São Tomé e Príncipe - Matemática do Planeta Terra

Ir para o conteúdo

Menu principal

São Tomé e Príncipe

Além Fronteiras

Parceiros:

             

              


Programação em São Tomé e Príncipe


1. Palestras e conferências

Janeiro de 2013:
- Divulgação do projecto MPT2013
. no Centro Cultural Português do Príncipe: 15 de Janeiro
. no Centro Cultural Português em S. Tomé: 31 de Janeiro
(CARTAZ)  (NOTÍCIA)

Março de 2013:
- Jornadas: “Matemática de Eddington e Einstein, 94 anos depois”: 5 e 6 de Março, no Centro Cultural do Príncipe e Centro Cultural Português do Príncipe. (Escola+)
(CARTAZ)  (PROGRAMA)  (NOTÍCIA)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)

-
Participação no programa Cientificamente da RDP África
(ENTREVISTA)


Abril de 2013:
-
Formação em GPS: 17 de Abril. (NOTÍCIA)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)


2. Exposições:

Fevereiro/Março de 2013
- Exposição A LUZ DESVIADA PELO SOL (Fundação Mário Soares) no Centro Cultural Português do Príncipe.
(REGISTOS FOTOGRÁFICOS)


Junho/Julho de 2013
- Exposição Matemática em STP: exposição dos trabalhos do concurso nacional.


3. Concursos

Nacionais:
• Matemática em STP (Escola+)
Concurso lançado para Escolas, ONGD, Fundações e público-em geral. Pretende-se que sejam desenvolvidos trabalhos suborninados às 4 temáticas lançadas pelo comité internacional MPE2013 (Um Planeta por descobrir, Um Planeta suportado por vida, Um Planeta organizado pelos humanos e Um Planeta em risco). O concurso decorre até 29 de Junho de 2013
. Os trabalhos integrarão uma exposição itinerante.
(CARTAZ)  (REGULAMENTO)  (EXEMPLOS)  (TRABALHO VENCEDOR)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)


Internacionais:
Matemática, onde estás?

Em S. Tomé e Príncipe
- Estudo do Búzio do mato, Liceu Nacional de S. Tomé
- Teoria da relatividade geral na ilha do Príncipe, Liceu Nacional de S. Tomé
- Saúdinha!?, Escola Secundária do Príncipe
- Na nossa Terra diz-se…, Escola Secundária do Príncipe

4. Participação em projectos

A Matemática dos Nossos Avós

Em São Tomé e Príncipe:
- Identificação dos 7 frisos em tecidos africanos, Escola Secundária do Príncipe e Atractor.


Filme realizado no âmbito do projeto "Matemática dos Nossos Avós" do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra (MPT2013) em São Tomé e Príncipe na Escola Secundária do Príncipe com alunos das 8.ª e 12.ª classes e respectivos professores de Matemática.

Comemorações do dia de África:
Incluído no programa das comemorações do dia de África (25 de Maio de 2014), os alunos das classes 9.º A e 9.º B da Escola Secundária do Príncipe, apresentaram à comunidade escolar, em especial aos alunos da 8.ª classe, o trabalho desenvolvido desde o passado ano letivo de classificação de frisos em tecidos africanos. Após a apresentação os alunos dinamizaram uma oficina prática onde exploraram com os colegas a classificação de frisos em tecidos africanos. Este trabalho foi merecedor de um prémio no concurso "Matemática, onde estás?" organizado pela Associação de Professores de Matemática no âmbito do ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.

(NOTÍCIA)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)



ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe
é um evento que se realizará em São Tomé e Príncipe, em particular na ilha do Príncipe, e que conta com dois objectivos principais: por um lado, promover e divulgar a Ciência; por outro, reafirmar o legado científico da ilha do Príncipe na História das ciências.
(CONVITE)   (CARTAZ)   (NOTA DE IMPRENSA)   (SÍTIO OFICIAL)   (PÁGINA NO FACEBOOK)

Bons Raios Te Meçam
- Participação na 1ª edição da atividade "Bons Raios Te Meçam" (21 de junho de 2013). A
tividade a cargo de professores da Escola Secundária do Príncipe, nomeadamente: Angelpe Lima, Dmitri Narciso, Kley Leite e Jamil Cassandra.
(NOTÍCIA)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)

- Participação na 4ª edição da atividade "Bons Raios Te Meçam" (21 de março de 2014). No Instituto Diosesano de Formação João Paulo II (IDF) pelos alunos da 7.ª e 8.ª classe do Clube das Ciência. Esta foi uma iniciativa no âmbito do Matemática do Planeta Terra e São Tomé e Príncipe e contou com a coordenação do professor Lúcio Carvalho. Também na Praça Marcelo da Veiga, em Santo António do Príncipe, os professores Angelpe Lime, Danilson Costa e Kley Leite, prepararam a experiência, contudo, o sol não brilhou…
(NOTÍCIA)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)


5. Datas especiais

- 10 a 16 de Março de 2013
: Semana Polar. Professores de Ciências Naturais do Liceu Nacional de S. Tomé estabelecerão contacto com o cientista José Xavier através de uma skype call.
- 22 de Abril de 2013
: Dia mundial da Terra. O Centro Cultural Português em S. Tomé promoverá ma montra subordinada à temática Matemática e Terra.
- 28 de Maio de 2013: Projeção do filme "
Einstein and Eddington" (CARTAZ)
- 29 de Maio de 2013:

- Celebração do 94º aniversário da observação do eclipse total do Sol na Ilha do Príncipe, que permitiu validar a teoria da relatividade geral (Para saber mais ler: Artigo em Português ou Artigo em Inglês).


-
Decorrerá neste dia o Trilho da Ciência destinado a alunos da Escola Secundária do Príncipe.  (NOTÍCIA)  (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)


- "
Sol e Lua em 1919: o príncipe dos eclipses" - João Fernandes (Conferência via Skype)
(CARTAZ)  
(NOTÍCIA) (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)



- 11 de Julho: Comemoração do primeiro aniversário da Reserva da Biosfera da ilha do Príncipe.
Num ano da Cooperação pela Água e da Matemática do Planeta Terra reunimos, num desdobrável, alguma informação onde a Matemática alerta e sensibiliza para esta fonte de vida que é a água.

- Setembro de 2013: Semana Polar. Professores do Instituto Diocesano de Formação João Paulo II  (IDF) estabelecerão contacto com o cientista José Xavier através de uma skype call.

- 3 de Outubro a 10 de Novembro de 2013: ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe


- 3 a 10 de Novembro de 2013
: Semana da Ciência em Português


- 29 de Maio de 2014 -
Comemorações do 95.º aniversário da validação da TRG na Roça Sundy.

Assinalar o dia 29 de Maio na ilha do Príncipe tem-se tornado nos últimos anos um pedrão que valoriza a História das Ciências neste local.
Neste ano de 2014, as conexões da Astronomia com a Física e Matemática foram o mote para o desenvolvimento da programação que consistiu na dinamização de 4 oficinas: construir constelações, fases da lua, observação através de telescópios e enquadramento histórico do episódio de 29 de Maio de 1919 na Roça Sundy, a cargo de professores da Escola Secundária do Príncipe auxiliados de alunos do 2.º ciclo do Ensino Secundário.
Participaram nesta iniciativa cerca de 100 alunos de 5 escolas: Escola Santo António II, Escola do Padrão, Escola da Nova Estrela, Escola da Praia Inhame e Escola da Sundy, que abrangeu alunos desde a 6.ª até à 12.ª classe.

(REGISTOS FOTOGRÁFICOS)

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal