150 anos do nascimento de Luciano Pereira da Silva - Matemática do Planeta Terra

Ir para o conteúdo

Menu principal

150 anos do nascimento de Luciano Pereira da Silva

Atividades


"
Comemoram-se no dia 21 de novembro de 2014 os 150 anos do nascimento do professor e cientista caminhense Luciano Pereira da Silva (21-11-1864), lente da Universidade de Coimbra, matemático, astrónomo e reputado estudioso da ciência náutica dos navegadores e literatos portugueses nos séculos XV e XVI (nomeadamente, Luís de Camões), que faleceu em Caminha a 18 de agosto de 1926, deixando como legado uma vasta obra de carácter interdisciplinar com grande interesse académico e ainda de reconhecida atualidade. Antecipando a efeméride, desde o ano letivo de 2008/2009 que a Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, de Caminha, tem vindo a organizar anualmente as Semanas de Astronomia Luciano Pereira da Silva, que proporcionaram a vinda à escola de reputados especialistas e a realização de sessões de observação astronómica abertas à comunidade, bem como de outras atividades relacionadas com a temática da astronomia.

Este ano letivo de 2013/2014, o projeto Ano Luciano Pereira da Silva vem na sequência desse trabalho de divulgação científica, que se pretende intensificar e alargar a toda a comunidade educativa, culminando no mês de novembro de 2014 com um ambicioso programa que implica a colaboração de diversos parceiros institucionais. São parceiros confirmados deste projeto, a Câmara Municipal de Caminha, a Junta da União das Freguesias de Caminha e Vilarelho, a Universidade de Coimbra e o Centro de Ciência Viva de Constância, como se sabe, a terra natal de Camões. Na escola, são participantes no projeto, a Biblioteca Escolar e os departamentos de Matemática e Ciências Experimentais (Física e Química e Matemática), Ciências Sociais e Humanas (História e Filosofia), Línguas (Português) e Expressões (Teatro).

O Ano Luciano Pereira da Silva teve o seu arranque este dia 21 de novembro de 2013, com a montagem de uma original instalação no polivalente da escola e a passagem de um filme alusivo à vida de Luciano Pereira da Silva da autoria dos professores responsáveis pelo projeto. Entretanto, já há algum tempo começou a ser construído na entrada da escola um Analema Solar (projeção da sombra de uma vara mantida na vertical), atividade que será completada ao longo do ano."

(Informação oriunda do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e das Bibliotecas Escolares Coura e Minho)


[Vida e Obra]



Alguns artigos relacionados:


"'A Astronomia dos Lusíadas' de Luciano Pereira da Silva"

in
Portal do Astrónomo (Tema do Mês), Jornal Electrónico do NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, Setembro de 2006.

"'A Astronomia dos Lusíadas' de Luciano Pereira da Silva - 2ª Parte"

in
Portal do Astrónomo (Tema do Mês), Jornal Electrónico do NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia,  Julho de 2007.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal