. Altura: 16,5 cm.
* N.º 41 - Capitel Dórico-romano, de columna (outro tipo). Altura: 16,5 cm.
* N.º 42 - Capitel Toscano de pilastra. Altura: 21 cm.
* N.º 43 - Capitel Dórico-romano, de pilastra. Altura: 22 cm.
* N.º 44 - Capitel Dórico-romano, de pilastra (outro tipo). Altura: 23,5 cm.
* N.º 45 - Capitel Dórico-romano, de pilastra (outro tipo). Altura: 22 cm.
* N.º 46 - Base Ática, de pilastra. Altura: 19 cm.
* N.º 47 - Base Ática, de coluna. Altura: 10 cm.
* N.º 48 - Base Ática, de coluna com estrias. Altura: 10 cm.
* N.º 49 - Base de coluna grega com estrias. Altura: 10 cm.
* N.º 50 - Base de coluna romana com estrias. Altura: 10 cm.
* N.º 51 - Base de pilastra, estilo moderno. Altura: 19 cm.
* N.º 52 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm.
* N.º 53 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm.
* N.º 54 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm.
N.º 55 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm.
Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 55. Há 7 exemplares deste modelo.
N.º 56 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 56. Há 7 exemplares deste modelo.
N.º 57 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 57. Há 7 exemplares deste modelo.
N.º 58 - Combinação de sólidos geométricos, empregada no estilo ogival. Altura: 20,5 cm. Há 7 exemplares deste modelo.
* N.º 59 - Modelos de estátuas (reduções de estátuas clássicas): Hércules. Altura: 73 cm.
* N.º 60 - Modelos de estátuas (reduções de estátuas clássicas): Antínoo. Altura: 63 cm.
Anuário da UC [13: 1883-84, 269-270].
Para o estudo da perspetiva
* N.º 65 - Modelo para o método dos pontos de fuga das linhas horizontais. Base: 25 cm x 18,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 65.
* N.º 66 - Modelo para o método dos pontos de fuga das oblíquas ao quadro e ao geometral. Base: 27 cm x 20 cm. Modelo recuperado, em Novembro de 2016, pelo sr. Antonio Angelo Mocci.
* N.º 67 - Modelo para o método geral de perspectiva. Base: 33 cm x 14,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 67. Modelo recuperado, em Novembro de 2016, pelo sr. Antonio Angelo Mocci (a pirâmide triangular só foi encontrada em julho de 2020).
Para o estudo das sombras
* N.º 68 - Pórtico, composto de três arcadas à frente. Os lados são também terminados em arco. Altura: 21 cm.
* N.º 69 - Semi-cilindro reto de revolução, tendo a secção situada no plano vertical; e dois paralelepípedos retângulos, sendo um paralelo e o outro perpendicular ao plano vertical. Altura: 17 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 69.
* N.º 70 - Dois semi-cilindros de bases diferentes, assentando o de base maior sobre uma das bases do outro. Altura: 14,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 70.
* N.º 71 - Diferentes molduras, colocadas entre duas paredes verticais, sendo estas perpendiculares aos planos de projeção. Altura: 13 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 71.
* Modelo não incluído listagem de Miguel de Abreu. Altura: 14,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 71.
* N.º 72 - Paralelepípedo retângulo, colocado sobre outros paralelepípedos, achando-se estes dispostos em forma de degraus. Altura: 11 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 72.
Modelos de sólidos geométricos
Além da coleção anterior, Júlio Augusto da Costa Mota fornece à Aula de Desenho uma coleção de modelos de sólidos geométricos da qual poderão fazer parte os modelos seguintes.
* Cubo. Aresta: 4,5 cm.
* Semiesfera. Diâmetro: 7 cm.
* Semiesfera dividida em calota e tronco. Diâmetro: 7 cm.
* Cunha esférica. Diâmetro: 7 cm.
* Cilindro. Altura: 7 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 349.
* Pirâmide triangular. Altura: 9,9 cm.
* Prisma pentagonal. Altura: 10,4 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 340.
* Cone truncado. Altura: 5,5 cm.
* Prisma hexagonal truncado. Altura: 6 cm.
Anuário da UC [13: 1883-84, 270-274].
Coleção Museu, por Léon Chèdeville (?-1883, escultor)
A.A. Bullot, Enseignement du dessin par les solides, Librairie Charles Delagrave, 1882.
N.º 73 - Cubo (n.º 1). Altura: 4,5 cm.
N.º 74 - Prisma triangular reto (n.º 2). Altura: 6 cm.
N.º 75 - Pirâmide triangular regular (n.º 3). Altura: 7 cm.
N.º 76 - Prisma hexagonal reto (n.º 4). Altura: 6 cm.
N.º 77 - Prisma hexagonal oblíquo (n.º 5). Altura: 5,5 cm.
N.º 78 - Prisma hexagonal truncado (n.º 6). Altura: 6 cm.
N.º 79 - Pirâmide quadrangular regular (n.º 7). Altura: 6,5 cm.
N.º 80 - Octaédro (n.º 8). Altura: 9 cm.
N.º 81 - Pirâmide regular hexagonal truncada (n.º 9). Altura: 5 cm.
* N.º 82 - Icosaedro (n.º 10). Altura: 7 cm.
N.º 83 - Semi-esfera (n.º 11). Diâmetro: 7 cm.
N.º 85 - Cilindro reto de revolução (n.º 13). Altura: 6 cm.
N.º 86 - Cilindro truncado (n.º 14). Altura: 6 cm.
N.º 87 - Cone reto de revolução (n.º 15). Altura: 7,5 cm.
N.º 88 - Secção cónica, de que resulta a elipse (n.º 16). Altura: 5,5 cm.
N.º 89 - Secção cónica, de que resulta a parábola (n.º 17). Altura: 7,5 cm.
N.º 90 - Secção cónica, de que resulta um ramo de hipérbole (n.º 18). Altura: 7,5 cm.
N.º 91 - Pirâmide quadrangular truncada (n.º 19). Base: 7 x 7 cm.
N.º 92 - Pirâmide quadrangular tendo a base vertical (n.º 20). Base: 7 x 7 cm.
N.º 93 - Parte de um pilar, limitado por superfícies planas e superfícies cilíndricas (côncavas) (n.º 21). Base: 7,5 x 7,5 cm.
* N.º 94 - Parte de um pilar, cuja secção reta tem a forma de cruz (n.º omisso). Base: 8 x 8 cm.
N.º 95 - Segmento esférico (n.º 23). Diâmetro maior: 7,8 cm.
N.º 96 - Base de coluna, envolvida num pilar (n.º 24). Dimensões: 8 x 7,5 x 3,8 cm.
Não incluído na listagem (n.º 25). Aresta: 6,3 cm.
* Não incluído na listagem (n.º 26). Dimensões: 11 x 11 x 6,5 cm.
N.º 97 - Pedestal, cujas faces são apaineladas (n.º 27). Altura: 9 cm. Há 12 exemplares deste modelo.
N.º 98 - Mausoléu em forma de pirâmide (n.º 28). Altura: 13 cm. Há 12 exemplares deste modelo. Em um deles (modelo oco) está aposto o selo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 98.
N.º 99 - Marco de forma cilíndrica (n.º 29). Altura: 9 cm. Há 9 exemplares deste modelo.
N.º 101 - Balaústre de forma circular (n.º 30). Altura: 9,5 cm.
N.º 102 - Balaústre de forma quadrangular (n.º 31). Altura: 10 cm. Há 4 exemplares deste modelo.
Não incluído na listagem (n.º 32). Altura: 10 cm. Há 9 exemplares deste modelo.
N.º 103 - Degrau duma escada de caracol (n.º 33). Altura: 11,5 cm.
* N.º 105 - Vaso do estilo japonês (n.º 35?). Altura: 8 cm.
N.º 106 - Vaso com pé de forma etrusca (n.º 36). Altura: 11 cm. Há 10 exemplares deste modelo.
N.º 107 - Ornato em forma de grega (n.º 37). Dimensões: 7,5 x 14,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 107.
N.º 108 - Ornato em forma de escamas (n.º 38). Dimensões: 8,5 x 14,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 108.
N.º 109 - Faixa com ornatos em forma de dentes de serra (n.º 39). Dimensões: 7,5 x 15,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 109.
* N.º 110 - Peça duma arquivolta ... (n.º 40). Dimensões: 9 x 9 x 9,5 cm.
* N.º 111 - Peça duma arquivolta ... (n.º 41). Dimensões: 7,5 x 10 x 15 cm.
* N.º 112 - Friso composto de diversas molduras ... (n.º 42). Dimensões: 12,5 x 16 cm.
N.º 113 - Cornija com ornatos em forma de xadrez (n.º 43). Dimensões: 10 x 16,5 cm.
N.º 114 - Friso com ornatos de forma retangular (n.º 44). Dimensões: 8,5 x 15 cm.
N.º 116 - Ornato em forma de grega ou meandro, com florão (n.º 45). Dimensões: 14,5 x 17,5 cm.
N.º 119 - Ornato composto de folhas d'agua, com forma de coração (n.º 48). Dimensões: 8 x 15,5 cm.
N.º 120 - Friso, ornado de florões (n.º 49). Dimensões: 11 x 17,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 120.
* N.º 121 - Cornija, ornada de modilhões e de escamas, ... (n.º 50). Dimensões: 10 x 18 cm.
* N.º 122 - Cornija da igreja de Notre-Dame de Dijon. ... (n.º 51). Dimensões: 9,5 x 19 cm.
* N.º 123 - Cornija da catedral de Rouen. ... (n.º 52). Dimensões: 10,5 x 16 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 123.
* N.º 125 - Inicial recortada de Anna de Bretanha, ... (n.º 54). Dimensões: 17 x 22,5 cm.
* N.º 126 - Modilhão. ... (n.º 55). Altura: 18 cm.
N.º 127 - Balaustrada. ... (n.º 56). Altura: 11,5 cm.
* N.º 128 - Florões do túmulo de Cipião (n.º 57). Diâmetro: 15 cm.
N.º 129 - Florões do túmulo de Cipião (n.º 58). Diâmetro: 15 cm.
* N.º 130 - Almofada esculpida, pertencente a uma porta de madeira ... (n.º 59). Dimensões: 19 x 19 cm.
* N.º 131 - Folha de bordo das florestas (fragmento dum capitel) ... (n.º 60). Dimensões: 11 x 16,5 cm.
* N.º 133 - Leme de ferro forjado, pertencente a uma porta da igreja d'Ébreuil ... (n.º 62). Dimensões: 17 x 21 cm.
N.º 134 - Remate composto de volutas, dispostas em simetria, e de palmas, copiado do Partenon (n.º 63). Altura: 21 cm.
N.º 136 - Florão disposto em forma de folha de trevo, ... (n.º 65). Dimensões: 20,5 x 21 cm.
N.º 137 - Folhas de hera ornamentando uma moldura côncava. Sainte-Chapelle de Paris (n.º 66). Dimensões: 10 x 19,5 cm.
N.º 138 - Fecho de abóbada (florão), composto de folhas de bordo, copiado da Sainte-Chapelle de Paris ... (n.º 67). Diâmetro: 17,5 cm.
N.º 141 - Friso e cornija, ornados de óvulos, raio de coração, gregas, florões, e copiados de edifícios gregos (n.º 70). Dimensões: 18 x 22,5 cm.
* N.º 142 - Folhas de carvalho. Dimensões: 16 x 16 cm [Em dúvida: não é visível a numeração caraterística dos modelos desta série, nem o selo da casa Delagrave.]
* N.º 144 - Ornato denominado cartuxo (n.º 73). Dimensões: 15,5 x 22,5 cm.
* N.º 145 - Painel ornamentado com arabescos (n.º 74). Dimensões: 14,5 x 14,5 cm.
N.º 146 - Gola, ornada de folhas de bordo, copiada da Sainte-Chapelle de Paris (n.º 75). Dimensões: 10 x 27 cm.
* N.º 147 - Toro ornado de folhas de loureiro. ... (n.º 76). Dimensões: 16,5 x 20,5 cm.
N.º 150 - Friso da renascença, ornado de folhas, copiado da catedral de Chartres (n.º 79). Dimensões: 12,5 x 31 cm.
N.º 154 - Crista com recortes abertos em toda a sua espessura, ... (n.º 83). Altura: 18 cm.
* N.º 155 - Remate em forma de florão, copiado da catedral de Paris. ... (n.º 84). Altura: 26,5 cm.
Anuário da UC [13: 1883-84, 274-276].
Modelos de ornamentos
A.A. Bullot, Enseignement du dessin par les solides, Librairie Charles Delagrave, 1882.
* N.º 158 - Florões. Escultura em pedra ... Época de Francisco I (n.º 2). Diâmetro: 36,5 cm.
* N.º 165 - Florões esculpidos em pedra ... Época de Francisco I (n.º 9). Diâmetro: 26 cm.
* N.º 166 - Florões ... (n.º 10). Diâmetro: 32 cm.
* N.º 167 - Florões ... (n.º 11). Diâmetro: 35 cm.
* N.º 169 - Florões ... (n.º 13). Diâmetro: 34 cm.
* N.º 170 - Capitel de pilastra, ... (n.º 14). Altura: 27,5 cm.
N.º 151 - Capitel da Sainte Chapelle, de Paris ... (n.º 15). Altura: 15 cm.
N.º 171 - Letra F, ornamentada, cujo original ... (n.º 16). Altura: 69 cm.
* N.º 172 - Carrancas (n.º 17). Altura: 72 cm.
N.º 173 - Carrancas (n.º 18). Altura: 72 cm.
* N.º 180 - Painéis ornamentados ... - Época de Henrique II (n.º 25). Dimensões: 24 x 38,5 cm.
* N.º 181 - Carrancas (n.º 27). Altura: 63 cm.
N.º 182 - Carrancas (n.º 28). Altura: 63 cm.
N.º 183 - Friso esculpido em pedra (n.º 29). Dimensões: 17 x 48 cm.
* N.º 184 - Friso, esculpido em pedra, da capela de Minimos, em Nevers ... (n.º 30). Dimensões: 37 x 86 cm.
* N.º 185 - Friso esculpido em pedra, com as armas da família de Clèves (n.º 31). Dimensões: 15 x 63 cm.
N.º 187 - Modilhão ornamentado. ... (n.º 33). Dimensões: 32 x 73 cm.
* N.º 189 - Baixo relevo, esculpido em alabastro. Fragmento da parte media de um friso (n.º 35). Dimensões: 12,5 x 26 cm.
Modelos de animais, por Pierre Louis Rouillard (1820-1881, escultor)
A.A. Bullot, Enseignement du dessin par les solides, Librairie Charles Delagrave, 1882.
* N.º 197 - Cabeça de égua (n.º 8). Dimensões: 38,5 x 53,5 cm.
Medalhão (caricatura) do túmulo de D. Afonso Henriques da Igreja de Santa Cruz. Diâmetro: 33 cm.
* Medalhão que orna o tímpano da porta lateral da Sé Velha. Diâmetro: 82 cm.
* Painel que orna uma das janelas da Igreja de Góis. Altura: 90,5 cm.
J.M. Abreu, Problemas de desenho linear rigoroso, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1883.
N.º 1. Dimensões: 15 x 17 cm.
N.º 2. Dimensões: 15 x 17 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 199.
N.º 3. Dimensões: 17 x 18,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 200.
N.º 4. Dimensões: 17 x 18,5 cm.
* N.º 5. Eixo maior: 20 cm.
* N.º 6. Eixo maior: 20 cm.
N.º 7. Diâmetro: 12 cm.
N.º 8. Diâmetro: 12 cm.
N.º 9. Diâmetro: 14 cm.
N.º 10. Diâmetro: 14 cm.
N.º 11. Eixo maior: 19,5 cm.
N.º 12. Eixo maior: 19,5 cm.
* N.º 13. Eixo maior: 20 cm.
N.º 14. Eixo maior: 20 cm.
N.º 15. Diâmetro: 11 cm.
N.º 16. Diâmetro: 11 cm.
N.º 17. Diâmetro: 9 cm.
N.º 18. Diâmetro: 9 cm.
J.M. Abreu, Problemas de desenho linear rigoroso, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1883.
* N.º 2. Altura: 16 cm.
N.º 3 - Cubo. Altura: 9 cm.
N.º 4 - Pirâmide regular hexagonal truncada. Altura: 6,5 cm.
N.º 5 - Cilindro truncado. Altura: 10,5 cm.
N.º 6 - Secção cónica. Altura: 8,5 cm.
N.º 7 - Paralelepípedo e cilindro. Altura: 19,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 222.
* N.º 8 - Paralelepípedo e pirâmide. Altura: 20,5 cm.
* N.º 9 - Cilindro. Altura: 17 cm.
N.º 11 - Secção cónica. Hipérbole. Altura: 21 cm.
N.º 12 - Interseção de um cilindro com um cone. Altura: 16 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 227.
N.º 1. Altura: 26,5 cm.
* N.º 30. Altura: 23,5 cm.
* N.º 33. Altura: 23,5 cm.
* N.º 34. Altura: 23,5 cm.
* N.º 49. Altura: 34 cm.
Grandes modelos das ordens de arquitetura segundo Vignole, por Avoire
A.A. Bullot, Enseignement du dessin par les solides, Librairie Charles Delagrave, 1882.
* N.º 1 - Ordem toscana. Altura: 127 + 34 cm.
* N.º 2 - Ordem dórica. Altura: 144 cm.
* N.º 3 - Ordem jónica. Altura: 163 + 31 cm.
* N.º 4 - Ordem coríntia. Altura: 126 cm.
Modelo em corte de uma cúpula segundo Vignole, por Avoire
A.A. Bullot, , Librairie Charles Delagrave, 1882.
* Ocular e quadro do perspetógrafo. Altura: 40,5 cm. Selo aposto no modelo: Universidade de Coimbra, Aula de Desenho, Modelo N.º 1318.
Friso. Dimensões: 4,5 x 20,5 x 3,5 cm.
* Coluna. Altura: 120,5 cm.
* Modelo de uma escada suspensa, em madeira e gesso. Base: 62 cm x 32 cm.
Gravada nos primeiros modelos surge a numeração indicada nas legendas das imagens seguintes.
* 01.6. Base: 8,5 cm x 10 cm.
02.4. Altura: 8 cm. Há mais 4 exemplares deste modelo com as numerações 02.2, 02.3, 02.5 e 02.6.
03.5. Altura: 10,5 cm. Há mais 1 exemplar deste modelo com a numeração 03.3.
* 04.1. Altura: 12 cm.
05.2. Altura: 10,5 cm.
* 06.0. Altura: 4 cm.
* 07.3. Altura: 5 cm.
Altura: 8 cm. Há 2 exemplares deste modelo.
Altura: 9 cm. Há 2 exemplares deste modelo.
Altura: 10 cm. Há 3 exemplares deste modelo.
* Altura: 5 cm.
* Cabeça de rapaz. Altura: 26 cm.
* Busto de rapariga. Altura: 37 cm.
* Busto de mulher (Esc. florentina). Altura: 56 cm.
* Busto de homem (Esc. florentina). Altura: 56 cm.
Máscara de escravo (Miguel Ângelo) (?). Altura: 47 cm.
Cabeça de Vitela. Altura: 34 cm.
* Altura: 42 cm.
* Busto de Agripa (?). Altura: 57 cm.
* Altura: 52 cm.
Para citar esta página:
Carlos Tenreiro (2016). A Aula de Desenho da Universidade de Coimbra e a sua coleção de modelos para o ensino (1840-1911), URL: https://www.mat.uc.pt/~tenreiro/GDDesenho/Desenho.html
Outras coleções de modelos didáticos do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Modelos de Martin Schilling da Universidade de Coimbra
Modelos de Herman Wiener da Universidade de Coimbra
Modelos de Théodore Olivier da Universidade de Coimbra
Modelos didáticos da Aula de Geometria Descritiva da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra
Carlos Tenreiro
http://www.mat.uc.pt/~tenreiro/
ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5495-6644
(dezembro de 2016; novembro de 2023)
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