Concurso de Memória Cultural: "Jogos em Português" - Matemática do Planeta Terra

Ir para o conteúdo

Menu principal

Concurso de Memória Cultural: "Jogos em Português"

Desafios


Propomos a todas as pessoas que tenham interesse pelos jogos, por jogar e ver jogar, que nos façam chegar o seu testemunho, seja em fotografia, texto, áudio, vídeo ou noutro formato adequado. Para além da partilha comunitária, as submissões mais originais e marcantes terão direito a prémios!
O nosso interesse é descobrir e partilhar toda a informação que obtivermos sobre os jogos em Portugal e países lusófonos. O que se joga, jogou, onde, porquê, como, …? Do testemunho das práticas de jogos, como a “malha”, a “sueca”, as “damas”, o “xadrez”, o “trench”, o “vem aí a troika” e tantos outros, à materialidade dos jogos, dos tabuleiros, dos acessórios, das cartas, das coleções de jogos, sejam estes antigos ou contemporâneos e passando por regras como as da “bugalha”, dos “mancalas”, e mesmo dos relatos e da memória oral oriundo dos nossos antepassados, ou pelo aspeto mais social, como as reuniões e os clubes.

Este concurso insere-se no âmbito do projeto “Matemática do Planeta Terra” (MPT), indo ao encontro de uma proposta de criação de uma rede lusófona de estudo, de recolha e de descoberta de jogos, contribuindo, deste modo para os manter, recuperar, conservar e divulgar. Assim, pretendemos com este concurso identificar um património valioso, que todos tendemos a levar pouco a sério por nos estar tão próximo. Agradecemos a sua participação e estamos ansiosos por receber o seu contributo e ficar a conhecer um pouco mais da sua vivência lúdica.


Regulamento


Jogos em Português
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal